Busca avançada
  1. Home
  2. Saiba o que é Cirurgia Geral
Saiba o que é Cirurgia Geral

Saiba o que é Cirurgia Geral

  • 13 de setembro de 2019
  • 3 Curtidas
  • 265 visualizações
  • 0 Comentários

O que faz o cirurgião geral?

Como o próprio nome sugere, o cirurgião geral é o médico especializado e treinado para solucionar anormalidades comuns no corpo humano, esse ramo é frequentemente considerado como uma área não-especializada e “rasa” da medicina.

O que poucas pessoas sabem é que essa área muito complexa e especializada, envolve vários procedimentos diferentes, complexos e muitas vezes de risco, pois geralmente envolve órgãos vitais.

Agressões físicas, acidentes envolvendo veículos e traumas como quedas, são de cuidado da cirurgia geral, mas essa área também é responsável por operações e cirurgias gastrointestinais (baço, estômago, intestinos, pâncreas, vesícula, fígado, entre outros órgãos.) e da parede abdominal.

Existem dois tipos de cirurgias que costumam ser feitas por esses profissionais: as cirurgias convencionais, com cortes mais profundos, ou videolaparoscópicas, em que apenas pequenas incisões são feitas e equipamentos com micro câmeras embutidas permitem que o cirurgião acesse toda a região interna que será operada.

E as cirurgias ambulatoriais, ou seja, procedimentos de menor porte, que geralmente são realizados na própria clínica, sob anestesia local e sem necessidade de internação hospitalar.

Quando procurar o cirurgião geral?

Normalmente, a consulta com o cirurgião geral ocorre devido ao encaminhamento por outro médico. Mas, o próprio paciente pode procurar o cirurgião geral quando percebe sinais e sintomas anormais, como, por exemplo, a presença de hérnias, massas abdominais, hemorróidas, presença de sangue durante episódios de vômitos e/ou nas fezes e dores abdominais.

Se o paciente estiver sentindo algum desses sintomas citados acima, o recomendado é marcar uma consulta com o cirurgião geral para discutir sobre a possibilidade e especificidades da intervenção cirúrgica. Baixe nosso Aplicativo.

 

O que acontece na consulta com o cirurgião geral e quais exames geralmente são solicitados?

Em uma consulta com esse profissional da saúde, o paciente geralmente recebe sua história clínica e, conforme a necessidade, é encaminhado para a realização de exames auxiliares no diagnóstico do problema, como, por exemplo: Raio-X, eletrocardiograma, exames de sangue, entre outros exames que podem ser necessários conforme cada caso específico.

Principais doenças relacionadas à cirurgia geral?

Separamos 08 das doenças mais comuns de ocupação da cirurgia geral:

  1. Hernias (hernia inguinal, hernia umbilical, hernia epigástrica, hernia hiatal, entre outras.)
  2. Colelitíase (conhecida como “pedra na vesícula”)
  3. Colecistite
  4. Hemorróidas
  5. Doença diverticular dos cólons
  6. Diverticulite aguda
  7. Úlcera gástrica
  8. Traumas

Afinal, quais são os tipos de cirurgia geral?

As cirurgias gerais são divididas da seguinte forma:

. Cirurgia abdominal:

Esse tipo de cirurgia é dividida em alta e baixa. Os procedimentos  abrangem todos os órgãos do diafragma até a região da pélvis.

Essa é a especialidade que trata hérnias, faz a retirada de tumores benignos ou malignos, retira cálculo no apêndice e na vesícula.

. Cirurgia de trauma:

O foco da cirurgia de trauma está em procedimentos de urgência e emergência, a grande diferença entre essa cirurgia e as outras é que os procedimentos devem ser extremamente rápidos e com intervenções precisas.

Médicos que atuam nessa área lidam frequentemente  com o controle de graves hemorragias, quando se trata de cirurgia geral, essa é uma das especialidades mais delicadas.

. Cirurgia laparoscópica:

Nesse tipo de cirurgia, o paciente recebe pequenas incisões no abdômen. Dessa forma, ele sente menos dor e consegue se recuperar melhor e em menos tempo

Alimentação X Cirurgias: O que devo me alimentar durante o pré-operatório?

Uma nutrição adequada é muito importante para um estilo de vida de qualidade, conforto e segurança. Mas, a alimentação pré-cirúrgica é essencial para que o procedimento ocorra corretamente.

Quando você está prestes a fazer uma cirurgia, sua dieta pode ser a coisa mais distante da sua mente, porém, é preciso lembrar que o que você come antes do procedimento pode ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.

Antes de fazer uma cirurgia concentre-se em comer de forma equilibrada e saudável. As melhores coisas para comer antes da cirurgia incluem:

  1. Proteínas saudáveis (ovos, peixe, frango, feijão…)
  2. Grão (arroz integral, quinoa, pão integral…)
  3. Legumes (cenoura, brócolis, batata doce, folhas verdes…)
  4. Frutas (Morangos, maçãs, bananas, frutas cítricas…)
  5. Laticínios (iogurte, leite, queijo…)
  6. Gordura saudável (abacate, azeite, nozes…)

Atenção! É importante que você siga as orientações passadas pelo médico especialista. Você pode se consultar com um profissional da saúde através do nosso aplicativo, baixe e agende a sua consulta. Baixe nosso Aplicativo.

 

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário