Busca avançada
  1. Home
  2. Como entender os diferentes tipos de receita médica

Como entender os diferentes tipos de receita médica

  • 13 de outubro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 7 visualizações
  • 0 Comentários

Sem dúvidas, uma das etapas mais importantes de um consulta médica é a elaboração da receita médica, que em termos gerais, possui o objetivo de indicar qual será o tratamento adotado para tal paciente, sendo na maioria das vezes o uso de algum medicamento específico.

Por isso, ela deve ser bem elaborada e objetiva, de modo que, o outro profissional, que geralmente é o farmacêutico, consiga entender as orientações de forma correta e assim repassar para o paciente.

Mas, você sabia que existem diferentes tipos de receitas? Nesse post vamos entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer quais são as diferenças dos tipos de receitas médicas que circulam aqui no país, confira!

Receita médica simples (branca)

receita médica

Esse tipo de receita são as mais comuns, elas são elaboradas para receitar remédios paliativos, que são aqueles que não necessitam de prescrição médica, e o tarja vermelha, que são aqueles vendidos apenas sob prescrição médica.

A receita simples possui apenas uma via quando são elaboradas para medicamentos paliativos, já para os de tarja vermelha são necessárias duas vias, pois uma deve ficar obrigatoriamente nos registros da farmácia.

Nesse tipo de receita, deve existir o nome do paciente, seguido da orientação correta para uso do medicamento, além de constar todos os dados necessários do profissional, como é o caso do número de registro no conselho de classe e a localização do consultório.

Receita médica especial (branca)

Esse tipo de receita é indicada para ser emitida quando o medicamento for de uso controlado, como é o caso dos antibióticos. Nesse caso, é preciso que seja emitida em duas vias, ficando o paciente em cargo de uma e a farmácia da outra.

Geralmente, a validade da receita é de um mês, conforme as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, na mesma receita só podem ser prescritos até três tipos de medicamentos, não devendo, portanto, o profissional ultrapassar esse limite.

Receita médica azul

receita médica

De modo geral, essa receita costuma despertar uma certa curiosidade justamente por conta da sua cor, que por ser azul se diferencia das mais tradicionais que são as brancas.

Esse tipo de receita médica é emitida para a indicação de medicamentos psicotrópicos anorexígenos e psicotrópicos.

Elas devem ser emitidas em duas vias, mas além disso deve ser elaborada uma notificação especial, que depende necessariamente da classe pertencente ao medicamento.

Além disso, esse tipo de receita exige um controle especial, pois os medicamentos podem causar dependência, especialmente se utilizados de forma incorreta e/ou sem orientação médica.

Receita médica amarela

Esse tipo de receita médica se assemelha em alguns pontos com a azul, especialmente quando estamos falando de indicação de medicamentos controlados.

Ela é elaborada em casos que os medicamentos são estritamente controlados, como é o caso de entorpecentes e alguns psicotrópicos mais restritos.

Em termos gerais, as regras de notificação presentes nos tipos de receita médicas de cor azul permanecem também para as amarelas.

Como vimos, existem diferentes tipos de receita médica, que são adotadas conforme as necessidades de cada caso, além de seguirem as normas vigentes determinadas pela ANVISA.

Equipe Unicallmed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário