Busca avançada
  1. Home
  2. Conheça os principais exames de rotina que você deve fazer!

Conheça os principais exames de rotina que você deve fazer!

  • 17 de novembro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 5 visualizações
  • 0 Comentários

Estar com uma boa saúde geral é uma das principais formas de alcançar o bem- estar e viver com qualidade, por isso todo o investimento em exames de rotina é tão importante, válido e necessário.

Uma das principais formas de cuidar da nossa saúde é manter os exames de rotina em dias, pois são eles que nos alertam quando algo não vai bem no nosso corpo, contribuindo para a detecção precoce de muitas doenças, resultando em melhores alternativas de tratamento e grandes chances de cura para muitas delas.

Mas quais são os principais exames de rotina que devemos fazer? Nesse post vamos falar um pouco sobre isso e te ajudar a entender se é hora de colocar em dia o check-up, confira!

Hemograma

exames de rotina

O hemograma é o popular exame de sangue, que sem dúvidas quase todo mundo já foi submetido a fazê-lo na vida ao menos uma vez.

O fato é que, esse exame serve como um panorama geral para avaliar aspectos do nosso sangue e da nossa saúde, que apontam como resultado se tudo está ocorrendo nos conformes ou se há algo fora da normalidade esperada.

De modo geral, o hemograma costuma ser um dos principais exames solicitados pelos médicos, já que através dele é possível entender melhor como está o funcionamento orgânico de determinado paciente.

Pressão arterial

O exame é realizado através de um aparelho chamado de esfigmomanômetro, que em termos gerais objetiva entender melhor se há alguma alteração na pressão sanguínea da pessoa.

Como sabemos, o diagnóstico de hipertensão é muito frequente em nosso país, especialmente em indivíduos que não cultivam bons hábitos de saúde, por isso, o exame serve como um dos principais indicadores de alerta para o desenvolvimento da condição.

HIV 

O exame de HIV possui como objetivo detectar a presença ou não do vírus no sangue da pessoa, embora o assunto ainda carregue bastante estigma da doença, o exame é uma das principais formas de prevenção e detecção.

Além disso, é importante realizar o exame sempre que houver algum comportamento de risco, como é o caso do sexo sem preservativo, evitando assim um diagnostico tardio.

Exame de urina

O exame de urina, assim como o hemograma, é um dos principais exames solicitados por médicos aos seus pacientes. Ele serve para detectar se algo não vai bem na nossa saúde como um todo, além disso é indicado para entender melhor sobre o funcionamento dos nossos rins.

Ele também é solicitado para confirmar ou descartar o diagnóstico de infecção urinária, que deve ser tratada o quanto antes.

Colesterol e glicemia 

exames de rotina

Esses dois exames não podem faltar no check-up de ninguém, pois são eles os responsáveis por apontar como estão os níveis de lipídios e de açúcar no nosso sangue.

Como sabemos, o excesso desses dois elementos pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de muitas doenças.

Por isso, manter esses exames em dia é uma forma bastante eficaz de acompanhar de perto e cuidar mais da saúde, priorizando o viver bem.

Equipe Unicallmed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário