Busca avançada
  1. Home
  2. O que é a Hematologia e Hemoterapia?
O que é a Hematologia e Hemoterapia?

O que é a Hematologia e Hemoterapia?

  • 13 de setembro de 2019
  • 3 Curtidas
  • 300 visualizações
  • 0 Comentários

A Hematologia e Hemoterapia é a especialidade médica responsável por investigar, diagnosticar e tratar distúrbios do sangue benignos ou malignos do ponto de vista patológico. O profissional responsável por diagnosticar e tratar alterações e doenças do sangue e órgãos como a medula óssea, linfonodos e baço é o hematologista.

O que é uma doença hematológica?

As doenças hematológicas são aquelas que comprometem a produção dos componentes do sangue, como as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas, geradas na medula óssea.Também são componentes do sangue algumas proteínas fundamentais para o funcionamento do organismo como fatores de coagulação fabricados no fígado, e que têm muita importância na coagulação do sangue. Por isso, seu mau funcionamento é considerado uma doença hematológica.

As doenças hematológicas são causadas por alteração de um ou mais destes elementos e as mais comuns são: vários tipos de anemias, plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses.

Quais os exemplos mais comuns desse tipo de complicação?

. Anemia Falciforme:

A anemia falciforme é uma doença hereditária que caracteriza uma alteração dos glóbulos vermelhos do sangue.

. Linfoma:

O linfoma é um tipo de câncer que atinge as células do sistema imunológico.

. Mieloma múltiplo:

O mieloma múltiplo é um câncer do sangue que causa enfraquecimento dos ossos, anemia e outros problemas, o que faz com que seja confundido com outras doenças. Porém, embora não tenha cura, existem tratamentos recentes capazes de proporcionar alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida.

. Leucemia:

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) mais comum no sangue. Caracterizada pelo rompimento do equilíbrio da produção dos elementos do sangue.

Quais são os sintomas das doenças hematológicas?

Entre os sintomas mais comuns das doenças hematológicas estão o cansaço sem motivo aparente e palidez cutânea (anemia) além do desenvolvimento de manchas roxas pelo corpo, as chamadas: petéquias e equimoses.
Quando os distúrbios sanguíneos causam o espessamento do sangue de uma pessoa, o sangue espesso pode ter dificuldade para atravessar pequenos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo sanguíneo em determinadas áreas do corpo.

Caso a doença esteja comprometendo a produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por levar oxigênio ao corpo, sua falta vai causar cansaço, fraqueza e palidez cutânea. No caso da redução do número de plaquetas ou funcionamento dos fatores de coagulação, os sintomas vão levar ao surgimento espontâneo de manchas roxas pelo corpo. Além disso, a presença de alguns distúrbios sanguíneos faz com que o sangramento após uma lesão ou durante a menstruação piore.

Como evitar doenças hematológicas?

Algumas doenças do sangue, como a anemia por carência de alguma vitamina, podem ser evitadas com uma dieta adequada. Já outras infelizmente, não é possível prevenir. Contudo, um diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Como é o tratamento das doenças hematológicas?

No caso das anemias carenciais, que ocorrem pela falta de um nutriente, o tratamento é a reposição do nutriente ou, quando possível, a correção da causa desta deficiência geralmente resolve o problema.
Quando o problema se relaciona com a coagulação, o tratamento será com o uso de medicamentos que aumentará ou diminuirá a capacidade de coagulação do sangue.
Outra possibilidade de tratamento é o transplante de medula óssea com total compatibilidade. Porém, o transplante haploidêntico não é necessária a total compatibilidade entre doador e receptor, podendo apresentar 50% de chances de sucesso, principalmente com o emprego de ciclofosfamida em altas doses para o controle da resposta imunológica pós-transplante.

Onde encontro um médico hematologista?

Bem aí, na palma da sua mão!

Pensando em proporcionar um melhor atendimento para você, a UnicallMed te ajuda a encontrar um hematologista de forma rápida e prática através do nosso aplicativo.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário