Busca avançada
  1. Home
  2. O que é a medicina do trabalho?
O que é a medicina do trabalho?

O que é a medicina do trabalho?

  • 13 de setembro de 2019
  • 3 Curtidas
  • 244 visualizações
  • 0 Comentários

A medicina do trabalho é a especialidade que tem a responsabilidade  de trabalhar para prevenir doenças no âmbito profissional e trabalhista e controlar os riscos ambientais.

Esta área está ligada diretamente às leis do governo que dizem que as empresas devem cumprir a promoção de saúde do trabalhador. As normas desta especialidade tem como objetivo fazer com que o trabalhador exerça a sua  função de forma segura sem que sua saúde e qualidade de vida estejam comprometidas.

Tempos atrás as empresas cumpriam com suas obrigações ligadas à medicina ocupacional para conseguir driblar as multas violentas, hoje em dia, as empresas devem estar mais conscientizadas a respeito desse assunto. Isso vai prevenir e evitar que exista algum agravamento na saúde do trabalhador, por conta de acidentes ou doenças diretamente ligadas às funções exercidas no trabalho.

A área da medicina do trabalho pode ser conhecida também como a especialidade médica que trata das relações entre a saúde dos homens e mulheres trabalhadores e de seu trabalho.

Este médico deve trabalhar visando não apenas a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas também deve trabalhar em relação à melhora da saúde e da qualidade de vida dos pacientes.

Os campos em que a medicina do trabalho atua são grandes, ultrapassando o âmbito convencional da prática médica. Podemos dizer que essa especialidade tem preferência em campos específicos, como a rede pública de serviços de saúde, no desenvolvimento das ações do trabalhador, na perícia médica social, ações civis e ações da promotoria pública, consultoria privada no campo de segurança de trabalho, entre outros.

Além disso, o médico do trabalho tem a obrigação de também estar atento para saber o que acontece no mundo dos trabalhadores e estar sintonizado em seus aspectos sociológicos, políticos, tecnológicos e demográficos.

Garantir a boa saúde do trabalhador, que é o bem maior de qualquer empresa, é o objetivo principal desse especialista.

Quais são os exames comuns solicitados pelo médico do trabalho?

 Separamos alguns dos principais exames solicitados pelo médico do trabalho, confira:

  • Eletrocardiograma em repouso
  • Espirometria ocupacional
  • Eletroencefalograma ocupacional
  • Audiometria
  • Acuidade visual

Estes exames são básicos e regulares , alguns outros que podem ser solicitados vão depender da avaliação individual de cada paciente:

Existem também os exames admissionais e demissionais, esses são os exames feitos para contratar um empregado ou para o seu desligamento da empresa, são exames importantes para dizer a qualidade de saúde na entrada e saída de um funcionário, de forma que mostre se o trabalhador sofreu algum dano durante o período em que prestou serviço à empresa.

Mesmo que a empresa tenha apenas um funcionário, também devem se atentar às normas de segurança e medicina do trabalho. Os exames de admissão e demissão são obrigatórios para qualquer trabalhador que seja registrado na carteira de trabalho.

Normalmente, a empresa tem um contrato com uma clínica especializada em medicina do trabalho, facilitando que os funcionários realizem as suas consultas.

Como é uma consulta com o médico do trabalho?

A consulta com esse especialista será realizada da seguinte maneira: será feita uma entrevista com o funcionário para avaliar quais são as atividades exercidas por ele na empresa, o médico irá perguntar também sobre como é a sua rotina, além de fazer alguns exames simples, como por exemplo: exame de pressão, avaliar seu peso e altura.

Esse profissional também poderá solicitar exames ocupacionais complementares, além da verificação clínica, dependendo da condição física e da saúde do trabalhador.

Mitos e Verdades sobre medicina do trabalho:

Quando o assunto é medicina do trabalho surgem muitas dúvidas, e estamos aqui para esclarecer algumas delas para você, por isso separamos as principais dúvidas sobre medicina do trabalho, confira abaixo:

. Saúde ocupacional não é exigido por lei?

Falso! A saúde ocupacional é algo exigido  por lei desde o ano de 1977.

. A medicina do trabalho é uma área que não dá retorno para a empresa?

Falso! Se não houver acidentes, não vai haver problemas com falta de funcionários e indenizações, sem indenizações, menos gastos.

. Todo mundo precisa ter Cipa?

Verdade! Segundo o ministério do trabalho, todas as empresas precisam ter Cipa ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário