Busca avançada
  1. Home
  2. O que é a otorrinolaringologia?
O que é a otorrinolaringologia?

O que é a otorrinolaringologia?

  • 21 de abril de 2022
  • 0 Curtidas
  • 39 visualizações
  • 0 Comentários

A otorrinolaringologia é a área presente na medicina que se responsabiliza em cuidar de algumas áreas do corpo, sendo elas: os seios da face, os ouvidos (oto), o nariz (rino) e a garganta (laringe).

Esse especialista cuida da região da cabeça e do pescoço do paciente, ele também avalia várias funções, como por exemplo: a audição, a respiração, a voz, a vitalidade, as cordas vocais e a deglutição.

Existem alguns sintomas comuns que são manifestados, e que são devidamente tratados por esse profissional, em boa parte dos casos, esses sintomas costumam surgir de forma sutil, correndo o risco de se tornar mais grave com o decorrer do tempo. Veja alguns desses sintomas:

– Rouquidão
– Dores no ouvido
– Dores na garganta
– Sangramento no ouvido
– Tontura
– Zumbido no ouvido
– Secreção no ouvido
– Dificuldade para escutar
– Sangramento do nariz
– Dores de cabeça
– Obstrução nasal
– Visão embaçada
– Alergia das vias respiratórias
– Tosse
– Pigarros

Quando procurar um otorrinolaringologista?
Geralmente esse profissional é procurado por indicações de outros médicos que descobriu alguma doença, na região do ouvido, nariz ou garganta do paciente.

Por outro lado, caso você sinta algum desses sintomas citados acima, ou até mesmo desconfortos nessas partes do corpo, é recomendado o agendamento rápido de uma consulta com o médico otorrinolaringologista.

A consulta com esse especialista é fundamental , pois a avaliação do otorrinolaringologista é de suma importância para o diagnóstico correto, caso haja uma doença, e para que o tratamento seja eficaz.

É muito importante procurar profissionais qualificados, pensando nisso, a Unicallmed te oferece médicos qualificados e o melhor atendimento para te ajudar quando você precisar se consultar.

Outros sintomas, que você deve estar atento para procurar um otorrinolaringologista, são:

– Dificuldade ou dor para engolir
– Falta de equilíbrio
– Tontura ou visão escurecida
– Alergia das vias respiratórias

Por ser responsável pelo ouvido, nariz e garganta, o otorrinolaringologista também trata de muitas doenças que acomete essas regiões, separamos algumas das mais comuns:

– Gripe
– Resfriado
– Amigdalite
– Faringite
– Otite

O que acontece na consulta com um otorrinolaringologista?
Quando esse especialista é acionado para uma consulta de rotina, ele fará uma anamnese com o paciente, para que possa saber sobre o histórico de doenças na família, como é a alimentação, se faz uso de remédios, bebidas alcoólicas, entre outras questões.

O médico pode realizar um exame clínico ou um exame de toque para descobrir se há alguma doença ou enfermidade no paciente. Esse tipo de consulta é fundamental porque ela auxilia no processo para descobrir doenças e realizar tratamentos.

Porém, caso o paciente tenha procurado o otorrino para falar de algum sintoma que ele vem sentindo, a consulta será feita com o objetivo de descobrir a causa desse sintoma. Assim como é feito na consulta rotineira, o médico vai fazer perguntas sobre a vida do paciente, após isso vai analisar os sintomas descritos e realizar o exame clínico. Dependendo do caso, o especialista poderá pedir também outros exames adicionais.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, caso seja detectada alguma doença o otorrinolaringologista vai indicar o melhor tratamento para o paciente. O especialista também pode indicar que o paciente procure outros médicos e até mesmo pedir para que ele mude seus hábitos alimentares.

Quais exames comuns solicitados pelo otorrinolaringologista?
Os exames indicados pelo otorrinolaringologista vão depender de onde for detectada a doença. Por exemplo, em casos de perda de audição, problemas no tímpano, tontura, labirintite, são solicitados exames, como:

– Audiometria Tonal
– Audiometria Vocal
– Imitanciometria ou impedanciometria
– Vectoeletronistagmografia (VENG)
– Exame Otoneurológico
– Em caso de problemas relacionados ao nariz, esses são os exames comuns solicitados pelo otorrinolaringologista:
– Nasofibrolaringoscopia
– Videonasofibrolaringoscopia.

Esses exames consistem em analisar o nariz, sendo feito em poucos minutos, eles são considerados minimamente invasivos. Já em casos de problemas relacionados a garganta e cordas vocais, os exames mais comuns solicitados, são:

– Laringoscopia indireta
– Laringoestroboscopia

Esses são os dois principais exames otorrinos para a investigação e diagnóstico da saúde da garganta e das cordas vocais.

Mitos e verdades sobre a otorrinolaringologia:

O otorrinolaringologista cuida da medicina do sono?
Verdade! O otorrinolaringologista é o indicado para a realização do diagnóstico e tratamento dos distúrbios relacionados ao sono, como: apneia e ronco.

Ronco é sinal de sono profundo?
Falso! O ronco é um ruído causado pela obstrução das vias aéreas superiores. Pode ser um sinal de doença quando associado à apneia do sono.

Retirar as amígdalas prejudica a imunidade?
Falso! As amígdalas são órgãos linfóides que produzem imunoglobulinas até os sete anos de idade. Após essa idade, não tem mais nenhuma função específica no corpo.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário