Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz a Endocrinologia e metabologia?
O que faz a Endocrinologia e metabologia?

O que faz a Endocrinologia e metabologia?

  • 21 de abril de 2022
  • 0 Curtidas
  • 77 visualizações
  • 0 Comentários

Endocrinologia é a especialidade médica que se responsabiliza por estudar o funcionamento das glândulas corporais, dar diagnósticos e tratar doenças relacionadas à glândulas que produzem hormônios (glândulas endócrinas) ao metabolismo de carboidratos e gorduras.

As glândulas têm a função de liberar hormônios, para regular o funcionamento do organismo, no sangue, quando as glândulas param de funcionar, elas desencadeiam muitos problemas no organismo. O endocrinologista é o profissional que auxilia o paciente a solucionar esse tipo de problema ou distúrbios. Além disso, ele cuida das doenças relacionadas ao metabolismo.

Em resumo, o endocrinologista tem uma visão avantajada sobre o bom funcionamento do corpo do seu paciente, ele é o especialista certo para diagnosticar, prevenir e tratar de doenças que podem atingir os diferentes e muitos órgãos do corpo.

Separamos alguns dos campos de atuação de um endocrinologista, confira:

Andropausa:
Os hormônios dos homens diminui com o envelhecimento. Nesse caso, alguns idosos podem se sentir cansados, perder força muscular e disfunção sexual, precisando assim da ajuda do especialista para fazer reposição desses hormônios.

Colesterol e Triglicerídeos:
A má-alimentação e as doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em algumas pessoas. Com um bom tratamento, o risco de futuras complicações cardiovasculares é diminuído.

Crescimento:
Uma criança com uma saúde em bom estado tende a ter um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo da criança pode acontecer em detrimento de alterações dos hormônios, nutricionais ou genéticas.

Distúrbios da Menstruação:
Falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês podem significar que você está com problemas hormonais. Daí a precisão de investigação e tratamento adequado.

Excesso de Pelos:
Mulheres que sofrem com hirsutismo (excesso de pelos na face), ou aumento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.

Obesidade:
Esta doença é muito perigosa para a saúde de crianças e adultos. O tratamento adequado vai evitar uma série de problemas cardiovasculares e ortopédicos.

Osteoporose:
Essa doença provoca dores nos ossos e fraturas frequentes e enfraquecimento dos ossos.

Reposição Hormonal da Menopausa:
A reposição dos hormônios do corpo é um tratamento eficaz, ele é feito com hormônios iguais aos da paciente, para minimizar o desconforto e as complicações provocadas pela menopausa.

Tireoide:
Nódulos no pescoço, estresse, insônia e alterações no interior do intestino, acelerações do coração, perda ou ganho de peso, e excesso de frio ou calor desencadeiam alguns distúrbios da tireoide.

O que acontece na consulta com um endocrinologista?
Na primeira consulta o médico vai avaliar alguns dados sobre o paciente como peso, altura, idade, entre outros, isso vai ajudar o profissional a saber qual o risco que o paciente tem de sofrer com problemas, depois disso irá indicar o tratamento correto para o paciente alcançar o peso ideal.

A consulta com o endocrinologista, será longa e extremamente detalhista, principalmente na primeira vez. Depois de mais ou menos um mês de tratamento, quase sempre é feita uma nova consulta para redefinir o peso do paciente e se certificar se o tratamento está tendo o efeito esperado. Por fim, será solicitado exames hormonais para comprovar a hipótese de problemas endócrinos.

Mitos e verdades da endocrinologia:
Separamos alguns dos principais mitos e verdades quando o assunto é endocrinologia, confira abaixo:

Beber líquido durante as refeições engorda?
Falso! Isso apenas vai tornar a digestão um pouco mais lenta.

O estresse engorda?
Verdade! O estresse crônico pode sim contribuir para o aumento de peso. E isso ocorre porque há o aumento na produção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Esse hormônio age para que o organismo tenha mais reservas de energia em forma de gordura.

Crianças não têm doenças de tireoide?
Falso! Crianças podem sim ter uma doença na tireoide, que pode levá-las ter um conturbado crescimento e a ter baixo rendimento escolar.

Posso descobrir se tenho problema na tireoide através do exame de sangue?
Verdade! Esse exame também serve para diagnóstico de alteração da função tireoidiana.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário