Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz a ortopedia e traumatologia?
O que faz a ortopedia e traumatologia?

O que faz a ortopedia e traumatologia?

  • 21 de abril de 2022
  • 0 Curtidas
  • 34 visualizações
  • 0 Comentários

Essas áreas têm como finalidade resolver problemas ou traumas relacionados ao sistema musculoesquelético.

Tanto o ramo ortopédica quanto o traumatológico são áreas imprescindíveis no meio da medicina, visto que os  profissionais especializados nesses ramos são capacitados para diagnosticar e fazer o tratamento de doenças ou complicações relacionadas aos ossos e articulações, bem como nas suas estruturas associadas, que são de fundamental importância para os movimentos do corpo humano.

Essas especialidades tratam dos problemas do sistema locomotor como um todo e dos traumas associados ao mesmo, que pode ir mais além de ossos, músculos e tendões. Nem todos ortopedistas precisam ser também especialistas em traumatologia, entretanto todo traumatologista deve possuir uma formação como médico ortopedista.

A principal diferença entre um especialista de ortopedia e um traumatologista é o fato de o profissional ortopédico ter seu trabalho voltado geralmente para o tratamento de problemas que se encontram existentes no paciente desde o nascimento ou que foi desencadeadas por conta do desgaste natural, que ocorre comumente por conta do tempo, seu foco está nas deformidades que tem origem anatômica e fisiológica, como, por exemplo:

– Hérnia de disco
– Escoliose
– Lordose
– Cifose
– Lombalgia
– Doenças congênitas
– Inflamações e infecções no sistema locomotor humano
– Deformidades como artrite e artrose
– Fraturas, luxações e torções em locais como clavícula, úmero, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé
– Lesões esportivas
– Lesões musculares
– Problemas articulares

Quando procurar um ortopedista?
Existem diversos sintomas e sinais que você deve estar atento caso apresente, para procurar um médico ortopedista. Separamos alguns desses sintomas:

– Deformidades expostas em ossos e articulações
– Fortes dores ao tentar se movimentar
– Dores musculares
– Dores na coluna
– Fraturas
– Inchaço em regiões do corpo
– Problemas de postura
– Tendinites

Ao saber o que faz um traumatologista e o que faz um ortopedista, fica mais fácil saber que médico procurar em cada situação. É de fundamental importância procurar sempre um especialista qualificado, a Unicallmed tem profissionais especializados prontos para te ajudar.

O que acontece na consulta com ortopedista e traumatologista?

Durante as consultas com esses médicos serão feitas perguntas para avaliar o paciente e saber o motivo da visita dele. Em seguida, o especialista vai analisar os sintomas descritos pelo paciente e fazer uma anamnese sobre a vida do paciente em questão.

Depois de ter todas essas informações em mãos, o especialista vai avaliar se há ou não a necessidade de realizar exames, como por exemplo raio-x.

O diagnóstico é feito no próprio consultório, através de técnicas de análise. Após isso, o médico indicará algum tratamento, caso haja alguma doença.

Quais os principais tratamentos de ortopedia e traumatologia?
Praticar esportes, ter uma alimentação saudável e cuidar da saúde mental, são boas dicas que ajudam no tratamento ou na prevenção de doenças. Além de levar uma vida saudável, é preciso haver uma intervenção para o tratamento destas doenças, dessa forma, o médico vai analisar cada caso para descobrir qual tratamento vai ser o mais indicado. O especialista pode indicar exercícios físicos ou fisioterapia como parte do tratamento.

Mitos e verdades sobre ortopedia e traumatologia:
Separamos as principais dúvidas presentes quando o assunto é ortopedia e traumatologia:

Usar muito o celular pode causar tendinite?
Verdade! O uso do celular e do computador pode causar inflamações que levam à tendinite.

É possível quebrar um osso do pé e conseguir andar?
Verdade! Algumas fraturas não são muito dolorosas por isso causam pouca dor. Assim, é possível que a pessoa ande e até mesmo possa realizar atividade física.

Dormir “de conchinha” faz mal?
Falso! Na verdade, esta é uma posição que vai beneficiar a coluna pois não há pressão irregular.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário