Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz o angiologista?
O que faz o angiologista?

O que faz o angiologista?

  • 20 de abril de 2022
  • 0 Curtidas
  • 42 visualizações
  • 0 Comentários

O médico angiologista é responsável pelo estudo, diagnóstico e acompanhamento clínico das doenças vasculares, ele é o especialista em problemas que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos.

É importante esclarecer que o atendimento clínico do médico angiologista é fundamental para que as doenças vasculares tenham um diagnóstico preciso, antes que se manifestem em estado avançado.

Qual a relação entre o angiologista e o cirurgião vascular?
Você sabia que essas duas especialidades já foram uma só?! Mas hoje são divididas e cada uma ficou responsável por uma área. Apesar da separação, os dois médicos, angiologista e cirurgião vascular, podem trabalhar em conjunto, encontrando a melhor solução para o problema do paciente.

O angiologista é o especialista que tem como responsabilidade encontrar uma solução para os distúrbios que têm tratamento clínico. Já o cirurgião vascular é responsável por realizar tratamentos cirúrgicos, quando a única solução para a enfermidade é a cirurgia.

Quando procurar um angiologista?
Muitas pessoas só procuram esse especialista quando há algum problema grave, mas é importante visitar o consultório desse profissional para fazer a prevenção de diversas doenças que podem causar problemas graves na saúde.

Geralmente, os pacientes recebem uma indicação prévia de outro médico, em geral cardiologistas e clínicos gerais, para procurar um angiologista. Porém, há alguns sintomas e condições que podem determinar a necessidade de agendar uma consulta com este especialista, separamos 05 desses sintomas para você ficar atento:

01. Cansaço
02. Inchaço nos tornozelos
03. Mudanças na coloração da pele
04. Sensação de queimaduras ou formigamentos
05. Dor intensas nas pernas, principalmente ao caminhar

Se você está sentindo algum desses sintomas, procure um especialista [Gancho para o aplicativo]

Como é a consulta com o angiologista?
Estar preparado para a consulta com esse profissional pode facilitar o diagnóstico seguro e rápido. É importante que você informe ao angiologista todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram.

Além disso, é importante levar o histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

Quais exames mais comuns solicitados pelo angiologista?
O check-up vascular consiste em detectar características no paciente que indiquem qualquer tipo de risco de problemas vasculares. Além de realizar exames clínicos no momento da consulta, o angiologista indica a realização de uma série de exames que podem detectar problemas:

01. Angiografia:
Esse é um exame que usa o raio-X para visualizar melhor o interior dos vasos sanguíneos, e serve para avaliar a sua forma e diagnosticar possíveis doenças.

02. Exame de sangue:
Esse exame ajuda o médico a ver como estão as plaquetas, o colesterol, os glóbulos vermelhos, entre outras características que o sangue possui.

03. Ecografia vascular com doppler:
Esse exame também é conhecido como ultrassom vascular, a ecografia vascular utiliza o efeito doppler para visualizar e quantificar o movimento do sangue nas artérias e veias.

04. Angiorressonância:
Similar a uma ressonância magnética, esse exame permite que o médico tenha uma imagem clara de todo sistema circulatório do paciente.

Dependendo do problema de saúde do paciente, o médico pode solicitar outros exames.

Quais são as principais doenças tratadas pelo angiologista?
Separamos 04 das principais doenças que podem surgir no sistema circulatório, que são diagnosticadas e tratadas pelo médico angiologista.

01. Aneurisma: É uma dilatação que acontece nas artérias, essa doença é desencadeada por fatores como a hipertensão arterial. A sua principal complicação é o rompimento do vaso.

02. Varizes: Essa é uma doença que acontece nas veias responsáveis pelo transporte de sangue rico em gás carbônico, dos órgãos e membros para o coração e pulmões.

03. Vasculine: Consiste na inflamação dos vasos, tanto as veias como as artérias. Essa inflamação interfere na função dessas estruturas e diminui a velocidade do transporte sanguíneo.

04. Acidente Vascular Cerebral (AVC): Acontece a obstrução da passagem sanguínea para o cérebro, o qual é afetado pela falta de oxigênio conforme a região atingida. O AVC tem algumas consequências, entre elas estão dificuldades em se movimentar, falar, a possibilidade de paralisia bilateral e vários outros sintomas que afetam o paciente.

Visitar o angiologista regularmente é essencial se você tiver algumas das patologias citadas acima. Não deixe de procurar ajuda desse especialista.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário