Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz o médico endocrinologista?

O que faz o médico endocrinologista?

  • 6 de dezembro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 6 visualizações
  • 0 Comentários

O médico endocrinologista é o especialista mais indicado quando se fala de doenças como a obesidade. Esses profissionais são especialistas no funcionamento do sistema endócrino, de glândulas e hormônios, atuam na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes que apresentam diferentes quadros de disfunções ou doenças relacionadas ao metabolismo.

Quem apresenta problemas como disfunção sexual, obesidade, alterações menstruais, diabetes, dificuldades no crescimento, mudanças no sono e outros problemas devem se consultar com um médico endocrinologista.

Quais os sinais que mostram que você deve agendar uma consulta com endocrinologista?

endocrinologista

Separamos 4 sinais que você deve estar atento e que podem ser um alerta para procurar um médico endocrinologista.

Fadiga excessiva e cansaço:

A sensação de fadiga muscular em excesso e dificuldade de respiração podem indicar deficiência e mau funcionamento das glândulas endócrinas.

Diurese e sede excessiva:

Um dos sinais que podem indicar que a pessoa está com diabetes ou outras doenças é a sede excessiva.

Os sintomas de poliúria e nictúria associados a sede excessiva ou queixa de boca seca são os principais sinais de glicemia aumentada, o que pode indicar diabetes mellitus.

O hiperparatireoidismo primário também pode determinar outras doenças endocrinológicas. Isso acontece devido ao aumento do cálcio, o que leva a sintomas de diurese e sede excessivas. Portanto, diante de qualquer

alteração que sentir, agende uma consulta com um especialista para que todo o caso seja avaliado.

Aumento de peso:

Segundo a OMS (Organização Mundial a obesidade afeta metade da população brasileira, sabemos que emagrecer com saúde é um grande desafio para quem sofre com essa doença.

O emagrecimento anormal, a dificuldade em perder peso ou a alteração de peso brusco podem ser indicativos de TSH, que é um hormônio produzido na glândula tireóide.

Alteração na menstruação:

Durante o período menacme (período reprodutivo da mulher, iniciado na primeira menstruação), o ciclo menstrual depende de diversos hormônios para o seu bom funcionamento.

Doenças que acometem tanto a hipófise quanto os ovários podem levar a distúrbios menstruais.

Em todos os casos listados acima, ao buscar um endocrinologista você será avaliado através dos exames clínicos e laboratoriais que proporcionem um diagnóstico correto sobre sua situação.

Equipe UnicallMed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário