Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz um oftalmologista?
O que faz um oftalmologista?

O que faz um oftalmologista?

  • 13 de setembro de 2019
  • 12 Curtidas
  • 399 visualizações
  • 0 Comentários

O oftalmologista é o médico responsável por tratar e analisar doenças relacionadas ao olho e à visão. Este profissional é apto tanto para cuidar da correção de distúrbios da visão quanto para indicar tratamentos e realizar procedimentos cirúrgicos.

A oftalmologia é a especialidade que tem a responsabilidade de preservar a saúde ocular e assegurar uma visão melhor aos pacientes, atuando na prevenção de doenças, tratamento e cura das enfermidades oculares e na melhoria da qualidade de vida.

Quando procurar um oftalmologista?

O principal objetivo de visitar este especialista é prevenir doenças, principalmente as que causam a perda progressiva da visão e que podem, com o passar do tempo, levar o paciente à cegueira.

As consultas regulares ao oftalmologista são essenciais para proteger a saúde dos olhos e para prevenir que doenças oculares se manifestem, e caso haja necessidade seja possível iniciar o tratamento.

Separamos alguns sintomas que você deve estar atento:

. Dores nos olhos:

Caso sinta desconfortos nos olhos, junto à irritação, vermelhidão, ardência ou outros sinais como esses, é necessário uma avaliação com o médico oftalmologista para que ele possa analisar o que pode estar gerando estes desconfortos e descobrir qual o melhor tratamento.

. Manchas na visão:

As manchas na visão podem demonstrar problemas que devem ser investigados e tratados. Portanto, caso perceba esse sintoma, não demore para agendar uma consulta com esse profissional

. Vermelhidão nos olhos:

A vermelhidão nos olhos geralmente é causada por inflamações que podem ser um alerta para doenças como a conjuntivite ou a hemorragia subconjuntival.

O que acontece na consulta com um oftalmologista?

Na consulta o médico avaliará a parte externa dos olhos, pálpebras e canais lacrimais, também irá realizar testes para examinar os músculos ligados à movimentação dos olhos, além de analisar a pressão intraocular e alterações sensoriais no campo visual, entre outros aspectos.

Essas análises são importantes para detectar problemas ou doenças como catarata, glaucoma, conjuntivite, retinopatia diabética, degeneração macular,miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada).

O paciente deverá comunicar ao especialista sobre suas condições de saúde, pois pacientes que têm doenças infectocontagiosas como por exemplo a hepatite, a hipertensão e diabetes carecem de uma atenção especial. Outra informação essencial que também deverá ser passada para o oftalmologista é o histórico familiar de doenças oculares.

Quais os exames comuns solicitados pelo oftalmologista?

Os exames oftalmológicos solicitados pelo médico auxiliam no diagnóstico e acompanhamento de doenças. Separamos para você  alguns dos principais exames oftalmológicos geralmente pedidos pelos oftalmologistas.

  • Mapeamento de retina.
  • Tomografia de coerência óptica.
  • Paquimetria ultrassônica.
  • Topografia de córnea ou Ceratoscopia Computadorizada.

São vários os tipos de exames que podem ser solicitados, cada um focado nos sintomas apresentados pelo paciente e na análise feita pelo médico oftalmologista.

Pensando na importância da saúde e com o objetivo de facilitar a vida das pessoas, a Unicallmed investe na telemedicina, uma tecnologia que permite aos pacientes o acesso a médicos de diversas áreas, inclusive oftalmologistas. No conforto de casa ou no intervalo do trabalho, os pacientes podem se consultar com especialistas das mais diversas áreas médicas para que possam ser avaliados e caso precisem, iniciem o tratamento precoce.. Agende uma consulta com um especialista!

Quais os principais tratamentos oftalmológicos?

Os tratamentos oftalmológicos ajudam os pacientes que sofrem com problemas de visão a terem uma melhor qualidade de vida, isso ocorre porque em alguns casos é possível melhorar a visão.

Separamos dois dos principais e mais comuns tratamentos oftalmológicos:

Tratamento ocular:

O tratamento ocular permite a prevenção da cegueira, atuando na diminuição da inflamação intraocular e melhorando a visão em várias patologias.

Fotocoagulação a laser:

É um procedimento utilizado no tratamento de doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho que estão localizados na retina, a fotocoagulação a laser é um procedimento bastante simples e seguro. Antes do surgimento desse procedimento, a maior parte das doenças de retina não tinham um tratamento eficaz.

Mitos e verdades sobre a oftalmologia:

  1. Olhar diretamente para o sol pode causar cegueira?

Verdade! Os raios ultravioletas emitidos pela luz solar causam queimaduras e lesões na retina e no cristalino, podendo causar doenças inclusive, a catarata.

  1. Sentar muito perto da TV ou ler muito de perto prejudica a visão?

Falso! Sentar muito perto da tv, ou ler um livro muito de perto pode causar dores de cabeça, mas não prejudica a visão.

  1. Cenoura faz bem para os olhos?

Falso! O fato de ingerir cenoura isoladamente não garante a saúde ocular. Para isto é importante, várias outras coisas, uma alimentação equilibrada, uso de óculos escuros e consultas regulares ao oftalmologista.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário