Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz um urologista?
O que faz um urologista?

O que faz um urologista?

  • 20 de abril de 2022
  • 0 Curtidas
  • 40 visualizações
  • 0 Comentários

O médico urologista é o especialista que se compromete ao diagnóstico e tratamento de doenças urinárias de homens e mulheres, e
exclusivamente do sistema genital dos homens, que inclui:

A próstata
O testículo
O pênis
As vesículas seminais
Os ductos deferentes
O epidídimos.

Além disso, o especialista urológico se responsabiliza também por tratar problemas e realizar diagnósticos relacionados às chamadas glândulas supra renais, que são as glândulas que produzem hormônios importantes como por exemplo a adrenalina e o cortisol.

O urologista também realiza a prevenção e tratamento de tumores presentes no sistema urinário, como bexiga e rins, por exemplo.

Quando devo procurar um urologista?
É recomendável procurar um médico urologista tanto para homens quanto para mulheres quando existem sintomas de problemas relacionados com o sistema urinário.

Separamos 10 sintomas que você deve ficar atento, caso demonstre-os, para procurar um médico urologista:

– Dificuldade ou dor para urinar
– Dor nos rins
– Alterações no pênis
– Mudanças nos testículos
– Aumento na produção de urina
– Impotência sexual
– Ejaculação precoce
– Infertilidade (no caso de homens)
– Pedra nos rins
– Infecções urinárias.

Em relação aos homens, é recomendado que façam uma consulta anual com esse especialista para que seja feito um check-up e se esclareça possíveis dúvidas. Além disso, é fundamental que homens a partir dos 40 anos que tem família com histórico de câncer de próstata ou seja afrodescendente se consultem com um urologista de forma regular mesmo que não existam sinais ou sintomas de tais doenças, pois há maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Deve-se sempre procurar um especialista bem qualificado para se consultar, a Unicallmed tem os melhores profissionais da saúde prontos para te ajudar quando você precisar e de onde você estiver. Agende uma consulta! [Gancho para App]

O que acontece na consulta com um urologista?

Na primeira consulta com o urologista geralmente são feitas perguntas e é realizada uma avaliação geral para saber como está o estado de saúde do paciente.
Além disso, são indicados também alguns exames que avaliam o sistema urinário masculino e feminino, e exames que avaliam a fertilidade (no caso dos homens).

Em homens a partir dos 45 anos, o médico poderá realizar o exame de toque, que é imprescindível para descobrir o câncer de próstata em sua fase inicial. O médico também poderá solicitar, se necessário, alguns exames, como:

– Exame de sangue
– Exame de urina
– Fluxometria
– Uretrocistoscopia
– Exame de espermograma

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames do paciente, o médico vai iniciar o tratamento, caso encontre alguma alteração.

Quais são os tratamentos urológicos?
Os tratamentos urológicos variam dependendo do problema a ser tratado, veja três tratamentos comuns presentes na urologia:

Tratamento para câncer renal: O tratamento do câncer renal depende do tamanho do tumor e se há metástase ou não. Quando a doença está apenas na parte renal (no rim), o tratamento é feito com a cirurgia de retirada parcial ou total do órgão. Entretanto, quando a doença já se apresenta com metástases, o procedimento de tratamento é mais severo.

Tratamento para câncer de próstata: O tratamento do câncer de próstata é específico para cada paciente, considerando a idade do paciente, o estágio do tumor, grau histológico, tamanho da próstata, expectativa de vida, ansiedades pessoais e a classificação do problema.

Tratamento para câncer de bexiga: As principais opções de tratamento para o câncer de bexiga são as cirurgias, terapia intravesical, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia alvo.

Mitos e verdades sobre a urologia: Muitas dúvidas surgem quando o assunto é urologia, para esclarecer algumas dessas dúvidas e questionamentos, separamos alguns mitos e verdades sobre a urologia, continue a leitura e confira:

O urologista é uma área médica exclusiva para homens?
Falso! A urologia é uma especialidade que cuida do trato urinário de homens e de mulheres, como doenças que envolvem cálculos renais, dificuldades urinárias, tumores urológicos, entre outras.

A ejaculação precoce tem cura?
Verdade! Com a diminuição da ansiedade do paciente, a ejaculação poderá ser melhor controlada.

A fimose dificulta a higienização do pênis, podendo causar diversas infecções e doenças?
Verdade! A Fimose é um estreitamento na abertura do prepúcio, a pele que recobre a glande do pênis, e dificulta ou impede a exposição da própria glande, causando dificuldade na higienização.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário