Busca avançada
  1. Home
  2. Telemedicina: como simplificar a comunicação médico paciente utilizando a tecnologia?

Telemedicina: como simplificar a comunicação médico paciente utilizando a tecnologia?

  • 26 de outubro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 10 visualizações
  • 0 Comentários

Foi através de um dos momentos mais complexos dos últimos anos: a pandemia ocasionada pelo coronavírus. Que tanto especialistas, quanto pessoas comuns, percebem de maneira mais intensa a importância de se simplificar a comunicação médico-paciente.

Dessa forma, não restam dúvidas que a tecnologia desponta como uma grande ferramenta. Capaz de minimizar problemas como o distanciamento, e, melhorar a otimização do tempo, incluindo até mesmo uma maior acessibilidade a quem necessita de comunicação com os profissionais da saúde. 

Assim, a medicina tem evoluído significativamente através da tecnologia e de novos estudos científicos. Contudo, uma das formas mais interessantes e eficazes para se simplificar a comunicação entre profissionais da saúde e pacientes é a Telemedicina.

Portanto, neste post trouxemos informações imprescindíveis para situar você dos benefícios dessa nova forma de se consultar com especialistas.

Comunicação médico paciente e a Telemedicina

comunicação médico-paciente

Podemos destacar que a Telemedicina tem facilitado a comunicação médico-paciente;

Dessa forma, essas plataformas utilizam-se de recursos tecnológicos e do on-line para oferecer diversos tipos de atendimento.

Assim, rompe-se as barreiras geográficas, e, em muitos casos, financeiras, pois diminui significativamente os custos hospitalares, mas sem deixar de oferecer um atendimento de excelência, humanizado e eficiente.

Mas você já sabe como funciona e as vantagens da Telemedicina? Confira algumas abaixo:

  • Facilita o acesso a profissionais da saúde;
  • Aumenta e maximiza a comunicação entre médico e pacientes;
  • Possibilita a marcação de consultas de maneira mais rápida e prática;
  • Rompe barreiras geográficas;
  • Tem custo mais acessível;
  • Atendimento mais rápido do que o tradicional;
  • Emite receitas e atestados quando necessário.

A utilização da telemedicina tem sido eficaz na pandemia

Diante da aprovação da Lei Nº 13.989, DE 15 DE ABRIL DE 2020Telemedicina começa a ganhar mais espaço e foi extremamente necessária no último ano; segundo especialistas, também foi eficaz no combate a crise ocasionada pelo coronavírus (SARS-CoV-2.

Vale destacar que as discussões sobre a implementação da Telemedicina têm sido assíduas desde os anos 90, contudo, teve maior destaque em 2020, com a aprovação da lei citada. 

As consultas por Telemedicina funcionam através de videoconferências com especialistas.

Esses especialistas são indicados a partir da queixa de cada paciente. São inúmeras especialidades disponíveis em plataformas como a Unicallmed, por exemplo. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, entre outros.

Todas as especialidades presentes através de um único clique, com enorme facilidade e comodidade, justamente no momento em que o paciente mais necessita. 

Além disso, através da plataforma é possível obter atendimento em qualquer momento do dia, 24 horas, nos 7 dias da semana.

Outra vantagem importante é que através do aplicativo que é intuitivo e de fácil acesso, a frequência do contato com o seu médico se torna mais possível, e com isso, sua saúde é monitorada de maneira mais adequada.

Durante a pandemia, devido ao isolamento social, muitos pacientes tiveram que ser monitorados a partir da Telemedicina e das ferramentas disponíveis.

Essa simples atitude diminuiu consideravelmente os custos para o paciente que já não precisava mais se locomover para o consultório, minimizando também as formas de contágio não apenas do Covid-19, mas também de outras doenças.

Equipe Unicallmed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário