Busca avançada
  1. Home
  2. Amigdalite: o que é, quais as causas e tratamentos?
Amigdalite: o que é, quais as causas e tratamentos?

Amigdalite: o que é, quais as causas e tratamentos?

  • 29 de agosto de 2022
  • 0 Curtidas
  • 415 visualizações
  • 0 Comentários

O que é a amigdalite?

A chamada amigdalite é considerada uma inflamação que ocorre na região das amígdalas, que são os gânglios linfáticos que estão presentes na parte de trás da garganta e que têm a responsabilidade de fazer a defesa do organismo contra as infecções de bactérias e de vírus.

Entretanto, quando a pessoa já tem o sistema imunológico de certa forma comprometido, seja por conta do uso de medicamentos ou por conta doenças, é possível que os vírus e bactérias consigam entrar no organismo e da mesma forma e provocar a inflamação das amígdalas.

Por conta dessa inflamação da amigdalite, surge o aparecimento de alguns sintomas e sinais, como por exemplo, dores na garganta, sentir dificuldade para engolir e também febre, ela pode ser classificada em dois tipos, dependendo de como é a sua duração e dos sintomas envolvidos, separamos abaixo estas classificações, confira:

Amigdalite aguda: Nesse caso os sintomas podem durar entre 3 e 5 dias;

Amigdalite crônica: Nesse caso os sintomas de amigdalite são um pouco mais longos e acabam surgindo de forma recorrente, isso quer dizer que, a pessoa acaba desenvolvendo a amigdalite com uma certa frequência.

É de fundamental importância que a amigdalite seja identificada e tratada o mais rápido possível, de acordo com a recomendação que for dada pelo médico clínico geral ou pelo otorrinolaringologista, sendo geralmente indicado o uso de alguns remédios, dependendo de qual é a causa da amigdalite, além de outras formas, como o gargarejo com água com sal ou água com bicarbonato, que auxilia no processo de aliviar os sintomas e de combater o agente que causa a infecção, principalmente as bactérias.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas dessa doença podem acabar variando de acordo com o estado que se encontra o sistema imunológico da pessoa e também com a causa da inflamação das amígdalas. Separamos abaixo os principais sintomas da amigdalite, confira quais são eles:

  • Dores na garganta que permanecem por mais de 2 dias;
  • Dificuldade para engolir o alimento;
  • Garganta avermelhada e inchada;
  • Febre e calafrios;
  • Tosse seca irritativa;
  • Falta de apetite;
  • Sensação de mal estar.

Além disso, quando a amigdalite é provocada por conta de bactérias, podem ser observados alguns pontos brancos presentes na garganta, sendo assim, importante passar por uma avaliação do médico para que possa ser realizado o tratamento com antibiótico.

Quais são as principais causas?

Os principais vírus que estão relacionados com a amigdalite são:
adenovírus, rinovírus, influenza e o coronavírus, e a bactéria que está mais associada com esta inflamação das amígdalas é a Streptococcus pyogenes.

Apesar de não ser tão frequente, a amigdalite pode acabar ocorrendo também por conta da consequência de uma infecção causada por um fungo, sendo mais provável de acontecer em pessoas que se encontrem com o sistema imunológico muito comprometido ou frágil.

Os vírus e as bactérias que podem causar a amigdalite podem ser transmitidas de uma pessoa para outra por meio da inalação de gotículas que são liberadas ao redor do ar ao a pessoa infectada tossir ou espirrar, além de também poder ser transmitidos através do contato, como beijo e do contato com objetos que estão contaminados.

Por conta disso, é fundamental que sejam adotadas certas medidas para prevenir que seja feita a transmissão, como por exemplo, lavar bem as mãos, não compartilhar objetos, como pratos, copos e talheres, e cobrir a boca ao tossir.

É de fundamental importância procurar profissionais da saúde de confiança, para que seja dado o diagnóstico de forma correta.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário