Busca avançada
  1. Home
  2. Anisocitose: o que é?
Anisocitose: o que é?

Anisocitose: o que é?

  • 27 de junho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 578 visualizações
  • 0 Comentários

O que é anisocitose?

A anisocitose é um termo usado na medicina que quer dizer disparidade do tamanho de algumas células, principalmente as que se encontram presentes nos glóbulos vermelhos do sangue.
Essa palavra (anisocitose) tem origem no grego, onde anísio quer dizer “desigual”, kytos significa “célula” e o se significa “aumento”.

A palavra anisocitose eritrocitária destina-se para a diferença de tamanhos dos eritrócitos ou hemácias, conhecidos geralmente como sendo os glóbulos vermelhos do sangue. A anisocitose pode ser classificada como discreta, moderada ou acentuada.

São feitas análises distintas na mesma amostra de sangue, e uma constatação que é comum durante a gestação é a presença de anisocitose, que é basicamente a presença de hemácias de tamanhos diferentes em uma única amostra, geralmente causando a anemia ou a presença de algumas outras substâncias químicas que estão no sangue e que de alguma forma podem afetar o bebê.

Durante o período da gravidez o organismo da mulher tem um funcionamento de forma diferente, produz substâncias de forma mais elevada, isso acontece porque o organismo tem o papel de suprir as necessidades da mãe e do bebê e comumente as referências do exame de sangue são distintas que as referências de qualquer outra pessoa.

A anisocitose é apenas um “fator” que pode indicar que algo não está funcionando bem com o seu organismo, e não pode ser tratada diretamente. É possível falar que a anisocitose é um sintoma de outras doenças do que uma doença em si.

Quais são os sintomas da anisocitose?

Você tem que se atentar a alguns sinais que podem significar que algo no seu sangue está em desequilíbrio. Fique atento caso apresente algum destes sintomas, ou sinais, e sempre converse com o seu médico para que ele possa realizar uma avaliação, e caso seja necessário um exame mais detalhado.

Separamos abaixo alguns desses sintomas que você deve se atentar caso apresente, confira:

  • Tontura
  • Dores na cabeça
  • Dor no peito
  • Falta de ar
  • Arritmia
  • Falta de apetite
  • Calafrios, ou sensação de frio
  • Cansaço constante
  • Perda de memória
  • Dores musculares

Quais as causas da anisocitose?

É preciso e adequado identificar a causa do problema para que possa ser realizado um tratamento de forma adequada. Caso identifique alguma alteração nos exames de sangue e se identifique a anisocitose, só um especialista qualificado é quem é capaz de diagnosticar as causas e recomendar um tratamento adequado.

A anisocitose pode ser desenvolvida diante de alguns tipos de anemia, pela falta de vitaminas e minerais presentes no organismo ou também pode ser provocada pelo câncer.

Se for causada pela baixa concentração de hemácias no sangue podem se desenvolver problemas cardíacos, pois caso não haja hemácias suficientes para transportar hemoglobina o coração terá que trabalhar mais. Ficando assim sobrecarregado, podendo causar sopros, arritmias, aumento no tamanho do coração e até mesmo insuficiência cardíaca.
Algumas importantes vitaminas, que garantem o bom funcionamento do nosso organismo são, vitaminas B12, vitamina A e o ferro, elas são necessárias para fazer com que o nosso corpo funcione de maneira adequada e também são elas as responsáveis por ajudar na produção das hemácias e dos conhecidos glóbulos vermelhos, e é exatamente a falta deles no nosso corpo que pode provocar a anisocitose.

Quando se é detectado a existência de anisocitose é de fundamental importância analisar com precisão e de forma detalhada as alterações identificadas no sangue, de modo que podem ser classificadas em um dos três tipos, como: discreta, moderada e acentuada.

Quais são os tipos de anisocitose?
A anisocitose é definida em três graus dependendo de sua gravidade. Ela é considerada discreta, quando o conteúdo da alteração no tamanho dos glóbulos está dentro de 25% da sua concentração , dessa forma ele é representado por “+”.

A anisocitose moderada, representada por “++”, ocorre quando o aumento do conteúdo das células de sangue é modificado em até 50%.

E existe ainda a anisocitose acentuada, definida por “+++” quando o número de células sanguíneas que se encontram modificadas é maior que a composição celular saudável (75%) e ainda acompanhada por manifestações clínicas graves.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário