Busca avançada
  1. Home
  2. Boca amarga, o que pode ser?
Boca amarga, o que pode ser?

Boca amarga, o que pode ser?

  • 28 de junho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 581 visualizações
  • 0 Comentários

A boca amarga pode ter várias causas, entre essas estão os problemas de saúde simples, má higiene, uso de alguns medicamentos como: anti-hipertensivos, antidepressivos, remédios para gota, anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos, anti-convulsivante e antiparasitários. Além das infecções por fungos ou até mesmo refluxo.

Conheça outras 5 coisas que também podem causar o gosto amargo na boca:

Saburra:
A Saburra é a língua com placa bacteriana e pode ser causada pela má ou falta de higiene bucal.

Problemas nas gengivas:
A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode deixar um gosto amargo na boca. E pode ser causada pela escovação errada e o não uso de fio dental!

Cáries:
Causada pela falta de limpeza nos dentes, também pode deixar a boca amarga, além de causar mau hálito e dor de dente.

Doenças respiratórias e infecções na garganta:
As bactérias causadoras de doenças respiratórias e infecções na garganta também podem ser uma causa de gosto amargo na boca.

Ansiedade e depressão:
Esses dois transtornos podem causar a sensação de boca amarga por dois motivos: a ingestão dos medicamentos usados no tratamento dessas doenças, ou ainda pela diminuição da produção de saliva.
A inflamação na boca também é um motivo para a sensação de boca amarga . Além disso, fumar cigarro também pode ser um motivo para o gosto amargo na boca. Porém, em geral a boca amarga por cigarro pode melhorar depois de comer, beber água ou escovar os dentes!

Boca amarga, pode ser câncer?

Experimentar um constante gosto amargo na boca, diferente do que a maioria das pessoas imaginam, pode indicar um problema bem mais complexo do que uma condição relacionada aos dentes, gengiva e hálito. Porém, não é comum doenças oncológicas causarem gosto amargo na boca ou alterações do paladar por si só.

Entretanto, é frequente estes sintomas ocorrerem devido à quimioterapia e a radioterapia utilizados no tratamento de diferentes tipos de câncer.

A quimioterapia, por exemplo, geralmente apresenta como efeito colateral alterações no sabor dos alimentos. Já a radioterapia, se for aplicada na região da cabeça ou pescoço pode atingir as papilas gustativas e também interferir no sabor dos alimentos.

Boca amarga pode ser covid-19?

A Covid-19 pode causar alterações no paladar, como por exemplo a sua diminuição, ausência ou até mesmo a alteração do sabor dos alimentos. Embora, não seja um sintoma típico ou frequente, algumas pessoas com covid podem sim ter a percepção de gosto amargo na boca, da mesma forma que em outras infecções virais.

Na dúvida, realize um teste diagnóstico e consulte um médico.

Problemas no estômago ou fígado podem causar boca amarga?
A doença do aparelho digestivo tem uma grande tendência a causar a sensação de “gosto amargo” na boca!

Geralmente essa doença é o refluxo gastroesofágico, uma condição na qual o ácido do estômago consegue refluir para o esôfago, podendo atingir a parte posterior da laringe e até a boca. E entre os sintomas mais característicos está a “boca amarga”!

Boca amarga e enjoo, qual a relação?
Algumas doenças como a doença do refluxo gastroesofágico podem causar náuseas (enjoos), azia, dor, sabor amargo na boca, dor de garganta, rouquidão ou tosse.

Além disso, a gravidez, a gastrite, o esofagite e o fígado gorduroso também tem como sintoma as náuseas e a boca amarga.

Boca amarga na gravidez?
O gosto amargo na boca pode ser um dos vários sintomas da gravidez durante o primeiro trimestre. Apesar de não ter causas muito claras, já se sabe que a disgeusia (gosto amargo na boca) está relacionada com as alterações hormonais comuns que acontecem durante a gestação.

Do ponto de vista médico, não há um tratamento específico para acabar com o gosto amargo da boca durante a gravidez. Porém, algumas medidas podem ajudar a aliviar o gosto ruim na boca. Elas são:

  • Beber sucos cítricos
  • Marinar as carnes no vinagre
  • O bom e velho chiclete ou bala
  • Caprichar na pimenta pra disfarçar o gosto na boca
  • Consumir alimentos ácidos, como picles e maçãs verdes
  • Beliscar algumas bolachas de água e sal
  • Comer coisas bem geladas, como picolé ou até mesmo pedaços de gelo

Além disso, se manter hidratada ajuda no ressecamento bucal e reduz a sensação de boca amarga!

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário