Busca avançada
  1. Home
  2. Bolhas de sangue na boca: o que pode ser?
Bolhas de sangue na boca: o que pode ser?

Bolhas de sangue na boca: o que pode ser?

  • 2 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 483 visualizações
  • 0 Comentários

Bolha de sangue na boca: o que pode ser?

As bolhas de sangue na boca são uma das alterações mais comuns que um dentista pode ver, visto que é um caso comum entre nossa sociedade.

Estas bolhas são, na maioria dos casos, inofensivas e se curam sozinhas sem nenhum tratamento, mas já em outros casos, em que essa bolha persiste é necessário de um estudo mais profundo da forma na qual aparecem ou na forma em que se aparentam.

Por mais comuns que sejam, estas bolhas podem surgir na boca devido a diversas razões que desconhecemos e, por fim, dependendo de sua causa, requererem um tratamento especial.

O aparecimento de bolhas na boca pode ser uma consequência de diversas causas como:

Úlceras bucais: podem originar bolhas de sangue, ou seja, aftas, que podem chegar a se romper. No seu interior há sangue, tornando-se bolhas hemorrágicas. Elas aparecem pela invasão de microrganismos, falta de vitaminas, alergias a medicamentos ou traumatismos.

Angina bolhosa hemorrágica: é uma doença que aparece frequentemente em pessoas mais velhas por serem mais vulneráveis, também têm mais incidência em pessoas com diabetes, traumas na boca ou que fazem uso de esteroides. Nessa condição, aparecem bolhas de sangue de um tamanho mediano em certas áreas, como na parte interna da bochecha ou debaixo da língua. Geralmente, são feridas abertas que não precisam de tratamento, pois desaparecem por conta própria.

Lesão traumática: as bolhas de sangue na boca também podem aparecer devido a uma lesão traumática, como as que são geradas ao se morder, pelo formato de um dente que pode ser muito pontudo ou ao ingerir alimentos extremamente quentes.

Herpes simples (tipo 1): também conhecida como herpes oral, as bolhas na boca são uma característica deste vírus e podem aparecer dentro da boca e nos lábios e são dolorosas e incômodas.

Alergia a certos alimentos: se você é alérgico a determinados alimentos, o consumo destes pode desencadear a presença de bolhas de sangue na boca. Isto acontece devido a resposta do organismo diante de agentes nocivos e, sobretudo, quando se comem frutas cítricas.

Alteração plaquetária: ou seja, uma baixa contagem de plaquetas. As plaquetas são necessárias para a coagulação e para evitar o sangramento, se você apresenta uma baixa contagem de plaquetas é mais propenso a sofrer com o aparecimento de bolhas de sangue na boca.

Deficiências nutricionais: pessoas com deficiências nutricionais têm maiores probabilidades de ter bolhas de sangue na boca, isto está mais relacionado com a falta de vitaminas como a vitamina B12 e a vitamina C.

Álcool: as pessoas que tomam bebidas alcoólicas ou que abusam do seu consumo podem apresentar úlceras na boca que posteriormente estouraram e se tornarão bolhas de sangue.

Quais são as principais causas das bolhas de sangue na boca?

São muitas as possíveis causas e algumas de origem desconhecidas. Entre elas temos as de menor gravidade e as mais graves. Aquelas consideradas de menor gravidade, podemos relacionar:

  • Mordida acidental do lábio ou bochecha;
  • Estresse;
  • Reação alérgica
  • Angina bolhosa hemorrágica;*
  • Problemas de encaixe de dentadura;
  • Aparelho nos dentes.

Já nas causas mais graves:

  • Insuficiência renal;
  • Herpes oral;
  • Câncer bucal;
  • Abuso de álcool;
  • Baixa contagem de plaquetas;
  • Diabetes;
  • Deficiências de vitaminas.

Qual o tratamento para as bolhas de sangue na boca?

O tratamento para este problema consiste em atacar a causa subjacente. Se você tem uma bolha hemorrágica na boca, deve marcar uma consulta com seu dentista para que ele faça os exames necessários.

Dessa forma, poderá determinar a origem da bolha e a necessidade de fazer ou não um tratamento. Já se você acredita que a bolha na boca se deve a uma deficiência nutricional porque não se alimenta corretamente, pode tomar suplementos vitamínicos para compensar a deficiência que tem em seu organismo e evitar assim o aparecimento das bolhas de sangue na boca, mas claro que sempre se deve fazer uma consulta com o dentista para que ele analise e veja se é realmente essa causa.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário