Busca avançada
  1. Home
  2. Circuncisão: o que é, e como é feita?
Circuncisão: o que é, e como é feita?

Circuncisão: o que é, e como é feita?

  • 1 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 433 visualizações
  • 0 Comentários

Circuncisão: o que é, e como é feita?

A chamada circuncisão consiste no ato cirúrgico de retirada do prepúcio nos homens, o prepúcio é a pele que recobre a cabeça do pênis.

Mesmo que tenha sido iniciado como um ritual feito por algumas religiões, o ato da circuncisão é cada vez mais usado por conta de motivos de higiene e também para realização do tratamento da fimose.

Essa cirurgia na maioria das vezes é realizada depois dos 2 a 3 anos de vida da criança, em casos de fimose, quando não existe a possibilidade de exposição da glande, mesmo depois de ser feito o tratamento com pomadas. Mas, também pode ser feita mais tarde, desde que não haja nenhum risco para a saúde, depois de ser feita uma avaliação médica.

Para que serve a circuncisão?

Se olharmos do ponto de vista da medicina, é possível observar alguns benefícios da circuncisão, separamos abaixo alguns deles, confira:

  • Reduz o risco de infecções no pênis;
  • Reduz também o risco de desenvolvimento da infecção urinária;
  • Facilita realizar a higienização do pênis;
  • Diminui o risco de pegar DSTs;
  • Evita que haja o aparecimento de fimose;
  • Diminui o risco de desenvolvimento do câncer do pênis.

Além de tudo isso, existem também diversos exemplos de que a circuncisão é realizada somente por motivos religiosos, como ocorre na população judaica, por exemplo.

Como é feita a cirurgia de circuncisão?

A cirurgia de circuncisão na maioria dos casos é realizada em um hospital sob anestesia local e quando necessário também utiliza-se à sedação, como ocorre no caso de crianças e de pacientes mais ansiosos, esse procedimento deve ser feito por um médico urologista especializado.

O processo de retirada do prepúcio é considerado relativamente rápido, levando um período entre 15 a 30 minutos, a depender de quais são as características do pênis e também variando da experiência do médico.

Como é a recuperação depois da circuncisão?

Mesmo que a cirurgia seja um processo muito rápido, a recuperação ocorre um pouco mais lentamente, podendo durar um período de até 10 dias para que se tenha uma recuperação total.

Durante esse período, é bem normal que apareça algum tipo de desconforto na região do pênis, e por conta disso, no caso das crianças, é possível observar que existe um aumento da irritabilidade na região.

Nos primeiros dias depois da cirurgia é bastante comum que o pênis esteja um pouco inchado e com manchas roxas, contudo esses aspectos vão melhorando com o passar do tempo.

Para prevenir que surjam complicações, especialmente infecções, deve-se ter uma higienização regular do pênis, por lavá-lo pelo menos 1 vez por dia com água morna e sabão. Pode-se cobrir com um penso limpo, de modo especial quando se trata de bebês que ainda precisam usar fralda, para proteger das fezes.

No caso dos adultos, além de realizar o processo de limpeza do pênis existem ainda alguns cuidados principais a serem tomados, alguns deles incluem evitar fazer atividades físicas muito intensas durante as primeiras 2 a 4 semanas e evitar o contato sexual por um período de pelo menos, 6 semanas.

O que é a circuncisão feminina?

Do ponto de vista da medicina, não existe uma circuncisão feminina, pelo fato de que esse termo é utilizado para se referir a retirada do prepúcio do pênis. Entretanto, tem culturas onde existem meninas que são circuncidadas para retirar o clitóris ou a pele que o cobre.

Esse tipo de procedimento pode ser também chamado de mutilação feminina, pois ele é uma alteração causada nos genitais da mulher que não traz qualquer tipo benefício para a saúde e que pode até mesmo acabar provocando algum tipo de complicação mais grave.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário