Busca avançada
  1. Home
  2. Cisto de naboth: o que é, quais as causas e sintomas?
Cisto de naboth: o que é, quais as causas e sintomas?

Cisto de naboth: o que é, quais as causas e sintomas?

  • 20 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 373 visualizações
  • 0 Comentários

O que é o cisto de naboth?

De modo geral o cisto de Naboth consiste em um pequeno cisto que se forma na região superficial do colo do útero ele é provocado por conta de uma elevação na produção de muco pelas glândulas de Naboth.
Dessa maneira, quando existe alguma inflamação ou infecção ou até mesmo um aumento da produção de muco, é possível que esse muco que foi produzido em excesso não tenha a capacidade de ser eliminado de forma adequada, dessa forma favorece que essa glândula seja obstruída e ajuda também na formação do cisto.

O cisto de Naboth é muito comum em mulheres que estão em idade de reprodução, eles são considerados benignos, isso quer dizer que não tem necessidade de realização de tratamentos específicos.

Entretanto, quando é descoberto a presença de muitos cistos ou quando o único cisto tem seu tamanho elevado com o passar do tempo, é fundamental que a mulher procure um médico ginecologista para realizar uma consulta e dessa forma ser avaliada se existe a necessidade de fazer a remoção desse cisto.

Quais são os principais sintomas do cisto de naboth?

A formação dos cistos de Naboth não provocam nenhum sintoma, por isso eles são descobertos apenas durante uma realização de exames ginecológicos rotineiros, nesses exames o ginecologista pode perceber que há a presença de um pequeno cisto com um formato arredondado branco ou amarelado em determinada região. Esse cisto não causa dor ou algum tipo de desconforto, por isso também que não dá para sentir sua presença a não ser por fazer exames.

No caso de algumas mulheres, pode ser notada que existe a presença de mais de um cisto no local, mesmo nesses casos não há o aparecimento de sintomas, em grande maioria dos casos. Entretanto, caso se descubra algum tipo de sangramento que ocorra fora do período menstrual, ou alguma dor pélvica e corrimentos o recomendado é que sejam realizados mais exames, porque esses sintomas podem ser um alerta de uma infecção, por exemplo, e caso seja é necessário realizar tratamento.

Como identificar o cisto de naboth?

O cisto de Naboth geralmente é descoberto apenas durante um exame ginecológico de rotina, pois nesses exames são observadas a região genital. Além disso, pode ser que sejam solicitados também outros exames com o objetivo de avaliar a região pélvica de maneira mais profunda e detalhada, como por exemplo, a ultrassom pélvico, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, além de outros exames como a colposcopia, em alguns casos.

No caso da presença de outras alterações, o médico pode solicitar que se faça uma biópsia do cisto, dessa maneira vai ser possível fazer uma verificação e descobrir se há algum sinal de malignidade e se existe a necessidade de realizar algum tratamento em especial.

Quais as principais causas do cisto de Naboth?

O cisto de Naboth ocorre devido a um acúmulo de secreção que acontece no interior do útero por conta de um bloqueio da passagem do muco pelo canal. Esse bloqueio na maioria das vezes ocorre devido a uma infecção ou inflamação que atinge a região genital, em que o corpo forma uma camada de pele que realiza a proteção da região do colo do útero, dando origem assim a alguns nódulos pequenos e benignos que se formam nessa região e que podem ser descobertos por conta de exames ou sentidos através do toque vaginal.

Ademais, em alguns casos o cisto pode surgir como consequência de alguma lesão sofrida na região do cérvix ou depois de um processo de parto vaginal, isso acontece porque essas situações podem acabar promovendo o crescimento do tecido ao redor da glândula, fazendo com que se forme o cisto.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário