Como fazer uma receita médica digital?
- 17 de dezembro de 2021
- 0 Curtidas
- 3565 visualizações
- 0 Comentários
Como sabemos, o mundo está em constante mudança e esse cenário se dá principalmente, por conta dos avanços tecnológicos, que em termos gerais otimizou muitos processos e gerou praticidade.
Na área da saúde, a tecnologia vem aproximando profissionais e pacientes, recurso que foi extremamente necessário, especialmente, durante o período mais severo da pandemia.
A telemedicina, por exemplo, que é uma modalidade de atendimento on-line, se destacou como uma forma de acesso à saúde sem precisar sair de casa.
Por isso, muitos elementos tradicionais, como é o caso da receita médica, também se modernizaram, com especial destaque ao uso da receita médica digital. Você já ouviu falar sobre isso? Vamos conhecer um pouco mais e entender como fazer uma, confira!
O que é uma receita médica digital?
Quando falamos em receita médica digital estamos nos referindo a uma prescrição que foi elaborada por um profissional, como resultado de um atendimento realizado de forma on-line.
Ela pode ser enviada ao paciente ou diretamente para a farmácia no formato PDF, geralmente por e-mail ou número pessoal.
É importante salientar que a receita médica digital segue as mesmas orientações sanitárias, ou seja, é elaborada conforme as diretrizes e orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Em termos gerais, a receita médica digital vem se popularizando, justamente pela facilidade de acesso ao processo.
Além disso, ela é tecnicamente igual a uma receita prescrita nos moldes tradicionais, em termos de qualidade e responsabilidade do profissional, assim como pressupõe as normas sanitárias.
Como fazer uma receita médica digital?
Como falamos acima, a receita médica digital deve ser elaborada de acordo com as diretrizes presentes nas normas da Anvisa, para tal, o profissional deve está atento a isso, pois quaisquer intercorrências a receita poderá não possuir a validade esperada, além da possibilidade de ser recusada por alguns estabelecimento, como é o caso das farmácias.
Em termos gerais, o Conselho Federal de Medicina (CFM) disponibiliza modelos que podem e devem ser utilizados por profissionais de todo o Brasil.
Ademais, os conselhos regionais de cada estado disponibilizam plataformas com os modelos de receitas aceitas, nas quais os profissionais podem utilizar e enviar diretamente para o seu paciente.
Assim como nas receitas tradicionais, a digital precisa identificar qual o tipo de receita, conter o nome do paciente, a prescrição do tratamento (informações como posologia, fármaco, via de administração, tempo de uso e etc…), além da data que foi gerada a receita, seguido de todos os dados necessários do profissional.
Quais são as vantagens da receita médica digital?
Sem dúvidas, a principal vantagem é justamente a facilidade do processo como um todo, já que o paciente tem acesso a um serviço de qualidade sem precisar sair de casa, contribuindo para o cuidado em saúde de forma mais simplificada.
Além disso, podemos citar a segurança em todo o processo, já que as plataformas por onde acontecem os atendimentos priorizam esse elemento.
Portanto, os profissionais que prestam seus serviços precisam seguir os requisitos exigidos pelas plataformas, culminando na segurança da receita e de todo o serviço.
Equipe Unicallmed
Deixe o seu comentário