Busca avançada
  1. Home
  2. Condromalácia: o que é e como tratar esta condição?
Condromalácia: o que é e como tratar esta condição?

Condromalácia: o que é e como tratar esta condição?

  • 26 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 570 visualizações
  • 0 Comentários

O que é a condromalácia patelar?

A condromalácia patelar, que é chamada também de condropatia patelar, é considerado um desgaste que ocorre na região das articulações do joelho que pode se expandir ao aparecimento de alguns sintomas e sinais como, por exemplo dores fortes no joelho e desconforto em volta da rótula ao tentar realizar certos movimentos.

A condromalácia, por definição, refere-se ao amolecimento da cartilagem chamada patela. Este osso está localizado na frente do joelho e é muitas vezes referido como a “bolacha do joelho”. O nome condromalácia vem do latim chondros (cartilagem) e malacea (amolecimento) para aglomeração.

A condromalácia patelar pode se desenvolver por conta da realização de movimentos repetitivos com o joelho, pela elevação ou excesso de peso ou pode ser também consequência de lesões desenvolvidas no joelho, dessa forma, é importante ter uma consulta com um médico ortopedista para que possa ser dado o diagnóstico correto e seja iniciado o tratamento o mais rápido possível, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos, como antiinflamatórios, a fisioterapia e, em alguns casos, precisará de um processo cirúrgico.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas de condromalácia patelar e sinais que indicam, aparecem por conta do desgaste da região da cartilagem da articulação do joelho, separamos, abaixo os principais e mais comuns sintomas, confira:

Dores fortes no joelho ao realizar por exemplo, o movimento de subir e descer escadas, correr ou levantar-se de uma cadeira;

Dor em volta da rótula do joelho, principalmente ao realizar o movimento de dobrar a perna;
Sentir ardência ou dores no joelho ao ficar com a perna dobrada por algum tempo;
Sensação de crepitação (ter areia dentro do joelho) ou notar estalos no joelho;
Joelho um pouco mais inchado que o normal.

Caso demonstre algum desses sinais e sintomas, é fundamental que se busque a ajuda de um ortopedista, porque só assim vai ser possível ser feito uma avaliação dos sintomas e, feita a realização de um exame físico, além de ser indicado que se faça alguns exames de imagem, como o raio-X e ressonância magnética, para que se tenha a confirmação do diagnóstico e, assim, seja iniciado o tratamento mais adequado.

Por isso, é de fundamental importância procurar profissionais da saúde de confiança, para que seja dado o diagnóstico de forma correta.

 

O que provoca condromalácia?

A condromalácia patelar pode ocorrer por diferentes causas, por exemplo, pode ocorrer como consequência do envelhecimento, já que é bastante comum observar que as articulações se desgastam ao longo do tempo.

Além disso, não praticar atividade física pode também elevar o risco de desenvolvimento da condromalácia patelar, já que há um grande enfraquecimento do músculo quadríceps, o que também pode estar relacionado com o desenvolvimento da alteração.

Esse desgaste também pode acontecer por conta do excesso de peso, pela realização de movimentos repetitivos e que forçam o joelho, praticar algumas atividades físicas que causam alto impacto, desalinhamento do joelho e lesões no joelho.

O que é condromalácia no joelho?

O tratamento para condromalácia varia de acordo com qual é a causa e qual é o grau do desgaste da cartilagem, por isso, pode ser indicado pelo médico ortopedista que se faça o uso de remédios, que se tenha uma rotina de exercícios de fortalecimento dos músculos da perna, sessões de fisioterapia e, em casos mais graves, realização de um processo cirúrgico.

Durante o processo de tratamento, deve-se evitar o uso de sapatos com salto alto, deve-se evitar cruzar as pernas quando sentado, é importante manter uma boa postura, evitar subir rampas ou fazer exercícios em locais íngremes, além disso é recomendado que se tenha um emagrecimento, para diminuir o peso exercido sobre o joelho. É importante que se use sapatos que apoie bem os pés, para prevenir o impacto desnecessário nos joelhos.

Deixe o seu comentário