Busca avançada
  1. Home
  2. O que é TDAH? Conheça os 18 sintomas
O que é TDAH? Conheça os 18 sintomas

O que é TDAH? Conheça os 18 sintomas

  • 26 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 587 visualizações
  • 0 Comentários

O que é TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico, que aparece na infância e muitas vezes acompanha uma pessoa por toda a vida. É caracterizada por sintomas de desatenção, inquietação e obsessão. Às vezes é chamado de ADD (Transtorno de Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou AD/HD.

O TDAH ainda existe?

É oficialmente reconhecido por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como os Estados Unidos, as pessoas com TDAH são protegidas por lei de receber tratamento especial na escola.

Existe alguma controvérsia sobre a existência do TDAH?

Nada. Existe até um Consenso Internacional publicado por médicos e psicólogos famosos de todo o mundo a esse respeito. Consenso é uma publicação científica produzida após extensas discussões entre pesquisadores de todo o mundo, incluindo aqueles que não pertencem ao mesmo grupo ou instituição e que não compartilham as mesmas visões sobre todos os aspectos do transtorno.

Por que algumas pessoas insistem que o TDAH não existe?

Por vários motivos, desde ingenuidade e falta de formação científica até má-fé. Alguns até dizem que “TDAH não existe”, uma “invenção” médica ou farmacêutica para lucrar com o tratamento.

O primeiro caso inclui todos aqueles especialistas que nunca publicaram nenhuma pesquisa que mostre categoricamente o que dizem e não fazem parte de nenhum grupo científico. Quando solicitados, falam por “experiência pessoal” ou relatam histórias que só conhecem por nunca terem sido publicadas em revistas especializadas. Muitos escrevem livros ou têm sites na internet, mas nunca apresentam seus “resultados” em congressos ou os publicam em revistas científicas, para que outros possam julgar a autenticidade do que dizem.

A segunda são aqueles que pretendem “vender” algum tipo de tratamento diferente do que está sendo promovido atualmente, dizendo que são os únicos que podem tratar adequadamente.

Tanto o primeiro quanto o último afirmam que o tratamento com medicamentos causa efeitos colaterais. Quando a literatura científica é pesquisada, nada do que eles dizem é encontrado em nenhuma pesquisa em nenhum país do mundo. Essa é a principal característica dessas pessoas: apesar de terem o “olhar” de cientistas ou pesquisadores, nunca publicaram nada que comprove o que dizem.

Quais são os sintomas do TDAH?

São 18 sintomas, divididos em 3 grupos: 9 relacionados à desatenção, 6 à hiperatividade e 3 à impulsividade.

Em crianças, se manifesta através de dificuldades no relacionamento com os colegas, pais e professores na escola. Nos meninos, geralmente os sintomas se apresentam mais em forma de hiperatividade e impulsividade, porém, meninos e meninas com TDAH sofrem com a falta de atenção.

Na adolescência, o transtorno pode ser manifestado através da dificuldade em lidar com regras e limites e na vida adulta, surgem problemas com desatenção, falta de memória e impulsividade.

É muito comum também que a predominância dos sintomas mude durante a vida!

Sintomas em crianças:

Os sintomas em crianças se caracterizam por agitação, inquietação, movimentação das mãos e pés e não conseguir ficar quietas mesmo sentadas.

Além disso, crianças com TDAH são esquecidas, falam muito, têm dificuldade de permanecer atentas em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por estímulos do ambiente ou se distraem com seus próprios pensamentos.

A impulsividade é também um sintoma comum e são vistos em situações como: não conseguir esperar sua vez, não ler a pergunta até o final e responder, interromper os outros e agir sem pensar.

Sintomas em adultos:
Já em adultos os sintomas aparecem através do estresse, dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, determinar o que é mais importante ou o que fazer primeiro. Sentem grande dificuldade para realizar suas tarefas sozinho, não consegue completar as suas tarefas ou interrompem o que estão fazendo e começam outra atividade.

É importante também prezar pela busca de um local e por profissionais qualificados e eficazes para te ajudar nesse processo, por isso a UnicallMed tem os melhores profissionais que estão sempre prontos para te dar o suporte necessário em todas as situações.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário