Busca avançada
  1. Home
  2. Descubra o que é a broncopatia.
Descubra o que é a broncopatia.

Descubra o que é a broncopatia.

  • 11 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 519 visualizações
  • 0 Comentários

O que é uma broncopatia?

Broncopatia quer dizer doença dos brônquios que são extensões da traqueia, ficam dentro do tecido pulmonar e fazem a passagem de gases para o pulmão. Estão expostos a diversas substâncias e microrganismos do ambiente que ingressam no interior do organismo por via aérea. Inflamação da mucosa dos tubos brônquicos, que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões. A bronquite aguda geralmente é causada por uma infecção respiratória viral e melhora por conta própria.

Quais os sintomas da bronquite?

  • Os sintomas da bronquite incluem:
    • Tosse com muco espesso;
    • Falta de ar.
    • Tosse seca ou produtiva;
    • Dificuldade de respirar;
    • Dor no peito;
    • Mau estar geral.

    O que é a doença Pulmonar Obstrutiva Crônica?

    A doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida como DPOC, é um problema progressivo e irreversível que afeta os pulmões e destrói os alvéolos pulmonares. Entre as principais características dessa doença está a total destruição do órgão, com a inflamação dos brônquios, fibrose e destruição dos sacos alveolares.

    Mais comum em pessoas com idade avançada e que já tiveram tuberculose, a DPOC afeta 80 milhões de indivíduos no mundo, segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, a estimativa é que cerca de 5,5 milhões de pessoas contraiam a doença por ano. Assim como outras doenças pulmonares, a DPOC apresenta sintomas como falta de ar intensa.

    Por esse motivo, é fundamental buscar atendimento médico assim que os primeiros sintomas sejam percebidos. Além da poluição, o cigarro é um grande risco para o desenvolvimento dessa enfermidade. Os sintomas incluem:

    Tosse: com catarro, seca ou devido ao tabagismo
    No sistema respiratório: falta de ar, falta de ar durante a atividade física, infecções respiratórias frequentes, respiração rápida ou respiração sibilante
    No corpo: fadiga ou incapacidade de praticar atividade física
    Também é comum: ansiedade, depressão, fraqueza muscular ou peito saliente

    Quais as causas da bronquite?

    A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.).

    O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. A bronquite crônica, por sua vez, aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia. A doença pode instalar-se como extensão da bronquite aguda, mas a principal causa da doença é a fumaça do cigarro. Por ser uma enfermidade rara entre os não fumantes, é conhecida também por “tosse dos fumantes”.

    Como diagnosticar a bronquite?
    O diagnóstico leva em conta os sinais e sintomas, o histórico do paciente e o exame clínico. Em algumas situações, a prova de função pulmonar, ou espirometria, ajuda a estabelecer o diagnóstico diferencial.

    Mitos x verdades

    Sintomas da gripe passam mais rápido do que os da pneumonia?
    Verdade. Febre acima de 38 ºC, tosse, catarro, dores pelo corpo e mal-estar generalizado são sinais típicos da gripe, mas também podem ser pneumonia. A principal diferença está na duração desses sintomas. Ou seja, se qualquer um desses sinais passar de três ou quatro dias, um médico deve ser consultado, pois aumentam as chances de pneumonia. Outros sintomas típicos da pneumonia são: pressão baixa, falta de ar e desmaios.

    Gripe pode causar pneumonia?
    Verdade. Alguns vírus causadores da gripe podem invadir o pulmão e comprometer seus mecanismos de defesa, deixando a pessoa vulnerável aos agentes causadores da pneumonia, sejam eles vírus, bactérias ou fungos. Por isso, é comum algumas pessoas desenvolverem pneumonia após uma gripe.

    Algumas pessoas podem ter apenas princípio de pneumonia?
    Mito. Princípio de pneumonia não existe. A pneumonia ocorre quando os vírus, bactérias ou fungos chegam aos alvéolos – local do pulmão onde são feitas as trocas gasosas entre o ar atmosférico e os gases presentes no sangue.

    Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário