Busca avançada
  1. Home
  2. Disidrose: o que é, sintomas e tratamentos.
Disidrose: o que é, sintomas e tratamentos.

Disidrose: o que é, sintomas e tratamentos.

  • 20 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 340 visualizações
  • 0 Comentários

Disidrose: o que é, sintomas e tratamentos.

A chamada “disidrose” é uma doença que afeta a pele, e que acaba provocando assim a formação de pequenas bolhas preenchidas com líquido, que na maioria dos casos costumam aparecer na região da palma das mãos, nas laterais dos dedos ou na sola dos pés. Essas são as chamadas bolhas de disidrose, elas provocam bastante coceira de maneira intensa que pode durar um período de até 3 semanas.
As causas que provocam a disidrose ainda não são conhecidas, mas pelo que se sabe parece que ela está relacionada com alergias de pele, ou com outros motivos como umidade excessiva nas mãos ou nos pés e elevação do estresse físico ou emocional.

A disidrose, é chamada também como eczema disidrótico ou desidrose, ela não é uma doença contagiosa e, por esse motivo , não tem perigo de transmissão para outras pessoas, mesmo ao entrar em contato direto com a pele de outra pessoa.

Todas as vezes em que se tiver uma suspeita de disidrose é necessário que se realize uma consulta com um médico dermatologista, para que haja uma confirmação do diagnóstico e dessa forma possa se iniciar o tratamento apropriado para cada situação, o tratamento pode estar associado a cuidados diários com a pele, uso de alguns medicamentos ou pode estar relacionado também a procedimentos como fototerapia ou botox.

Quais os principais sintomas da disidrose?

O sintoma principal da disidrose é justamente o que foi falado acima, existe a formação de pequenas bolhas que contém um líquido que provoca bastante coceira. Além disso, pode ser que ainda surja outros sintomas como por exemplo:
Descamação da pele;
Dor na região onde estar as bolhas ou ao seu redor;
Umidade em excesso ao redor da área da pele que foi afetada;
Pele seca ou rachada depois que as bolhas desaparecem.

Em grande parte dos casos, as bolhas secam e começam a descamar no período de cerca de três semanas depois que elas aparecem.

Como confirmar o diagnóstico da disidrose?

O diagnóstico da disidrose deve ser realizado por um médico dermatologista por meio do exame físico da pele, esse exame vai avaliar o grau da severidade dos sintomas como por exemplo vermelhidão, descamação ou coceira, além de analisar também a quantidade de bolhas e a extensão da área que elas atingem.

Normalmente, não é preciso fazer testes de laboratório para o diagnóstico da disidrose ser confirmado, contudo, o médico poderá solicitar alguns exames com o objetivo de excluir a suspeita de outros problemas de saúde, como raspagem da pele afetada para verificar a presença de fungos que podem provocar a frieira ou pelo teste alérgico a determinadas substâncias, por exemplo.

Quais são as possíveis causas da disidrose?

A principal causa que provoca a disidrose ainda não é conhecida, no entanto, ela ocorre de maneira mais frequente durante o verão e alguns fatores podem ajudar e favorecer o seu aparecimento, alguns desses fatores são:

Histórico familiar de eczema dishidrótico;
Elevação do estresse emocional ou cansaço e estresse físico;
Alergias, como febre do feno;
Dermatite atópica e dermatite de contato;
Lavar as mãos com muita frequência;
Exercer uma atividade que tenha a necessidade de contato frequente com água ou produtos que podem causar irritação na pele;
Exposição ou alergia de contato com metais como cobalto, cromo ou níquel;
Uso de imunoglobulina intravenosa.

Além disso, alguns estudos recentes mostram que o suor em excesso e de maneira constante das mãos ou dos pés, chamado hiperidrose, também pode elevar o risco de desenvolver a disidrose.

Caso apresente algum sintoma da disidrose é importante buscar a ajuda de profissionais da saúde qualificados e prontos para te ajudar, por isso conte sempre com a UnicallMed para te dar o apoio e suporte necessários.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário