Busca avançada
  1. Home
  2. Dor no céu da boca, o que pode ser?
Dor no céu da boca, o que pode ser?

Dor no céu da boca, o que pode ser?

  • 21 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 318 visualizações
  • 0 Comentários

O que pode causar dor no céu da boca?

A dor no céu da boca pode ser consequência do consumo de alimentos e/ ou bebidas muito quentes, que pode deixar o céu da boca mais sensível e favorecer a formação de feridas, que podem ser acompanhadas por dor, inflamação, ardência e desconforto.

No entanto, nem todo incômodo na região do palato significa necessariamente que existe a presença de algum problema grave de saúde. Sendo assim, por vezes é necessário que o paciente realize uma consulta médica para que o profissional de saúde possa então analisar qual é o problema conforme nível de dor e gravidade dos sintomas.

Quais inflamações podem acometer a cavidade bucal?

Engana-se quem pensa que a boca pode apenas desenvolver as doenças mais famosas como a cárie ou então as tão temidas aftas. Essas são algumas outras inflamações que a boca pode desenvolver:

Estomatite: este tipo de inflamação engloba aftas e então herpes labial. Pode dificultar hábitos como comer, falar ou então dormir, podem aparecer em qualquer local da boca e pode ser sinal de deficiência nutricional, estresse, reação alérgica a alimentos, baixa imunidade ou alteração hormonal;

Gengivite: uma inflamação que pode denunciar a presença de outras doenças na boca. Normalmente acomete as gengivas, pode surgir devido a uma higiene oral ruim e pode ser sinal de leucemia ou diabetes;

Doença periodontal: uma inflamação mais grave do que a gengivite que pode levar ao sangramento repentino da gengiva e até a perda de dentes;

Ardor: pode se desenvolver de forma repentina ou então desenvolver de forma gradual, acometendo língua, céu da boca, gengivas, lábios ou interior das bochechas.

O que é candidíase oral?

A candidíase oral, também conhecida como candidíase na boca, é uma infecção causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca, que causa infecção, geralmente, em bebês, devido a sua imunidade ainda pouco desenvolvida, ou em adultos com o sistema imune enfraquecido devido a gripes, doenças crônicas ou HIV, por exemplo.

Quais os principais sintomas da candidíase oral?

A candidíase oral normalmente provoca o aparecimento de sinais e sintomas como:

Camada esbranquiçada na boca;
Placas de uma substância cremosa na boca;
Aparecimento de aftas na língua ou na bochecha;
Sensação de algodão dentro da boca;
Dor ou ardência nas regiões afetadas;

Qual o tratamento para candidíase oral?

Os tratamentos normalmente envolvem a aplicação tópica ou administração por via oral de medicamentos que combatem o fungo. Outros medicamentos também podem ser utilizados para reduzir sintomas simultâneos, como a dor ou o desconforto. No entanto, apenas um profissional qualificado pode fazer a prescrição correta para o seu caso.

O que é o câncer de boca?

O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que pode surgir em qualquer parte da cavidade oral: língua, gengivas, lábios, céu da boca. As principais causas da doença estão relacionadas, como já dissemos, ao tabagismo (quanto maior o período que a pessoa fuma, maior o risco), excesso no consumo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo Papilomavírus Humano- HPV.

Como a periodontite pode causar câncer?

Como a periodontite é uma infecção bacteriana, logo, a pessoa com esse quadro clínico terá microrganismos na cavidade oral que podem atacar os tecidos das gengivas e, assim, gerar reações inflamatórias crônicas. E é justamente essa inflamação que pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de boca. Também foi evidenciada a relação da perda óssea associada à periodontite ao desenvolvimento do câncer oral.

As espécies bacterianas da cavidade oral de pacientes com periodontite transformam nitrato em nitrito ou produzem acetaldeído que são componentes químicos cancerígenos. Além disso, nas doenças periodontais, as substâncias produzidas pela combustão do tabaco e pelo consumo de álcool penetram nos tecidos subjacentes, predispondo ao desenvolvimento do câncer.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário