Busca avançada
  1. Home
  2. Dor no pulmão: quais as principais causas?
Dor no pulmão: quais as principais causas?

Dor no pulmão: quais as principais causas?

  • 11 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 514 visualizações
  • 0 Comentários

O que causa dor no pulmão?

Vários fatores, como lesões, condições passageiras e emocionais podem provocar esse tipo de incômodo, isso significa que nem sempre a dor no pulmão é provocada por doenças, embora essa seja uma situação corriqueira.

O que é pneumonia?
A pneumonia é uma doença respiratória causada pela infecção no interior do pulmão que resulta em uma reação inflamatória intensa a fim de combater o organismo invasor. No caso dela, os causadores podem variar entre vírus, bactérias e fungos. O problema causa comprometimento nas trocas gasosas, o que interfere na saturação de oxigênio no corpo.

Quais os sintomas da pneumonia?

  • Falta de ar;
  • Respiração acelerada;
  • Febre alta (38ºC ou mais);
  • Tosse com catarro esverdeado, sangue ou tosse seca;
  • Suor noturno;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço ou dores musculares constantes.

Qual o tratamento da pneumonia?

O tratamento da doença respiratória pode se dar de várias formas. Isso vai variar da orientação do médico pneumologista, que será decidida de acordo com o grau do problema. Confira os tratamentos da pneumonia mais comuns:

Medicamentoso: em casos mais leves, pode ser tratada com remédios que vão combater o agente infeccioso causador do problema. Em geral, é feito o uso de antibióticos para combater o problema.

Terapia caseira: existem algumas coisas que podem ser feitas em casa para ajudar no tratamento indicado pelo especialista que auxiliam a amenizar o problema. Para isso, pode beber bastante água, fazer nebulização, repousar, evitar mudanças bruscas de temperatura e tomar apenas os medicamentos indicados.

O que é bronquite?

A bronquite é uma doença respiratória caracterizada como a inflamação das principais vias aéreas do pulmão, que são os brônquios. Essa parte do órgão tem a responsabilidade de transportar o oxigênio de/para os pulmões. A inflamação faz os brônquios ficarem irritados e inflamados, o que causa sintomas, como a tosse seca, catarro, falta de ar e chiado no peito.

Quais os sintomas da bronquite?

Catarro claro, cinza-amarelo, branco ou verde, com ou sem sangue;
Tosse com catarro ou seca;
Problemas para respirar;
Chiado ao respirar;
Desconforto no peito;
Febre;
Inchaço nas pernas;
Falta de apetite.

Qual o tratamento da bronquite?

A forma de lidar com a bronquite pode variar, dependendo se o problema é agudo ou crônico. A bronquite aguda melhora naturalmente, sem necessidade de tratamento. Contudo, a bronquite crônica exige tratamento paliativo. Para o tratamento da bronquite crônica são usados os analgésicos, anti-inflamatórios, expectorante, antitussígenos e antibióticos. Um tratamento muito comum para a manutenção de uma saúde respiratória boa se dá, por exemplo, pelo uso dos broncodilatadores

Quais os sintomas de pleurisia?
Entre os sintomas de pleurisia, podemos destacar:

dor forte na parte inferior do peito, que piora quando se está deitado;
dor nos ombros;
dor nas costas;
febre;
tosse;
dificuldade para respirar;
pulso rápido;
dor de cabeça;
Fraqueza e cansaço.

Como é o tratamento da pleurisia?
A pleurisia tem cura e o tratamento depende do que está causando a inflamação. Caso seja uma bactéria, ele será conduzido por meio de antibióticos. Caso seja um fungo, o tratamento será feito com medicamentos antifúngicos. Analgésicos também podem ser usados para aliviar os sintomas do paciente.

O que é embolia pulmonar?
Também conhecida por trombose pulmonar, é uma emergência que se caracteriza pelo entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, em geral devido a um coágulo, que impede a passagem de sangue, causando a morte progressiva da região afetada, resultando em dor ao respirar e falta de ar de início súbito e que vai piorando com o tempo. Além disso, a quantidade de oxigênio no sangue diminui, o que faz com que os órgãos do corpo possam ser afetados pela falta de oxigênio.

Quais os sintomas comuns da embolia pulmonar?
Dor torácica de início repentino ou que vai aumentando de intensidade;
Falta de ar;
Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração;
Palidez;
Ansiedade.

Como é o tratamento da embolia pulmonar?
O tratamento é feito com o uso de anticoagulantes. Um tratamento imediato para romper o coágulo reduz significativamente o risco de morte. Isso pode ser feito com anticoagulantes e medicamentos ou procedimentos. Meias de compressão e atividade física podem ajudar a prevenir a formação de coágulos.

Que outras condições podem causar dor pulmonar?
É preciso entender que dor no pulmão não é uma condição – é um sintoma. Se você sentir dor no peito, ela pode estar relacionada a qualquer sistema orgânico do peito ou abdômen. Isso inclui os pulmões, o coração e o trato intestinal.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

Deixe o seu comentário