Busca avançada
  1. Home
  2. Esporão de galo: por que surge?
Esporão de galo: por que surge?

Esporão de galo: por que surge?

  • 11 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 479 visualizações
  • 0 Comentários

Esporão de galo: porque surge?

O esporão de galo, ou esporão calcâneo é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo (sola do pé) ou ainda na região posterior do calcâneo, bem próximo à inserção do tendão de aquiles.
Essa inflamação crônica da parte inferior do calcanhar pode afetar também os tendões, e caso a inflamação se estenda por um tempo prolongado, pode acabar levando à calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, esse fenômeno é o que leva à formação dos esporões. O nome popular da doença, “esporão de galo”, associa-se, justamente, a essa calcificação semelhante à espora do galo.

O esporão de calcanhar surge devido a uso de sapatos que não amortecem impacto durante o caminhar, encurtamento da musculatura posterior dos membros inferiores ou dismetria de pernas. Para detectar a causa e solucionar a consequência no caso do crescimento ósseo e inflamação da fáscia plantar é necessário uma avaliação médica.

Quais os sintomas do esporão calcâneo?

O que caracteriza o “esporão de galo” é a dor. Geralmente, a dor é pulsante na zona plantar do calcanhar.
Mas é importante lembrar que nem toda dor nessa região é um esporão e há casos em que o problema é assintomático.

Qual é o tratamento de esporão de calcâneo?

Inicialmente, a inflamação pode ser controlada com repouso e gelo. Mas na presença de resistência, a melhor forma de tratamento é a fisioterapia, que fornece exercícios e alongamentos bem específicos para os pés e panturrilhas. A grande maioria dos pacientes responde muito bem às técnicas de fisioterapia, exercícios específicos de RPG podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Como prevenir o esporão de galo?

Confira abaixo algumas ações que podem prevenir o esporão calcâneo:
Controlar o excesso de peso do próprio corpo para diminuir a pressão nos pés;
Use calçado adequado para esportes e atividades diárias;
Evite ao máximo usar salto alto;
Fortaleça regularmente os músculos plantares, procure orientação profissional antes de iniciar o exercício;
Preste atenção à sua postura ao ficar de pé e ao caminhar;
Evite andar na ponta dos pés;

Como é feito o diagnóstico do esporão calcâneo?

O diagnóstico do esporão de galo deve ser feito pelo médico ortopedista. Para diagnosticar, além da história clínica, o médico ortopedista poderá recorrer a alguns exames, como:

Raio-X do pé (radiografia): É um exame bastante útil para confirmar o diagnóstico.

Ressonância magnética (RMN): Este exame torna-se relevante no diagnóstico diferencial de outras patologias, como por exemplo, fratura de estresse do calcâneo.

Estudo analítico: Estas análises são importantes na determinação de outras patologias, como por exemplo, infeção e/ou artrite inflamatória.

Outros exames: o médico ortopedista poderá recorrer a outros exames, dependendo da história clínica, em caso de dúvidas suscitadas em algum resultado dos exames.

O esporão de galo tem cura?

Os tratamentos médicos para esporão de galo podem reduzir a inflamação e aliviar a dor na fase aguda. No entanto, esses tratamentos não curam completamente o esporão de galo.
A única maneira de “curar” ou remover permanentemente o esporão do calcâneo é com cirurgia para remover o processo ósseo.

Nos casos de maior sucesso, ao fim de dois meses de tratamento os resultados já são visíveis. Infelizmente, nas situações menos favoráveis, o processo de recuperação pode estender-se até um ano. E, caso não seja adotado um tratamento adequado, a dor pode vir a tornar-se crónica.

Caso você esteja sentindo alguns sintomas relacionados ao esporão calcâneo, é importante procurar ajuda de um médico ortopedista, com a unicallmed você pode se consultar de qualquer lugar, quando quiser!

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

Deixe o seu comentário