Busca avançada
  1. Home
  2. Fibromialgia: causas, sintomas e tratamentos.
Fibromialgia: causas, sintomas e tratamentos.

Fibromialgia: causas, sintomas e tratamentos.

  • 29 de agosto de 2022
  • 0 Curtidas
  • 427 visualizações
  • 0 Comentários

O que é a fibromialgia?

A chamada fibromialgia ocorre quando há dores e sensação física. Ela vem acompanhada de um grande e intenso desconforto e é originada por conta de algumas alterações que ocorrem no sistema nervoso, no sistema muscular, nos tendões, nas articulações, nos ossos e pode até mesmo se originar por conta de problemas emocionais.

A fibromialgia é considerada uma síndrome que pode acabar provocando múltiplos pontos de dores espalhados por todo o corpo. Associado ao quadro de dor, pode acabar apresentando algumas manifestações de fadiga, depressão e ansiedade, assim como algumas alterações intestinais. A boa notícia é que existe tratamento para a fibromialgia e todos esses sintomas podem ser controlados e a qualidade de vida e o bem estar do paciente pode ser restabelecido.

A presença de dores é como se fosse um alerta do organismo, falando sobre como está nossa integridade física, como o alerta de alguma lesão ou disfunção que esteja presente no organismo. Alguns pacientes podem sofrer de dores crônicas.

Essas, diferenças entre as dores episódicas, são constantes e limitadoras, normalmente elas estão ligadas a uma doença ou a alguma condição mais grave, sem função de alerta. A fibromialgia é um exemplo muito comum de uma síndrome que causa uma intensa e forte dor crônica, e que é bastante prevalente entre a população em todo o mundo.

A fibromialgia (FM) é considerada uma das maiores causadoras de dores crônicas conhecidas no mundo hoje em dia. Só no Brasil, pelo menos 2,5% da população tem que conviver com a fibromialgia. Ela se trata de uma síndrome que tem como característica, causar dores que irradiam por todo o corpo, principalmente na região muscular do paciente.

A sensação de dor é, normalmente, muito intensa, e por conta disso causa cansaço extremo, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações no intestino. Comumente, a fibromialgia pode ser confundida com transtornos psicológicos e é vista com um certo descrédito pelas pessoas que estão em volta do paciente, o que pode acabar agravando ainda mais o seu quadro.

A síndrome ocorre normalmente em mulheres jovens ou de meia-idade, mas ela pode acabar afetando também qualquer indivíduo.

Quais são os principais sintomas?

Separamos abaixo alguns os principais sintomas associados à fibromialgia, confira:

  • Presença de dor persistente e intensa sensibilidade pelo corpo inteiro, principalmente na região cabeça, no tórax e na coluna vertebral;
  • Rigidez corporal;
  • Sensação de extremo cansaço e fadiga;
  • Dificuldades cognitivas;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Comprometimento das atividades diárias.

Ao demonstrar algum desses sintomas é de fundamental importância procurar profissionais da saúde de confiança, para que seja dado o diagnóstico de forma correta.

Como é feito o diagnóstico?

A fibromialgia é uma síndrome muito difícil de ser detectada apenas com exames laboratoriais e diagnósticos como radiografia ou exame de sangue. Por conta disso, o especialista geralmente realiza o diagnóstico através do relato de sintomas feito pelo paciente e por meio de um exame de contato físico, que identifica os pontos dolorosos.

Essa doença pode ser facilmente confundida com alguma outra lesão como por exemplo a tendinite, principalmente depois do paciente descrever o relato de dores presentes nos ombros, na coluna cervical e nos joelhos.

‍Como é feito o tratamento?

Na verdade, não existe nenhum tratamento definitivo para cura da fibromialgia. Em quase todos os casos, o médico irá fazer uma recomendação de algumas mudanças e reformulações no estilo de vida e nos medicamentos do paciente para que se tenha um controle da intensidade da dor. Exercícios físicos, por exemplo, são bastante recomendados para que se possa ter um alívio dos sintomas, com bons resultados.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário