Busca avançada
  1. Home
  2. Gordura Visceral: o que é e 4 exercícios para eliminar!
Gordura Visceral: o que é e 4 exercícios para eliminar!

Gordura Visceral: o que é e 4 exercícios para eliminar!

  • 27 de junho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 545 visualizações
  • 0 Comentários

O que é gordura visceral?

A gordura visceral é um tipo de gordura que se desenvolve e é localizada na cavidade abdominal, próximo a alguns órgãos vitais, e está relacionada à grande risco de aumento de algumas doenças no sistema cardiovascular, principalmente o infarto e a aterosclerose, isso ocorre pelo fato desse tipo de gordura ter a capacidade de também ficar depositada no coração.

Com o passar do tempo, essa gordura vai se acumulando, e o acúmulo desse tipo de gordura ocorre principalmente devido aos hábitos de vida não saudáveis, principalmente quando se desenvolve hábitos de alimentação rica em açúcar, gordura e alimentos processados. A falta de prática de atividade física também contribui para o agravamento e acúmulo da gordura visceral.

Por essa razão, é de fundamental importância que se adotem alguns hábitos de vida mais saudáveis como alimentação de qualidade e exercícios físicos regulares, pois isso vai ajudar a impedir o acúmulo de gordura visceral e, a partir daí, vai diminuir o risco para a sua saúde, lembre-se que é importante ter uma alimentação saudável e pobre em gorduras e açúcar, além de praticar atividade física aeróbica de forma regular.

A presença de quantidades elevadas de gordura visceral pode interferir no funcionamento adequado de alguns órgãos, isso acontece porque a gordura também se acumula em alguns órgãos, como: fígado, estômago, intestino e coração, além de também poder auxiliar no desenvolvimento de resistência à insulina, elevando assim os riscos de desenvolver diabetes.

Diante disto, a presença de gordura visceral pode trazer consequências sérias para a saúde devido ao maior risco do desenvolvimento de algumas doenças, como por exemplo: as doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose, também a diabetes, insuficiência hepática, pressão alta e outras graves condições.

Por isso, é necessário que você se consulte com seu médico clínico geral ou cardiologista, assim como um nutricionista, para que seja feita uma avaliação geral, com o intuito de identificar os níveis de gordura visceral, possíveis causas do seu desenvolvimento e, assim, serem indicadas medidas que vão ajudar a eliminar a gordura visceral e prevenir os riscos trazidos por ela.

Quais são as principais causas do acúmulo da gordura visceral?

O acúmulo de gordura visceral e subcutânea ocorre geralmente devido a hábitos de vida não saudáveis, como o sedentarismo e alimentação rica em gordura e açúcar. A presença de grandes quantidades de gordura visceral podem também estar relacionadas com qualidade de sono ruim e altos níveis do hormônio cortisol, que pode ter várias consequências ruins para a saúde.

04 exercícios que ajudam a eliminar a gordura visceral:

Os exercícios são uma parte importante do processo de eliminação da gordura, e você deve saber quais os exercícios certos para te ajudar, por isso, separamos abaixo alguns desses importantes exercícios para prevenir e eliminar a gordura visceral, confira abaixo:

Caminhada rápida ou corrida:
Caminhadas e corridas intensificam os batimentos cardíacos, aceleram o metabolismo e são, por isso, uma excelente forma de perder gordura visceral.

Pular corda:
Pular corda é um ótimo exercício, porque exige intensidade e esforço, sendo que 30 minutos desta prática é capaz de causar a perda de 300 calorias.

Exercícios funcionais:
Essa prática pode causar uma grande perda de calorias e gordura visceral em poucas semanas. Esta atividade se resume em se exercitar utilizando o peso do próprio corpo, e o auxílio de cabos elásticos, pequenos pesos e bolas apropriadas.

Andar de bicicleta:
Essa prática é uma excelente forma de eliminar esse tipo de gordura, pois trabalha a parte cardiovascular e causa uma forte queima de calorias. O correto é que o exercício seja praticado, pelo menos, 3 vezes na semana. Andar de bicicleta pode queimar até 400 calorias por hora, além de aumentar o fortalecimento das pernas e do abdômen.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

Deixe o seu comentário