Busca avançada
  1. Home
  2. Infecção urinária traz riscos a saúde?
Infecção urinária traz riscos a saúde?

Infecção urinária traz riscos a saúde?

  • 16 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 361 visualizações
  • 0 Comentários

O que é infecção urinária?

Infecção urinária é a presença anormal de patogênicos (que causam doença) em alguma região do trato urinário. Algumas pessoas, especialmente mulheres, podem apresentar bactérias no trato urinário e não desenvolverem infecção urinária, chamadas de bacteriúria assintomática.

Quais os sintomas da infecção urinária?

Entre os sintomas mais comuns da infecção urinária estão:

Ardência ao urinar;
Necessidade de urinar com urgência várias vezes ao dia;
Urina avermelhada (com sangue);
Dores no “pé da barriga”, abaixo do abdômen.
Em casos de Pielonefrite (infecção nos rins), calafrios e cansaço também podem ser notados pelos pacientes.

Como é feito o diagnóstico da Infecção Urinária?

Ao sentir os primeiros sintomas descritos acima, um especialista deve ser procurado. Inicialmente, ele fará algumas perguntas sobre o seu histórico familiar da doença.

Um exame de coleta de urina será solicitado e possivelmente um exame de imagem também (ideal para avaliar se os sintomas não são de pedra no rim).

O que causa infecção urinária?

A maioria das infecções urinárias é provocada por bactérias. Em alguns casos, podemos encontrar também infecções por fungos, geralmente em doentes diabéticos ou quando o sistema imunológico (sistema de defesa) está deficitário.

As infecções do trato urinário por vírus ou parasitas são raras. Entre 70 a 80% das infecções urinárias são provocadas por Escherichia coli. Outras bactérias comuns são o Enterococcus, o Proteus e a Klebsiella. Em 10 a 15% dos doentes com sintomas não conseguimos identificar o agente envolvido. As principais causas da infecção urinária incluem:

  • Segurar o xixi por muito tempo
  • Fazer a higiene íntima incorretamente
  • Beber pouca água durante o dia
  • Utilizar absorventes por muito tempo
  • Ter pedras nos rins

Como tratar a infecção urinária?

Os dois principais tipos de remédios usados para tratar a infecção urinária são os antibióticos, que eliminam as bactérias, e os analgésicos, que ajudam a aliviar os sintomas durante os primeiros dias.

Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados por um médico e os mais comuns indicados para tratar este tipo de infecção incluem:

  • Fosfomicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Levofloxacino;
  • Cefalexina;
  • Amoxicilina;
  • Ceftriaxona;
  • Azitromicina;
  • Doxiciclina.

Estes antibióticos devem ser tomados até o último dia que o médico prescreveu, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Quais são os analgésicos usados para tratar a infecção urinária?

A fenazopiridina é o principal analgésico receitado pelo médico, porque ele diminui os espasmos e anestesia a bexiga e a uretra, aliviando sintomas como dor ao urinar ou queimação. Este medicamento pode ser comprado nas farmácias com o nome de Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Além disso, os analgésicos mais comuns, como Paracetamol ou Ibuprofeno, também podem ser indicados para ajudar a aliviar alguns sintomas, especialmente quando não são muito intensos.

Conheça alguns mitos e verdades relacionados à infecção urinária!

É necessário urinar depois do sexo para evitar a infecção?

Verdade. Durante o sexo, o corpo humano entra em contato com muitas bactérias que podem passar tanto no canal urinário feminino quanto no masculino. Eliminar a urina após a prática pode ajudar a remover as possíveis bactérias que se acumulam durante a relação.

Sempre que houver ardor ao urinar, é infecção urinária?

Mito. Segundo pesquisas, apenas 20% dos casos de dor e ardor são resultado de infecções urinárias. Os outros 80% não apresentam alterações que comprovem o diagnóstico. O incômodo pode estar relacionado a infecções ginecológicas, traumatismo local ou irritações.

Segurar a urina causa infecção urinária?

Verdade. O fato de reter a urina favorece um aumento da população bacteriana da flora local, podendo ocasionar a infecção. O nosso trato urinário tem uma flora bacteriana própria, que coloniza o sistema, e é eliminada periodicamente ao urinar.

A limpeza após a evacuação não tem nada a ver com a infecção urinária?

Mito. Em quase 90% das vezes, a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a culpada. Por isso, é tão importante fazer corretamente a higiene íntima, limpando sempre da vagina em direção ao ânus.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário