Infecção urinária traz riscos a saúde?
- 16 de setembro de 2022
- 0 Curtidas
- 3039 visualizações
- 0 Comentários
O que é infecção urinária?
Infecção urinária é a presença anormal de patogênicos (que causam doença) em alguma região do trato urinário. Algumas pessoas, especialmente mulheres, podem apresentar bactérias no trato urinário e não desenvolverem infecção urinária, chamadas de bacteriúria assintomática.
Quais os sintomas da infecção urinária?
Entre os sintomas mais comuns da infecção urinária estão:
Ardência ao urinar;
Necessidade de urinar com urgência várias vezes ao dia;
Urina avermelhada (com sangue);
Dores no “pé da barriga”, abaixo do abdômen.
Em casos de Pielonefrite (infecção nos rins), calafrios e cansaço também podem ser notados pelos pacientes.
Como é feito o diagnóstico da Infecção Urinária?
Ao sentir os primeiros sintomas descritos acima, um especialista deve ser procurado. Inicialmente, ele fará algumas perguntas sobre o seu histórico familiar da doença.
Um exame de coleta de urina será solicitado e possivelmente um exame de imagem também (ideal para avaliar se os sintomas não são de pedra no rim).
O que causa infecção urinária?
A maioria das infecções urinárias é provocada por bactérias. Em alguns casos, podemos encontrar também infecções por fungos, geralmente em doentes diabéticos ou quando o sistema imunológico (sistema de defesa) está deficitário.
As infecções do trato urinário por vírus ou parasitas são raras. Entre 70 a 80% das infecções urinárias são provocadas por Escherichia coli. Outras bactérias comuns são o Enterococcus, o Proteus e a Klebsiella. Em 10 a 15% dos doentes com sintomas não conseguimos identificar o agente envolvido. As principais causas da infecção urinária incluem:
- Segurar o xixi por muito tempo
- Fazer a higiene íntima incorretamente
- Beber pouca água durante o dia
- Utilizar absorventes por muito tempo
- Ter pedras nos rins
Como tratar a infecção urinária?
Os dois principais tipos de remédios usados para tratar a infecção urinária são os antibióticos, que eliminam as bactérias, e os analgésicos, que ajudam a aliviar os sintomas durante os primeiros dias.
Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados por um médico e os mais comuns indicados para tratar este tipo de infecção incluem:
- Fosfomicina;
- Ciprofloxacino;
- Levofloxacino;
- Cefalexina;
- Amoxicilina;
- Ceftriaxona;
- Azitromicina;
- Doxiciclina.
Estes antibióticos devem ser tomados até o último dia que o médico prescreveu, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.
Quais são os analgésicos usados para tratar a infecção urinária?
A fenazopiridina é o principal analgésico receitado pelo médico, porque ele diminui os espasmos e anestesia a bexiga e a uretra, aliviando sintomas como dor ao urinar ou queimação. Este medicamento pode ser comprado nas farmácias com o nome de Pyridium ou Uristat, por exemplo.
Além disso, os analgésicos mais comuns, como Paracetamol ou Ibuprofeno, também podem ser indicados para ajudar a aliviar alguns sintomas, especialmente quando não são muito intensos.
Conheça alguns mitos e verdades relacionados à infecção urinária!
É necessário urinar depois do sexo para evitar a infecção?
Verdade. Durante o sexo, o corpo humano entra em contato com muitas bactérias que podem passar tanto no canal urinário feminino quanto no masculino. Eliminar a urina após a prática pode ajudar a remover as possíveis bactérias que se acumulam durante a relação.
Sempre que houver ardor ao urinar, é infecção urinária?
Mito. Segundo pesquisas, apenas 20% dos casos de dor e ardor são resultado de infecções urinárias. Os outros 80% não apresentam alterações que comprovem o diagnóstico. O incômodo pode estar relacionado a infecções ginecológicas, traumatismo local ou irritações.
Segurar a urina causa infecção urinária?
Verdade. O fato de reter a urina favorece um aumento da população bacteriana da flora local, podendo ocasionar a infecção. O nosso trato urinário tem uma flora bacteriana própria, que coloniza o sistema, e é eliminada periodicamente ao urinar.
A limpeza após a evacuação não tem nada a ver com a infecção urinária?
Mito. Em quase 90% das vezes, a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a culpada. Por isso, é tão importante fazer corretamente a higiene íntima, limpando sempre da vagina em direção ao ânus.
Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!
Deixe o seu comentário