Busca avançada
  1. Home
  2. Nimesulida: o que é, para que serve e quais os efeitos colaterais?
Nimesulida: o que é, para que serve e quais os efeitos colaterais?

Nimesulida: o que é, para que serve e quais os efeitos colaterais?

  • 1 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 484 visualizações
  • 0 Comentários

Nimesulida: o que é, para que serve e quais os efeitos colaterais?

A chamada nimesulida consiste em um remédio anti-inflamatório, analgésico e antipirético, que tem como função inibir uma enzima que tem a responsabilidade de realizar a produção de substâncias inflamatórias presentes no corpo, e por conta disso esse medicamento é indicado para o alívio de diferentes tipos de dor, de inflamação ou febre, como por exemplo, dores na garganta, dores de cabeça ou cólicas do período menstrual.

Este remédio pode ser adquirido na maioria das farmácias ou em drogarias em forma de comprimidos, de cápsula, em gotas, granulado, supositório ou pomada, e geralmente recebe o nome comercial de Nisulid, na sua composição genérica com o nome nimesulida ou com os nomes parecidos com Cimelide, Maxsulid, Nimesilam ou Norteada, por exemplo.

Esse é um medicamento indicado para adultos e para crianças que tenham mais de 12 anos de idade e deve ser utilizado de acordo com a indicação médica.

Qual é a função da nimesulida?

A nimesulida é um medicamento anti-inflamatório não esteróide, que possui propriedades que são analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas, é um remédio geralmente indicado para o tratamento de casos como:

  • Dores no ouvido;
  • Dor de garganta;
  • Dor de dente;
  • Cólicas do período menstrual;
  • Dor e desconforto depois de realizar uma cirurgia dentária;
  • Osteoartrite;
  • Febre constante;
  • Dores na cabeça;
  • Dor e fraqueza na região das articulações.

Ademais, quando encontrada em forma de gel ou de pomada, esse medicamento pode ser utilizado para promover um alívio da dor em tendões, ligamentos, músculos e articulações por conta de traumatismos.

Como utilizar a nimesulida?

A forma correta de se utilizar a nimesulida vai depender de qual é a apresentação do remédio. Caso seja na forma de comprimido, de cápsula, em solução de gotas, em comprimido dispersível ou em granulado, deve ser ingerido pela via oral depois de realizar uma refeição, caso seja uma pomada deve ser utilizada de forma direta na pele e o supositório aplicado via retal.

As doses de nimesulida geralmente recomendadas pelo profissional da saúde para adultos ou crianças com mais de 12 anos são:

No caso de comprimidos de 100 mg a dose normalmente solicitada é de 50 a 100mg, isso significa de meio a um comprimido por via oral, que deve ser ingerido de 12 em 12 horas;

Já no caso das cápsulas de 200 mg: a dose que é solicitado normalmente é de 1 cápsula por via oral, uma vez por dia;

Quando se trata de comprimidos dispersíveis ou granulado de 100 mg é recomendado dissolver 1 comprimido ou o granulado em cerca de 100 mL de água, e ingerir por via oral em um período de 12 em 12 horas por dia;

No caso da solução em gotas de 50 mg/mL a dose normalmente solicitada é de 1 gota por cada kg de peso corporal, e deve ser consumida em um intervalo de 12 em 12 horas;

Pomada dermatológicas devem ser aplicadas em uma fina camada sobre a pele no local que foi afetado , deve-se fazer isso 2 vezes ao dia, durante um período de 7 a 15 dias;

No caso do supositório de 100 mg a dose geralmente recomendada é de 1 supositório de 100 mg por via retal, a cada 12 horas.

É importante lembrar que não se deve fazer o uso desse medicamento sem a indicação médica.

Quais os efeitos colaterais da nimesulida?

Os efeitos colaterais mais comuns desse medicamento são diarreia, náuseas ou vômitos.
Ademais, mesmo que seja muito raro, pode também acontecer coceira ou inchaço na pele, suor em excesso, prisão de ventre, elevação de gases do intestino, gastrite, tonturas, vertigens ou aumento da pressão arterial.

Caso apresente alguns efeitos persistentes é importante procurar um médico para que se realize alguns exames para descartar a possibilidade de existir algum problema mais sério.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário