Busca avançada
  1. Home
  2. O que é e para que serve a ecodopplercardiograma?
O que é e para que serve a ecodopplercardiograma?

O que é e para que serve a ecodopplercardiograma?

  • 11 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 511 visualizações
  • 0 Comentários

O que é e para que serve a ecodopplercardiograma?

Outro nome dado ao ecodopplercardiograma é: ecocardiografia ou ultrassom do coração, e possui diversos tipos, como unidimensional, bidimensional e com doppler, que são solicitados pelo médico de acordo com o que se deseja avaliar.

Ecodopplercardiograma é uma ecocardiografia realizada com Doppler.
Resumidamente, o exame utiliza ondas sonoras de alta frequência (com mais de 20 mil Hz) para obter imagens estáticas e em movimento do músculo cardíaco. Aliada ao Doppler, a ecocardiografia é capaz também de avaliar o fluxo sanguíneo através das cavidades e válvulas na região.
A partir desses registros, é possível visualizar o tamanho do coração, características das paredes das cavidades cardíacas e o funcionamento do órgão.

Para que serve?

O ecodopplercardiograma serve para analisar a saúde do coração, identificando possíveis anormalidades e doenças nas cavidades, válvulas e vasos sanguíneos.

Anomalias congênitas são aquelas desenvolvidas pelo bebê durante a gestação, ou seja, já estão presentes no nascimento. Já a atresia pulmonar impede a comunicação entre a parte direita do coração e os pulmões, dificultando a oxigenação do sangue. Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) e atresia pulmonar são exemplos de doenças congênitas na região cardíaca.

Quais os tipos?

A ecodopplercardiograma transtorácico é um tipo de exame médico que permite que o médico estude a estrutura do coração do paciente, além dos movimentos realizados pelo órgão e do fluxo sanguíneo que entra e que sai de dentro dele.

Efeitos da hipertensão podem ser descobertos no ecodopplercardiograma, assim como valvopatias, por exemplo. Geralmente, o paciente com queixa de dor no peito passa pelo ecodopplercardiograma transtorácico para checar o funcionamento global do coração.

Na Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE), a maioria das estruturas do lado esquerdo do coração é pouco desenvolvida, prejudicando o fluxo sanguíneo exigido para uma série de atividades do corpo humano.

A ecodopplercardiograma fetal em casos raros, como na presença de arritmias, é possível iniciar o tratamento ainda durante a gestação.
Durante esse procedimento, o paciente é sedado e um transdutor (aparelho de ultrassom) é introduzido até o esôfago, possibilitando a emissão de ondas sonoras com frequências maiores.

Já a ecodopplercardiograma com estresse, costuma ser recomendado para avaliar pacientes com valvulopatias (doenças nas válvulas cardíacas) ou doença coronariana.

Como é feito o preparo para o exame?
Nas versões mais complexas, como o ecodopplercardiograma transesofágico ou ecodopplercardiograma com estresse farmacológico, exigem jejum de quatro ou seis horas, segundo a orientação médica.

Os tipos mais comuns do exame – transtorácico e fetal – não exigem preparo. O teste é simples, indolor e costuma durar menos de meia hora. O paciente deita sob o lado esquerdo do corpo, ou de barriga para cima, com o tórax nu. O médico, então, desliza o aparelho sobre o peito do paciente, pressionando o transdutor eventualmente, para visualizar melhor as estruturas anatômicas.

A partir das imagens, mostradas em um monitor em tempo real, o profissional verifica se há alguma anomalia aparente, podendo estender o exame por alguns minutos para colher mais registros. Mulheres podem realizar o teste com uma camisola cirúrgica, durante o procedimento, pode ser preciso que o paciente troque de posição.
Na modalidade transesofágica, o paciente é levemente sedado para a introdução de uma sonda pela boca. A sonda é posicionada no esôfago e, devido à proximidade com o coração, o exame tem maior sensibilidade que outras técnicas.

Resultados do ecodopplercardiograma:
O diagnóstico pode ser observado quando há relato de sintomas ou até mesmo arritmias. Isso porque a frequência cardíaca costuma sofrer alterações durante alguns períodos do dia, como na prática de exercícios físicos ou após a ingestão de substâncias estimulantes, como a cafeína.

Um ecodopplercardiograma pode indicar e confirmar suspeitas de doenças graves no coração.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário