Busca avançada
  1. Home
  2. O que é medicina integrativa e quais benefícios?
O que é medicina integrativa e quais benefícios?

O que é medicina integrativa e quais benefícios?

  • 13 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 493 visualizações
  • 0 Comentários

O que é medicina integrativa e quais benefícios?

A medicina integrativa pode ser definida como uma prática médica que se preocupa em oferecer um tratamento, que trata não apenas a doença, mas o paciente como um todo. Todo o tratamento é baseado na individualidade do paciente, levando em consideração aspectos como sua personalidade, sua forma de se relacionar com o mundo, entre outros.

Todos os impactos da vida do paciente são levados em consideração durante o tratamento, por isso, eles reconhecem não apenas sintomas, mas situações estressantes, alimentação, e outros aspectos. Pensando na individualidade de cada pessoa, um plano de tratamento é desenvolvido especialmente para cada paciente, baseado não apenas na sua doença, mas em toda a sua vida.

Essa prática também coloca o paciente como personagem principal do seu tratamento. Ou seja, ele deixa de ser um receptor de remédios e exames, e começa a se ver como principal agente para sua saúde.
Durante o tratamento, os profissionais da saúde tem como principal objetivo alcançar as melhores condições para o paciente, visando não apenas a cura de uma doença específica, mas uma melhora na qualidade de vida como um todo.

A medicina integrativa não é coisa só de médico: enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais da saúde precisam levá-la em consideração no atendimento aos seus pacientes e trabalhar em conjunto.

Quais são os benefícios da medicina integrativa?

Além das melhorias físicas, o principal benefício da medicina integrativa é a criação de qualidade de vida para o paciente, ainda que sua enfermidade seja complicada.

Diferente de procedimentos padrões, essas práticas são feitas com gosto e vontade pelo paciente, o que faz toda diferença nos resultados. Afinal, uma pessoa feliz tem muito mais chances de recuperação.

Outro benefício importante é o desenvolvimento da percepção do próprio paciente que ele é responsável pelo seu tratamento, ou seja, o despertar para a autocura. Através dessas técnicas complementares, o paciente deixa de ser “passivo” em relação ao seu processo e se engaja com mais determinação e disciplina.

Dessa forma, percebe que só ele mesmo é capaz de construir interna e externamente um ambiente favorável a manutenção da sua saúde.

Os benefícios não param por aí.

Em alguns casos, os resultados com práticas alternativas são tão eficazes que são dispensados outros tipos de procedimentos que seriam mais invasivos.

Por meio da junção entre o saber médico tradicional e todo seu aparato com os conhecimentos alternativos que vêm de culturas e povos ancestrais, a enfermidade toma uma outra dimensão e é encarada com outra postura tanto do profissional quanto do paciente. Curar tornar-se um processo mais integrado e saúde uma construção contínua.

O que muda na relação entre profissionais e pacientes?

A medicina integrativa traz mudanças na relação entre os profissionais da saúde e seus pacientes. Isso porque a relação deixa de ser apenas específica e passa a ser mais terapêutica. O foco sai da doença e passa a estar no indivíduo.

A medicina integrativa na prevenção de doenças e no aumento de qualidade de vida para os pacientes:
Como a medicina integrativa cuida do paciente e não apenas da doença, diversos aspectos são trabalhados, mesmo que não estejam diretamente ligados à doença.

Por exemplo, com a ajuda de um acompanhamento psicológico, florais, um paciente acima do peso pode aprender a lidar melhor com situações de estresse, sem necessariamente utilizar uma das causas desse distúrbio.
Dessa forma, você pode ajudar tanto no tratamento do seu paciente, bem como na prevenção de futuras intervenções, como uma possível cirurgia bariátrica.

Assim, os médicos conseguem curar uma doença e prevenir diversas outras que poderiam vir com o tempo, sem um foco total no cuidado e atenção.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário