Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz a nefrologia?
O que faz a nefrologia?

O que faz a nefrologia?

  • 13 de setembro de 2019
  • 6 Curtidas
  • 842 visualizações
  • 0 Comentários

A nefrologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e fazer tratamentos clínicos das doenças do sistema urinário, comumente relacionadas ao rim.

Além disso, é este especialista quem pode orientar, indicar e acompanhar o tratamento de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal.

Na maioria dos casos, as doenças renais apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais, o que pode atrapalhar o diagnóstico e o início rápido e eficaz do tratamento, que são fatores imprescindíveis para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Por isso, quando o tratamento é feito logo na fase inicial do desenvolvimento das doenças renais, isso é convertido em resultados mais rápidos e melhores para a saúde e o bem estar do paciente, como controle da pressão arterial, diminuição de doenças dos rins, entre outras.

Dependendo do caso e do estado do paciente, é possível controlar a doença e não haver necessidade de tratamentos mais severos, como a hemodiálise.

Quando procurar um nefrologista?

Um especialista nefrologista deve ser procurado quando houver sintomas no sistema urinário do paciente, como por exemplo: mudança na coloração da urina, dificuldade ou dores frequentes para urinar e outros sintomas semelhantes.

Separamos 07 sintomas que você deve estar atento para caso demonstrar, procurar esse profissional da saúde:

  1. Dor ou ardência para urinar.
  2. Mau cheiro na urina.
  3. Dor permanente na região lombar.
  4. Inchaço nas mãos, pés ou olhos.
  5. Pressão arterial alta.
  6. Palidez ou anemia.
  7. Presença de sangue na urina.

O Nefrologista deve ser procurado também quando o problema do paciente é específico do rim, por exemplo caso o paciente sofra com insuficiência renal, cistos e constantes infecções urinárias.

Além disso, fique atento caso demonstre edemas, inchaços e urina com sangue. Não é comum que as doenças renais apresentem sintomas específicos, por essa razão, se prevenir delas sempre é a melhor opção.

É importante procurar profissionais qualificados para isso, pensando nisso a Unicallmed oferece o melhor atendimento e os melhores profissionais para te ajudar quando você precisar se consultar com um profissional da saúde.

nefrologia nefrologia

O que acontece na consulta com um nefrologista?

Quando o paciente procura um profissional para uma visita de rotina, algumas perguntas geralmente são feitas, como: histórico de doenças renais na família, como é a alimentação do paciente, profissão e se faz uso de remédios.

Depois, o médico poderá solicitar exames para ver se está tudo caminhando corretamente. Esse tipo de consulta é muito importante e ajuda a evitar muitas doenças e problemas, como por exemplo, o câncer de rim.

Mas caso o paciente tenha procurado um nefrologista para falar de algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Assim como ocorre na consulta de rotina, o médico vai fazer perguntas sobre a vida do paciente. Logo em seguida vai analisar os sintomas que ela vem sentindo e tentar achar a sua causa. Assim, poderá pedir exames para fazer uma melhor avaliação do paciente.

Depois de fazer uma análise dos sintomas e do resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento, caso haja alguma doença. Além disso, pode indicar que seu paciente procure outros especialistas e até pedir para que ele mude alguns hábitos alimentares.

Exames comuns solicitados pelo nefrologista?

Um dos exames mais comuns solicitados pelo nefrologista é o exame de urina, continue a leitura e veja mais detalhes sobre esse exame.

Exame de urina: O mau funcionamento dos rins pode ser detectado decorrentemente do exame de urina. Este exame além de mostrar problemas na via urinária, pode conter elementos que informem a presença de doenças ou anormalidades renais. Veja alguns detalhes de alguns dos principais critérios avaliados pelo exame de urina.

  • Glicose: A glicose na urina é muito comum em pacientes diabéticos. Isso ocorre porque esse tipo de carboidrato concentra-se no sangue em alto nível e, consequentemente, são filtrados pelos rins e eliminados pela via urinária.
  • Sangue: A presença de sangue ou de moléculas de glóbulos vermelhos não são normalmente detectadas no exame de urina. Caso seja identificada no exame, pode ser necessária uma investigação mais cautelosa do paciente.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do nefrologista e do histórico do paciente.

Separamos 03 doenças que são tratadas pelo nefrologista, confira:

  1. Pedra nos rins: São formadas principalmente pela pouca ingestão de água, consumo elevado de sal e proteínas.
  2. Cistos renais: São “bolhas” que se formam no meio do rim.
  3. Tumor ou câncer de rim: Embora seja raro, o tumor ocorre devido à alta frequência dos cistos renais.

Mitos e verdades sobre a nefrologia:

Para sanar algumas dúvidas, acompanhe abaixo uma lista do que é mito e verdade em relação à saúde renal.

1. O consumo de leite eleva o risco de desenvolver cálculo renal?

Falso!  A associação de que o consumo de leite está relacionada ao surgimento de pedras nos rins se deve ao fato de a bebida ser rica em cálcio. Porém, o consumo de cálcio não está ligado à formação de cálculos renais.

2. A carambola pode afetar a saúde renal?

Verdade! Apesar de ser rica em vitaminas e sais minerais, a carambola possui uma neurotoxina que não é eliminada pelos rins de pessoas com insuficiência renal

3. A pedra nos rins é uma das condições mais dolorosas?

Verdade!  A formação de cálculos no interior dos rins pode acabar bloqueando parte da via urinária. Quando o cálculo começa a se movimentar em direção à bexiga, o paciente sente uma dor intensa e muitas vezes insuportável

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário