Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz o pediatra?
O que faz o pediatra?

O que faz o pediatra?

  • 21 de abril de 2022
  • 0 Curtidas
  • 653 visualizações
  • 0 Comentários

Pediatra é o especialista responsável por cuidar de crianças e adolescentes, ele auxilia e trata de questões que são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.

Para garantir um crescimento e desenvolvimento saudáveis, o pediatra ajuda e orienta os pais em relação a:

– Vacinação
– Alimentação
– Exames periódicos
– Crescimento e desenvolvimento
– Prevenção de acidentes
– Constância nas consultas

Quando procurar o pediatra?

O ideal é procurar esse especialista o quanto antes, para que ele possa avaliar e acompanhar o ganho de peso, o crescimento, a amamentação, o desenvolvimento e o calendário de vacinação da criança.

O pediatra também pode ser procurado em casos de sintomas ou sinais de alguma doença, emergências ou para esclarecer as dúvidas dos pais, principalmente em casos de recém-nascidos.

Separamos 04 dos sintomas mais comuns que os pais devem estar atento para levar a criança a este especialista:

– Vômito após as refeições
– Febre alta (acima dos 38ºC)
– Urina concentrada e com cheiro forte ou pouca urina
– Dificuldade para respirar, respiração rápida ou chiado ao respirar.

O que acontece na consulta com o pediatra?

Quando os pais levam seus filhos ao pediatra para uma consulta, o médico geralmente faz uma anamnese, para conhecer o histórico de doenças na família, comportamento da criança, queixas, se há sintoma de alguma doença, entre outras.

Em seguida, se necessário o médico pode pedir alguns exames de rotina. Esse tipo de consulta é muito importante para que muitas doenças sejam evitadas, além de trazer tranquilidade aos pais.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o pediatra vai iniciar o tratamento da doença, caso haja necessidade. Além disso, o pediatra pode indicar que a criança faça uma consulta com outro médico.

É imprescindível que sejam levados carteira de vacinação e dados de maternidades para a consulta.

Quais exames mais comuns solicitados pelo pediatra?

Como vimos acima, durante a consulta, os pediatras podem pedir alguns exames para verificar a saúde da criança. Eles são importantes não apenas para checar a presença de alguma patologia, mas principalmente para a prevenção de qualquer problema.

Separamos 05 dos principais exames que podem ser realizados sob orientação do pediatra. Acompanhe!

Exame de urina:
Esse é um teste simples que auxilia na detecção de diversas patologias, por meio dele, é possível identificar a presença de bactérias, infecções e também quantificar se há perda de proteína e desnutrição infantil.

Exame de sangue:
Esse exame é imprescindível para a manutenção da saúde dos pequenos, através dele é possível identificar patologias comuns entre as crianças. Além disso, ele permite a identificação de doenças crônicas já na infância.

Exame de vista:
Na maternidade, o teste do olhinho deverá ser feito para verificar se está tudo normal com a visão do recém-nascido. A partir do seu primeiro ano de vida, o exame de vista passa a ser recomendado novamente a fim de checar todo o desenvolvimento de visão da criança neste período.

Exame de audição:
O teste da orelhinha também é realizado na maternidade com o objetivo de avaliar a recepção de sons pelo bebê. É recomendável continuar monitorando a saúde auditiva da criança em seus primeiros anos de vida e, também, na sua vida escolar.

Glicemia e insulina:
Os testes de glicemia e insulina podem ser importantes para identificar e combater a patologia no pequeno, especialmente se há casos da doença na família.

Quais as principais doenças relacionadas à pediatria?

As doenças mais comuns em crianças são aquelas que quase todo mundo contrai na infância. Vamos abordar 03 das principais doenças que atingem as crianças:

Catapora:
É uma doença contagiosa, bastante comum nos pequenos que estão em fase escolar. O principal sintoma da catapora são as bolhas d’água avermelhadas que surgem por todo o corpo e provocam coceira intensa, também a doença costuma causar febre alta, indisposição, falta de apetite e dores no corpo.

Alergias:
As alergias podem ser provocadas por uma série de fatores, como alimentação, ácaros, fungos, pelos de animais, entre outros. As alergias respiratórias podem provocar espirros, congestões nasais, tosses, e outros sintomas mais graves. Já as alergias alimentares costumam causar coceiras, erupções na pele, diarréias, dores abdominais e na cabeça.

Infecções no ouvido e na garganta:
A infecção no ouvido pode ser causada por fatores como excesso de umidade no canal auditivo ou por acúmulo de secreção na região em virtude de gripes ou resfriados. Já as infecções na garganta são causadas pelo contato com a saliva e outras secreções contaminadas por um vírus ou também podem ser provocadas por uma bactéria.

Mitos e verdades sobre a pediatria:
Muitas dúvidas surgem quando se trata da saúde dos pequenos, pensando nisso separamos algumas respostas às perguntas mais comuns em relação à pediatria:

Os bebês sentem mais frio que os adultos?

Verdade. Os bebês sentem um pouco mais de frio que os adultos.

Os recém-nascidos não enxergam as cores?

Verdade. Os recém nascidos não tem uma perfeita estabilização dos olhos e, por isso, a sua visão nos primeiros meses não possui muito foco. As primeiras imagens que eles enxergam ao chegar ao mundo ainda são em preto e branco e muito embaçadas.

O bebê deve dormir de lado para evitar refluxo e engasgo?
Falso. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que os bebês durmam de barriga para cima, porque o risco de asfixia é menor.

Bolsa de água quente melhora a cólica?
Verdade. As compressas mornas melhoram muito a cólica, porém é importante ter cuidado com a temperatura.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário