Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz um reumatologista?
O que faz um reumatologista?

O que faz um reumatologista?

  • 20 de abril de 2022
  • 0 Curtidas
  • 613 visualizações
  • 0 Comentários

O reumatologista é o especialista profissionalizado em tratar as doenças que atingem os ossos e as articulações do corpo.

Esse especialista cuida de doenças que afetam o sistema locomotor do paciente, como por exemplo, doenças que envolvem: o esqueleto, as articulações, os músculos, os tendões, os ligamentos, entre outras áreas.

O reumatologista se responsabiliza também por minimizar alguns sintomas de doenças, como também, inflamações, dores nas articulações e rigidez muscular, permitindo que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

Quando procurar um reumatologista?

É importante procurar um médico reumatologista caso sinta dores nas articulações, juntas, músculos e ossos, principalmente quando essas dores persistem por grandes períodos.

É preciso se atentar e ficar alerta a possíveis alterações nas articulações, como edemas, vermelhidão e rigidez. Alguns outros sintomas como dores, nódulos, comprometimento das válvulas cardíacas e movimentos sem controle dos membros do corpo são indicativos de quando procurar um reumatologista.

Caso apresente doenças reumáticas, como as citadas abaixo, é importante manter consultas regulares com esse profissional. Separamos algumas das principais dessas doenças reumáticas:

Artrose: A artrose é uma doença bastante comum que causa muita dor nas articulações e transcorre a partir de uma erosão na cartilagem que protege as extremidades dos ossos. A partir daí, os ossos passam a atritar, produzindo rangidos ao movimento do indivíduo.

Fibromialgia: Pessoas que sofrem com fibromialgia podem ter um quadro sintomático de muito sofrimento. Pois essa doença causa fraqueza e dores nos músculos de todo o corpo, e são ainda piores diante de estresse, depressão e ansiedade.

Osteoporose: Após a idade avançada, alguns pacientes apresentam grande perda óssea, assim os ossos passam a ser quebradiços e frágeis, o que geralmente caracteriza a osteoporose.

Febre reumática: A febre reumática é uma doença autoimune que se desenvolve em crianças e adolescentes, principalmente em idade escolar, após uma infecção de garganta.

O que acontece na consulta?

Quanto mais cedo o paciente procurar um especialista, maiores serão as chances de um tratamento precoce e de cura. É muito importante buscar um profissional de qualidade e especializado.

Na consulta o médico vai fazer perguntas sobre a vida do paciente, como por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente pratica atividades físicas, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, entre outras. Logo após, vai analisar os sintomas que o paciente descreve e encontrar a causa, para iniciar o melhor tratamento.

Caso necessário o especialista solicitará alguns exames, como: biópsia, exames de sangue, ultrassom, tomografia e ressonância magnética.

Fique atento, se as dores começarem a atrapalhar a execução das atividades comuns de sua rotina, busque a ajuda de um médico reumatologista.

Quais os principais tratamentos na reumatologia? Hoje em dia os principais tratamentos disponíveis são os imunobiológicos (são moléculas que não são produzidas de forma sintética). As moléculas especiais produzidas por células vivas, muito complexas, são inerentes aos processos biológicos. Os avanços nos tratamentos estão revolucionando não só a reumatologia e seus tratamentos, mas também a vida dos pacientes que sofrem com doenças reumáticas.

O tratamento com os imunobiológicos visa não somente eliminar a dor, mas também prevenir muitas doenças e deformidades.

Agora, os pacientes que sofrem com doenças reumáticas, podem desfrutar não somente uma vida sem dor, mas também vislumbrar uma vida social, familiar e laborativa.

Mitos e verdades na reumatologia: A desinformação hoje, mais do que nunca, pode gerar mitos que atrapalham o correto diagnóstico e manejo de doenças reumáticas.

Veja alguns dos principais mitos e verdades na reumatologia:

As doenças reumáticas ocorrem apenas nos idosos?

Falso! As doenças reumáticas podem afetar pessoas de todas as idades, causando dor, inchaço e aumento de temperatura de uma ou mais articulações

As doenças reumáticas podem afetar os olhos?

Verdade! Esta é uma doença onde existe inflamação nos tecidos, inclusive nos olhos, algumas doenças reumáticas podem causar alguns sintomas, como: olho seco e inflamação ocular interna.

O Reumatismo só ataca no frio?

Falso! Na verdade, o paciente tem percepção dolorosa aumentada devido ao frio. A grande questão entre o inverno e as pessoas com reumatismo está na rigidez da musculatura e no desconforto decorrente do estreitamento das veias e artérias.

A fisioterapia pode ajudar a tratar as doenças reumáticas?
Verdade! A fisioterapia é uma grande aliada para a maior parte dos pacientes diagnosticados com reumatismo, pois ajuda a diminuir a inflamação e melhorar a capacidade física.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário