O que faz uma clínica médica?
- 13 de setembro de 2019
- 1 Curtir
- 3814 visualizações
- 0 Comentários
O que faz uma clínica médica?
A clínica médica é a especialidade que foca em dar diagnóstico e tratamento clínico das patologias presentes em adultos.
O profissional que atua nesta área é responsável por avaliar o paciente de forma completa e está pronto para resolver grande parte dos problemas e das enfermidades.
A clínica médica, é conhecida também como medicina interna. Essa especialidade abrange todas as áreas não cirúrgicas, e é dividida em muitas outras áreas médicas.
O profissional clínico pode agir como coadjuvante no acompanhamento pré e pós cirúrgico, entretanto as principais áreas que ele atua são ambulatoriais.
Esta é uma das áreas fundamentais e básicas da medicina, ela avalia o estado de saúde do paciente e observa todas as situações que o levou a estar em determinado estado.
Em resumo, o clínico médico irá avaliar a saúde do paciente por completo. Um dos pontos importantes analisados por esse profissional é o histórico de doenças e alguns exames físicos já realizados pelo paciente, o clínico médico fica atento aos mínimos detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico preciso.
Quando procurar um clínico médico?
Qualquer um poderá procurar este especialista em qualquer momento que desejar. Se você estiver lutando contra alguns sintomas é muito importante solicitar o acompanhamento médico.
O paciente que busca a ajuda do clínico médico fica ciente sobre o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento bom e eficaz seu problema.
Lembre-se da importância de procurar profissionais que estão aptos para te ajudar da melhor forma possível. A Unicallmed conta com o apoio de profissionais das mais diversas áreas médicas qualificados e prontos para te atender da melhor forma possível. Baixe nosso aplicativo.
A clínica médica não é só curativa, esta área é também voltada para a medicina preventiva, por orientar o paciente a tomar medidas saudáveis e realizar exames preventivos.
Quais exames mais comuns solicitados pelo clínico médico?
Separamos alguns dos principais exames solicitados pelo clínico médico, confira:
. Hemograma:
O hemograma é o exame capaz de analisar informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes presentes no sangue do paciente, como por exemplo: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas .
. Glicemia:
O exame de glicemia mede o nível da glicose na circulação sanguínea, podendo encontrar e diagnosticar casos de diabetes e pré diabetes, além de servir para controlar os sintomas de quem já possui esses diagnósticos.
. Colesterol e triglicerídeos:
Esse exame mede os níveis de gordura presente no sangue que são perigosos, pois podem acabar ocasionando entupimento dos vasos sanguíneos, causando até mesmo infarto, AVC e outras enfermidades.
. Ureia e creatina:
O exame de ureia e creatina serve para avaliar como está o funcionamento dos rins e identificar se há alterações de forma precoce.
. TSH e T4 livre:
Esse exame é capaz de avaliar o funcionamento da glândula tireóide, pode identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.
. Exame de urina:
O exame de urina serve para analisar de forma detalhada as células, que podem estar presentes na urina e podem causar doenças.
. Eletrocardiograma:
O eletrocardiograma serve para medir a atividade elétrica do coração e também para diagnosticar a existência de problemas cardíacos.
Mitos e verdades relacionados à clínica médica:
Separamos algumas dúvidas e falsas informações presentes quando o assunto é clínica médica, confira abaixo:
. O clínico médico realiza cirurgias?
Falso! O profissional dessa área não faz procedimentos cirúrgicos, mas esse especialista tem grande importância no pré e pós cirúrgico.
. Deve procurar o médico clínico somente quando houver algum problema de saúde?
Falso! É muito importante realizar o check-up anual com o objetivo de prevenir várias doenças que podem ser desenvolvidas.
. O clínico médico atende crianças?
Falso! Esse especialista atende apenas adultos. Crianças de até 15 anos de idade devem ser avaliadas por um médico pediatra.
Deixe o seu comentário