Busca avançada
  1. Home
  2. Quem tem HPV pode doar sangue?
Quem tem HPV pode doar sangue?

Quem tem HPV pode doar sangue?

  • 26 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 558 visualizações
  • 0 Comentários

Quem tem HPV pode doar sangue?

Primeiro você deve saber que o vírus do HPV é um vírus sexualmente transmissível, portanto a transmissão dele não acontece pelo sangue ou por qualquer outro fluido presente no corpo. A transmissão do vírus do HPV ocorre por meio de contato.

O meio de transmissão mais frequente é através do contato entre o pênis com a vagina. A simples ação de ter contato com a pele ou mucosa infectados já é o bastante para ocorrer uma contaminação com esse vírus.

Então o vírus do HPV é um vírus sexualmente transmissível, e a transmissão dele não acontece por meio do sangue ou de qualquer outro fluido corporal. Então quem tem HPV pode sim doar sangue. O fato dela estar infectada pelo papiloma vírus humano ou HPV não é um impedimento para fazer a doação de sangue.

Sendo assim, a infecção pelo vírus do HPV não impede a pessoa de fazer a doação de sangue, falando de modo comum, podemos dizer que a infecção por este vírus não impede que a pessoa doe sangue pelo fato de que o vírus do HPV não pode circular pela corrente sanguínea, como o vírus HIV, por exemplo. Este vírus fica limitado apenas ao local da lesão. Sendo assim, a sua transmissão acontece apenas quando existe um contato com as lesões, isso ocorre principalmente pela via sexual.

Entretanto, assim como no caso de outras doenças e de infecções, o HPV também pode acabar impedindo de forma temporária a pessoa de poder realizar a doação de sangue. Isso ocorre pelo fato de que é necessário que o doador esteja com as lesões curadas. Apenas após o desaparecimento de todas as verrugas, com ou sem tratamento, é que a pessoa poderá fazer a doação do sangue.

Outra pequena restrição presente no processo de doação de sangue não está relacionada de maneira direta com o HPV em si, mas sim com a vacina. Isso quer dizer que quem se vacinou contra o HPV deverá esperar um período de 48 horas para poder realizar a doação de sangue. Tirando essas pequenas restrições, a infecção por HPV não impede que alguém portador deste vírus se torne um doador de sangue.

O vírus do HPV é um dos principais responsáveis pela maioria dos casos de câncer do colo do útero. Entretanto, as lesões iniciais causadas por conta desse vírus tem tratamento e podem ser curadas.

Quem pode doar sangue?

Se você tem entre 18 e 69 anos e pesa no mínimo 50 Kg, você pode realizar uma doação de sangue, caso deseje procure um Hemocentro próximo de você para que possa fazer a doação de sangue. Doar sangue é um procedimento bastante simples, é seguro e que pode salvar vidas.

Caso você tenha alguma lesão vaginal, você deverá se consultar com um profissional de saúde para que haja um melhor acompanhamento e orientação. O HPV pode ser diagnosticado pelo médico ginecologista, e pelo médico de família ou pelo clínico geral. Procure sempre um especialista da saúde e realize uma consulta antes de realizar uma doação de sangue, para verificar se não existe nenhuma restrição para que se possa fazer a doação do sangue.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados que vão estar sempre prontos para te ajudar quando necessário, você pode contar com a UnicallMed para encontrar profissionais da saúde próximos de você!

Quais doenças impedem a doação de sangue?
As DSTs que podem impedir que uma pessoa realize a doação de sangue são: Sífilis, vírus HIV (AIDS) e a Hepatite B e C. É importante lembrar que a Hepatite B e C, apesar de não serem doenças que estejam presentes no trato genital, são doenças transmitidas sexualmente e por conta disso elas fazem parte deste grupo.
Outras doenças que têm sua transmissão feita pelo sangue que são impedimentos definitivos para doação são as doenças associadas aos vírus HTLV I e II e a Doença de Chagas. Também há de se incluir neste grupo a malária, que é uma doença que também impede a doação de sangue.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário