Busca avançada
  1. Home
  2. Radiculopatia: o que é, quais causa, sintomas e tratamentos?
Radiculopatia: o que é, quais causa, sintomas e tratamentos?

Radiculopatia: o que é, quais causa, sintomas e tratamentos?

  • 12 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 407 visualizações
  • 0 Comentários

Radiculopatia: o que é, quais causas, sintomas e tratamentos?

A chamada radiculopatia é caracterizada por ser uma lesão ou um comprometimento que atinge um ou mais nervos e suas raízes nervosas que passam pela região da coluna vertebral, o que leva assim ao aparecimento de alguns sintomas como dor, sensação de formigamento ou de choque e fraqueza e dificuldade de movimento dos membros, como ocorre no caso da dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.

Os nervos e as raízes nervosas compõem o sistema nervoso, e eles têm como responsabilidade levar algumas informações como sensibilidade, força e movimentação entre o cérebro e as extremidades do corpo. Na maioria dos casos, a radiculopatia é causada por conta de uma compressão que ocorre nas raízes nervosas, por conta das doenças como a hérnia de disco ou a artrose da coluna, contudo, também podem aparecer por conta de outras causas como por exemplo, a inflamação, a isquemia, por trauma sofridos na coluna ou por infiltração causada por um tumor.

Qualquer região da coluna pode ser atingida, mas, é geralmente nas regiões lombares e da cervical, e o tratamento é realizado de acordo com a qual foi a causa da doença,isso inclui fisioterapia, consumo de medicamentos que atuam como analgésicos ou como anti-inflamatórios para dor, e em casos de maior gravidade necessita de uma cirurgia.

Quais os principais sintomas da radiculopatia?

Os sintomas mais comuns da radiculopatia vai variar de acordo com qual foi o nervo afetado, na maioria das vezes, afetam a região da coluna cervical ou lombar, e os sintomas são:

  • Dores na região afetada;
  • Sensação de formigamento e de dormência;
  • Redução dos reflexos;
  • Atrofias nos músculos.

Mesmo se localizando na coluna, os sintomas e sinais de radiculopatia geralmente não se limitam somente a ela, e tem uma irradiação para as localidades do corpo que são inervadas pelo nervo que foi afetado, como por exemplo, braços, mãos, pernas ou os pés.

Na maioria dos casos, a dor e os outros sintomas costumam ficar ainda piores em situações em que se tem uma elevação da compressão do nervo, como por exemplo, ao tossir. Além disso, em casos de maior gravidade, pode existir uma redução da força ou, até mesmo uma paralisia que atinge a região correspondente.

Um exemplo bem comum de radiculopatia é a dor que atinge o nervo ciático, também conhecida como ciatalgia, que geralmente é causada por conta da compressão das raízes deste nervo ainda na coluna, entretanto ela pode irradiar ao longo de todo o trajeto do nervo na perna.

Quais as principais causas de radiculopatia?

Separamos abaixo algumas das principais causas de radiculopatia, veja:

  • Hérnias de disco;
  • Artrose;
  • Tumores ou abscessos na medula;
  • Infecções, como herpes zoster, sífilis, HIV, citomegalovírus ou tuberculose;
  • Inflamações, como a polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória aguda e crônica ou na sarcoidose.

Ademais, a radiculopatia pode ser causada ainda depois de sofrer um acidente que provoque um traumatismo grave na região da coluna.

Como confirmar o diagnóstico da radiculopatia?

Para que se possa confirmar o diagnóstico da radiculopatia, o médico deve fazer uma identificação dos sintomas, realizar uma avaliação física para detectar os principais pontos de dor, e pedir que sejam realizados alguns exames, como por exemplo a radiografia ou ressonância magnética da coluna para detectar alterações na coluna, identificando o nervo afetado e a sua causa.

O exame de eletroneuromiografia pode ser muito útil em muitos casos, porque esse exame serve para avaliar a presença de lesões que atingem os nervos e os músculos, ele tem a capacidade de registrar a condução de um impulso elétrico em um nervo. Este é um exame que é indicado de maneira especial quando se tem dúvidas sobre a causa dos sintomas.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário