Busca avançada
  1. Home
  2. Remédios caseiros para dor de ouvido.
Remédios caseiros para dor de ouvido.

Remédios caseiros para dor de ouvido.

  • 29 de junho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 556 visualizações
  • 0 Comentários

Quais as causas da dor de ouvido?

As causas mais comuns da dor de ouvido são infecções por vírus, fungos e bactérias, mais conhecidas como otites, que podem ser média ou externa.

Otite Média:
Atinge região intermediária da orelha, o que compreende a câmara timpânica e a tuba auditiva. A otite média aguda é causada por bactérias e vírus que provocam inflamação e obstruções. Em geral, costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções respiratórias ou na garganta.

Otite Externa:
Essa infecção ocorre no canal auditivo externo que compreende o tímpano até o exterior da cabeça. Normalmente, a otite externa é causada por resquícios de água na orelha após a natação. Esse ambiente úmido proporciona o crescimento de bactérias ou fungos.

Quais são os remédios caseiros?

A dor de ouvido incomoda bastante e geralmente acontece quando a pessoa fica muito tempo no frio, introduz algum objeto ou água no canal auditivo, causando a infecção.

A visita ao médico nesta situação é imprescindível, pois apenas ele poderá fazer o diagnóstico preciso e identificar o problema e o melhor tratamento. Porém, para aliviar as dores e complementar o tratamento, existem alguns remédios caseiros para a dor de ouvido que podem ajudar bastante.

Os mais indicados são os chás, óleos essenciais, sucos e caldos. Confira abaixo:

O que é bom para dor de ouvido? Compressa de água quente no local da dor.
O melhor remédio caseiro para dor de ouvido e indicado por médicos é a compressa de água quente no local da dor!

Embora essa técnica não ajude a tratar a inflamação, ela irá contribuir para o alívio das dores.

Mascar chiclete:
Mascar um chiclete durante episódios de dor de ouvido é uma das formas mais fáceis e simples de aliviar a dor no ouvido. Isso acontece pelo fato de que o movimento de mascar, ajuda a massagear os músculos ao redor do ouvido, abrindo as tubas de Eustáquio, pequenos canais que ligam o ouvido à garganta e que permitem retirar as secreções que se acumulam no ouvido, aliviando a dor.

Azeite de oliva quente:
Embora não exista comprovação científica, sua textura é benéfica para reduzir a dor causada pelo acúmulo de cera, pois a aplicação direta pode amolecer e eliminar o excesso.

Gengibre:
O gengibre é considerado um excelente anti-inflamatório natural que pode ajudar a reduzir a dor por conta de todas as suas propriedades naturais ativas, como as fornecidas pelo gingerol, além disso, o gengibre é um antimicrobiano e antifúngico. Para aplicar, basta colocar o suco de gengibre quente ao redor do canal externo, sem colocá-lo diretamente no ouvido.

Alongamentos do pescoço:
Alongar o pescoço também é uma excelente opção para relaxar os músculos e aliviar a dor de ouvido, especialmente quando causado por excesso de estresse. Um dos alongamentos mais eficazes é manter as costas retas e depois, sem virar o corpo, olhar para um lado e segurar a cabeça por 10 a 15 segundos, depois virar para o outro lado e segurar a cabeça de novo.

Quando devo procurar um médico em caso de dor de ouvido?
Ao notar constância das dores durante o dia, além de tontura, náuseas, vômito, vertigem, ou sinais como forte dor de cabeça e torcicolo é indicado procurar um médico!

Qual médico devo procurar em caso de dor de ouvido?
O otorrinolaringologista é o especialista no assunto. Porém, é possível que o clínico geral e o pediatra possam auxiliar na investigação e um primeiro contato com o paciente e a dor de ouvido.

Durante a consulta, converse com o médico sobre o seu histórico de saúde, todos os sintomas e quando houve manifestação destas dores. Dessa forma o processo será mais efetivo e você poderá ajudar na solicitação dos exames necessários!

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

Deixe o seu comentário