Saiba mais sobre a hipomania!
- 12 de setembro de 2022
- 0 Curtidas
- 3420 visualizações
- 0 Comentários
Hipomania e mania: Descubra o que é!
A chamada mania consiste em uma das fases do transtorno bipolar, ela é um distúrbio que é também conhecido como doença maníaco-depressiva. A mania tem como principal característica, a pessoa ficar em um estado de bastante euforia, havendo uma elevação de energia, de agitação, inquietação, e outros sintomas, como por exemplo a mania de grandeza, perda da qualidade de sono, o que pode resultar até em reações de agressividade, de delírios e em alucinações.
Já no caso da hipomania é considerada um quadro mais leve de mania, onde os sintomas são de menor gravidade e que tem menos interferência no cotidiano da pessoa, alguns sintomas que pode acabar provocando são, tagarelice, maior disposição, falta de paciência, mas sociabilidade, iniciativa e maior energia ou proatividade para realizar atividades diárias.
A pessoa que sofre com o transtorno bipolar vive com mudanças frequentes de humor e passam por crises de mania ou hipomania ou até mesmo por depressão. Na maioria das vezes, quando alterna entre episódios de mania e depressão, a doença é classificada como o transtorno Bipolar tipo 1. E quando as crises alternam entre hipomania e depressão, a doença tem como classificação o Transtorno Bipolar tipo 2.
É fundamental ter ciência de que nem toda mudança no humor quer dizer que é mania ou transtorno bipolar, pelo fato de que é comum que todas as pessoas tenham um pouco de variações de humor ou personalidade durante o dia a dia ou ao longo da semana. Para que se possa confirmar a mania bipolar, é preciso que um médico psiquiatra faça uma avaliação sobre os sinais e os sintomas do paciente e a partir daí possa identificar se estes são característicos da doença.
Quais são os principais sintomas da mania bipolar e hipomania?
Essas são duas doenças que causam alguns sentimentos de euforia que são bastante desproporcionais em relação a qualquer evento positivo. Separamos abaixo os principais sintomas, que incluem:
- Mania Bipolar;
- Esse episódio maníaco provoca alguns sintomas, como por exemplo:;
- Sensação de euforia em excesso;
- Autoestima elevada demais ou mania de se engrandecer;
- Falar excessivamente;
- Dificuldade de concentração;
- Mais agitação ou energia para fazer as atividades diárias;
- Não conseguir ter um controle sobre suas atitudes;
- Se envolver facilmente em atividades consideradas arriscadas e que geralmente exigem um estudo ou cuidado maior, como investimentos financeiros insensatos, fazer compras de valores altos ou apetite sexual bastante elevado, por exemplo;
- Pode se irritar mais facilmente ou ter mais agressividade;
- Pode haver delírios ou alucinações.
Para que o evento seja caracterizado como mania, é preciso que haja pelo menos 3 sintomas como os descritos acima, além disso eles precisam durar pelo menos 4 dias e persistir a maior parte do dia.
Estes sintomas são tão fortes que geralmente atrapalham até mesmo as relações sociais e profissionais da pessoa com a doença, por conta disso ela é considerada uma emergência médica e social, que deve ser tratada o mais rápido possível, assim que se descobre a doença.
Hipomania:
Os sintomas presentes em um episódio de hipomania são bem parecidos com os da mania, contudo, são mais leves. Veja quais são os principais sintomas:
- Euforia ou humor excessivo;
- Elevação da criatividade;
- Diminuição da necessidade de dormir, se sentindo revigorado depois de dormir um período de mais ou menos 3 horas, por exemplo;
- Falar mais que o normal ou tagarelar;
- Pensamento acelerado;
- Fácil distração.
Os sintomas de hipomania geralmente não provocam muitos prejuízos às relações sociais e profissionais, e também não costumam provocar sintomas como delírios ou alucinações, além de geralmente durar um período de pouco tempo, cerca de 1 semana.
Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!
Deixe o seu comentário