Busca avançada
  1. Home
  2. Sífilis: qual a causa e tratamento.
Sífilis: qual a causa e tratamento.

Sífilis: qual a causa e tratamento.

  • 12 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 641 visualizações
  • 0 Comentários

O que é sífilis?

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), ela tem cura, e é exclusiva do ser humano, essa doença é causada por conta da bactéria chamada de Treponema pallidum. A sífilis pode apresentar diversas manifestações clínicas em estágios diferentes, existe a sífilis primária, a secundária, latente e terciária.

No estágio primário e secundário da infecção, a possibilidade de ocorrer uma transmissão é mais elevada.

Quais são as formas de transmissão?

Essa doença pode ser transmitida para outra pessoa através de relação sexual sem camisinha com uma pessoa que esteja portando o vírus ou pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou no parto.

Quais os principais sintomas da sífilis?

Como citado acima, existem vários graus dessa doença, confira abaixo os sintomas de cada uma delas:
Sífilis primária:
Geralmente aparece uma ferida, no local de entrada desse vírus (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, entre outros locais), ela aparece entre 10 e 90 dias após o contágio.

Comumente, essa ferida é indolor, não provoca coceira, nem ardência, e pode vir acompanhada de alguns caroços na região da virilha. Essa ferida, após um tempo vai desaparecer sozinha.

Sífilis secundária:
Nesse caso os sintomas vão aparecer entre seis semanas e seis meses após o aparecimento e cicatrização da ferida .
Pode ser que apareçam também manchas pelo corpo, muitas vezes na palma das mãos e nos pés que geralmente não provocam coceira.

O paciente poderá sentir febre, mal-estar, dores de cabeça, e notar caroços pelo corpo.
As manchas desaparecem em algumas semanas, independentemente de tratamento, podendo dar uma impressão até mesmo de cura da doença

Sífilis latente:
Nessa fase o paciente não apresenta sinais ou sintomas. Ela é dividida em duas partes: latente recente, que pode ter até um ano de infecção e latente tardia que leva mais de um ano de infecção.
A duração dessa fase é variável, e em alguns casos é interrompida por conta do surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

Sífilis terciária:
Pode surgir entre 1 e 40 anos após o início da infecção.
Geralmente apresentam sinais e sintomas, muito comum ser lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, que em casos mais graves podem levar até mesmo à morte.

Como é feito o diagnóstico da sífilis?

Uma das formas mais comuns é pelo teste rápido (TR) de sífilis que é disponibilizado nos serviços de saúde do SUS, esse teste é prático e fácil de fazer, saindo o resultado em, no máximo, 30 minutos, sem precisar comparecer à uma estrutura laboratorial.

Caso o TR indique positivo, uma amostra de sangue tem que ser coletada e enviada para que seja feita a realização de um teste laboratorial para confirmação do diagnóstico.

Qual o tratamento para a sífilis?

O tratamento dessa doença é feito com a penicilina benzatina, antibiótico. A dose usada vai depender do estágio clínico da sífilis, outros antibióticos devem ser pesquisados para alguns casos específicos da doença, isso de acordo com a avaliação de um especialista de saúde.

Por essa razão é sempre importante você procurar um especialista qualificado e eficaz para realizar esse serviço, a Unicallmed, conta com a ajuda de profissionais qualificados que estão prontos para te ajudar quando preciso.

Depois de fazer o tratamento completo, será fundamental continuar o seguimento, fazendo a coleta de testes não treponêmicos para ter certeza de que está curado da doença.

Como se prevenir da sífilis?
O uso de maneira correta e constante da camisinha é uma medida de fundamental importância na prevenção da sífilis. O acompanhamento de qualidade das gestantes e parcerias sexuais no período do pré-natal vai contribuir para o controle da sífilis congênita.

É muito importante lembrar também que mesmo após o tratamento, cada vez que entrar em contato com o vírus causador da doença a pessoa corre o risco de desenvolver a sífilis novamente.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário