Busca avançada
  1. Home
  2. Sinusopatia: o que é e qual tratamento?
Sinusopatia: o que é e qual tratamento?

Sinusopatia: o que é e qual tratamento?

  • 13 de julho de 2022
  • 0 Curtidas
  • 566 visualizações
  • 0 Comentários

O que é sinusopatia?

A sinusopatia, mais conhecida como sinusite, é uma inflamação dos seios da face que pode fazer com que fiquem bloqueados e cheios de líquido ou edema de mucosas. Geralmente é causada por resfriado ou alergias, uma infecção pode resultar do bloqueio.

A sinusopatia, ou inchaço dos tecidos das cavidades sinusais, é uma condição comum com muitas causas, incluindo vírus e bactérias, pólipos nasais ou alergias. Os sinais e sintomas podem incluir sensação de pressão facial, febre e cansaço.

Os seios da face produzem um muco fino que drena para fora dos canais do nariz, essa drenagem ajuda a manter o nariz limpo e livre de bactérias. Normalmente cheios de ar, os seios da face podem ficar bloqueados e cheios de fluido. Quando isso acontece, as bactérias e outros microrganismos podem crescer e causar uma infecção (sinusite bacteriana) ou inflamações agudas e crônicas.

Quais são os diferentes tipos?

Sinusopatia aguda:
Este termo se refere ao processo inflamatório dos seios da face súbito que ocorre associado a sintomas de resfriado, como coriza, nariz entupido e dor facial e que não desaparece após 10 dias, ou quando os sintomas parecem melhorar, mas voltam e são piores do que os sintomas iniciais.

Muitas vezes a sinusite aguda é conhecida como sinusopatia atacada. E muitas pessoas se referem como uma crise de sinusite. Ele responde bem a antibióticos e descongestionantes.

Sinusopatia crônica:
Este termo se refere a uma condição definida por congestão nasal, drenagem, dor / pressão facial e diminuição do olfato por pelo menos 10 semanas.

Quais são as causas?

Causas anatômicas – tais como um desvio de septo ou hipertrofia de cornetos.

Causas inflamatórias e infecciosas – Resfriados comuns, infecções bacterianas, viral e fúngica, bem como rinite alérgica e Pólipos nasais

Transtornos do desenvolvimento – como a fibrose cística

Tumores no nariz e nos seios da face – estes podem bloquear caminhos críticos de drenagem

Sistema imunológico fraco devido a doenças ou medicamentos.

Para bebês e crianças pequenas, passar o tempo em creches, usando chupetas ou mamadeiras enquanto está deitado pode aumentar as chances de contrair.

Para adultos, fumar aumenta os riscos de infecções nos seios da face. Fumar é prejudicial a quem fuma e às pessoas ao redor.

Quais são as opções de tratamento?
O tratamento indicado depende da área afetada, da gravidade dos sintomas e das causas, mas geralmente consiste na realização de lavagem nasal com soro fisiológico, pois isto ajuda a eliminar as secreções e a hidratar a mucosa do nariz.

Pode ser recomendado também o uso de sprays descongestionantes para desentupir o nariz, antialérgicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, em alguns casos, corticoides.

Quando o médico confirma que foi causada por bactérias, geralmente irá receitar antibióticos, que podem ser a amoxicilina, azitromicina ou claritromicina, que devem ser usados por um período de no mínimo 7 dias ou de acordo com a recomendação do médico, mesmo que os sintomas desapareçam. Alguns remédios naturais podem ser usados para melhorar os sintomas da sinusopatia, como inalar vapor de eucalipto.

Além disso, o médico poderá indicar o tratamento cirúrgico nos casos em que a pessoa não responde ao tratamento com os medicamentos indicados, quando houver piora do quadro clínico como aumento da secreção e obstrução nasal, ou quando está associada a alguns sintomas persistentes de problemas no pulmão.

Os três tipos mais comuns de operações dos seios da face são:

Etmoidectomia — ajuda a limpar os seios da face localizados entre os olhos e a ponte nasal.

Antrostomia maxilar — ajuda os seios da face localizados atrás das maçãs do rosto a fazer uma drenagem mais eficaz.

Septoplastia motorizada com turbinoplastia — ajuda a desobstruir dificuldades respiratórias causadas por um septo nasal desviado ou torto e por conchas nasais alargadas (hipertrofia de cornetos).

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário