Busca avançada
  1. Home
  2. Telemedicina: conheça como ela contribui para programas de prevenção primária.

Telemedicina: conheça como ela contribui para programas de prevenção primária.

  • 30 de dezembro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 536 visualizações
  • 0 Comentários

Sem dúvidas, os recursos tecnológicos estão por toda parte e parecem dominar o cenário de muitos serviços, entre eles, podemos citar a área da saúde, que especialmente em tempos de pandemia precisou se reinventar para se adequar ao novo normal, nunca foi tão importante a prevenção primária.

A telemedicina é um exemplo prático de como a tecnologia pode aproximar o acesso às especialistas e portanto, encurtar as distâncias, permitindo assim inúmeros benefícios, que vão desde a praticidade até a maior promoção de saúde.

Além disso, a telemedicina contribui para o desenvolvimento de programas e atitudes que buscam ofertar o fortalecimento da atenção primária em saúde, que em termos gerais, é o ponto de referência de acesso dos sujeitos aos dispositivos de saúde.

Como sabemos, programas de prevenção primária em saúde são de extrema importância, pois são aliados de uma boa qualidade de vida das pessoas. Nesse post, vamos conhecer um pouco mais sobre a telemedicina e como ela pode contribuir com isso, confira!

O que é telemedicina?

prevenção primária
Telemedicina: conheça como ela contribui para programas de prevenção primária. 3

Embora ainda não seja tão disseminada, a telemedicina alcançou um crescimento bem notável nos últimos tempos, especialmente pelo surgimento da pandemia e como resultado também dos avanços tecnológicos.

Em termos gerais, a telemedicina pode ser definida como uma especialidade médica que se dispõe a ofertar atendimento em saúde de modo on-line, ou seja, trata-se de consultas médicas entre profissionais e pacientes permeadas pelo o auxílio da tecnologia.

Sem dúvidas, esse é um importante avanço, pois garante o acesso a serviços de qualidade de onde o paciente desejar, contribuindo para a detecção e/ou orientação precoce em diversas patologias, por exemplo.

Como a telemedicina pode contribuir para programas de prevenção primária?

telemedicina prevenção primaria
Telemedicina: conheça como ela contribui para programas de prevenção primária. 4

Como falamos acima, a telemedicina vem se destacando e buscando o seu lugar de mérito frente às diversas iniciativas de acesso à saúde.

Sem dúvidas, a sua principal contribuição quando pensamos em atenção primária, é com relação a sua facilidade de acesso, permitindo então, que mais pessoas consigam ter um atendimento qualificado com excelentes profissionais.

Como resultado, a prevenção primária consegue ser fortalecida, já que a telemedicina atua como mais um canal de detecção se tem algo errado ou não, desafogando, inclusive, alguns dos dispositivos de saúde de muitas cidades.

Portanto, além do que já mencionamos, a telemedicina se destaca também por tornar o acesso à saúde uma possibilidade prática, sem tantos empecilhos como seria o caso da distância física, por exemplo.

Por isso, diante desse cenário, muito tem se falado sobre como a medicina preventiva pode adotar os benefícios da telemedicina para aproximar profissionais e pacientes, e assim, obter resultados satisfatórios quando o assunto é qualidade de vida e acesso à saúde de forma descomplicada.

Além disso, muitas queixas de pacientes poderiam ser sanadas através das consultas proporcionadas pela telemedicina, sem ser necessário, portanto, se dirigir a outros locais para obter acompanhamento para tal questão.

Desse modo, a telemedicina funciona como uma espécie de retaguarda da prevenção primária, atuando no seu fortalecimento e em prol do sujeito que procura atendimento e demanda um cuidado.

Equipe Unicallmed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário