Busca avançada
  1. Home
  2. O que faz uma clínica médica?
O que faz uma clínica médica?

O que faz uma clínica médica?

  • 13 de setembro de 2019
  • 1 Curtir
  • 290 visualizações
  • 0 Comentários

O que faz uma clínica médica?

A clínica médica é a especialidade que foca em dar diagnóstico e tratamento clínico das patologias presentes em adultos.

O profissional que atua nesta área é responsável por avaliar o paciente de forma completa e está pronto para resolver grande parte dos problemas e das enfermidades.

A clínica médica, é conhecida também como medicina interna. Essa especialidade abrange todas as áreas não cirúrgicas, e é dividida em muitas outras áreas médicas.

O profissional clínico pode agir como coadjuvante no acompanhamento pré e pós cirúrgico, entretanto as principais áreas que ele atua são ambulatoriais.

Esta é uma das áreas fundamentais e básicas da medicina, ela avalia o estado de saúde do paciente e observa todas as situações que o levou a estar em determinado estado.

Em resumo, o clínico médico irá avaliar a saúde do paciente por completo. Um dos pontos importantes analisados por esse profissional é o histórico de doenças e alguns exames físicos já realizados pelo paciente, o clínico médico fica atento aos mínimos detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico preciso.

Quando procurar um clínico médico?

Qualquer um poderá procurar este especialista em qualquer momento que desejar. Se você estiver lutando contra alguns sintomas é muito importante solicitar o acompanhamento médico.

O paciente que busca a ajuda do clínico médico fica ciente sobre o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento bom e eficaz seu problema.

Lembre-se da importância de procurar profissionais que estão aptos para te ajudar da melhor forma possível. A Unicallmed conta com o apoio de profissionais das mais diversas áreas médicas qualificados e prontos para te atender da melhor forma possível. Baixe nosso aplicativo.


A clínica médica não é só curativa, esta área é também voltada para a medicina preventiva, por orientar o paciente a tomar medidas saudáveis e realizar exames preventivos.

Quais exames mais comuns solicitados pelo clínico médico?

Separamos alguns dos principais exames solicitados pelo clínico médico, confira:

. Hemograma:

O hemograma é o exame capaz de analisar informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes presentes no sangue do paciente, como por exemplo: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas .

. Glicemia:

O exame de glicemia mede o nível da glicose na circulação sanguínea, podendo encontrar e diagnosticar casos de diabetes e pré diabetes, além de servir para controlar os sintomas de quem já possui esses diagnósticos.

. Colesterol e triglicerídeos:

Esse exame mede os níveis de gordura presente no sangue que são perigosos, pois podem acabar ocasionando entupimento dos vasos sanguíneos, causando até mesmo infarto, AVC e outras enfermidades.

. Ureia e creatina:

O exame de ureia e creatina serve para avaliar como está o funcionamento dos rins e identificar se há alterações de forma precoce.

. TSH e T4 livre:

Esse exame é capaz de avaliar o funcionamento da glândula tireóide, pode identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

. Exame de urina:

O exame de urina serve para analisar de forma detalhada as células, que podem estar presentes na urina e podem causar doenças.

. Eletrocardiograma:

O eletrocardiograma serve para medir a atividade elétrica do coração e também para diagnosticar a existência de problemas cardíacos.

Mitos e verdades relacionados à clínica médica:

Separamos algumas dúvidas e falsas informações presentes quando o assunto é clínica médica, confira abaixo:

. O clínico médico realiza cirurgias?

Falso! O profissional dessa área não faz procedimentos cirúrgicos, mas esse especialista tem grande importância no pré e pós cirúrgico.

. Deve procurar o médico clínico somente quando houver algum problema de saúde?

Falso!  É muito importante realizar o check-up anual com o objetivo de prevenir várias doenças que podem ser desenvolvidas.

. O clínico médico atende crianças?

Falso! Esse especialista atende apenas adultos. Crianças de até 15 anos de idade devem ser avaliadas por um médico pediatra.

 

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário