Busca avançada
  1. Home
  2. A cor da urina pode revelar doenças?
A cor da urina pode revelar doenças?

A cor da urina pode revelar doenças?

  • 1 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 491 visualizações
  • 0 Comentários

A cor da urina pode revelar doenças?

A cor da urina pode sim, dizer bastante sobre a saúde das pessoas em geral. A presença de infecções, de desidratação, disfunções no fígado e de problemas presentes nos rins podem dar sinais por conta da coloração da urina.

Todos os dias, os rins, depois de realizarem o processo de filtrar o sangue, produzem entre 1,5 a 2 litros de urina para que se possa eliminar todas as toxinas presentes no organismo. É importante destacar que o líquido tem na composição 95% de água e 5% de minerais e outras substâncias, e tem também uma variação de tonalidades de amarelo de acordo com a alimentação de cada pessoa, com o uso de medicamentos e até sinais de doenças.

No caso da cor da urina estar com a aparência amarelada e escura, este é um indicativo de que o corpo precisa de mais líquidos para se manter melhor hidratado. Com a falta de hidratação necessária, a urina passa por uma elevação na concentração de substâncias, como por exemplo, o cálcio, o oxalato e o ácido úrico.

Separamos abaixo uma lista do que pode indicar as diferentes colorações da urina, confira:

Caso a urina seja transparente, essa transparência está indicando hidratação em excesso, o que pode ser prejudicial quando o corpo absorve mais líquido do que elimina. A quantidade de ingestão de água recomendada no caso dos adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros de água diariamente.

Caso a urina tenha uma cor amarelo clara, essa é a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado. Já a urina de tonalidade ou cor amarelo escura, é ainda considerada normal, mas está indicando que há falta de água no organismo, o que significa que você deve se hidratar mais.

Urina de cor amarelo âmbar, além de indicar a desidratação em níveis mais elevados, pode ser um indício de algum problema presente no fígado.

A urina de coloração alaranjada pode estar relacionada a algum tipo de alimento consumido e de concentração de vitamina C, contudo, caso seja persistente essa coloração, ela pode estar indicando problemas na vesícula ou alguma doenças do fígado.

No caso da urina rosada ou vermelha, essa cor pode estar diretamente ligada à presença de pigmentos de alimentos, como por exemplo, a beterraba, entretanto essa não deve ser uma coloração permanente. Essa cor também pode indicar a presença de sangue, infecção, problemas no rim, no fígado, na próstata ou na vesícula.

No caso de a cor da urina apresentar  a cor castanha ou em tons amarronzados pode indicar desidratação severa e disfunção dos rins.

Urina na coloração esverdeada ou azulada, pode estar relacionada de maneira direta com o uso de medicação, de alimentos ou pode ser um indício de uma infecção causada por bactérias.

Já em casos de urina preta, esse tipo de coloração indica a presença da bile, e está relacionada com lesão na região do fígado, como por exemplo, inflamação e hepatite.

Espuma e efervescência é bem comum aparecer em jatos fortes de urina, entretanto, em outros casos, pode estar ligada com a eliminação de proteína.

Caso você demonstre algum tipo de coloração por um longo período de tempo isso pode ser preocupante, por isso é muito importante que você procure um médico para te ajudar a identificar o que pode ser por meio da realização de exames e diagnósticos.

É muito importante se consultar com médicos especialistas, para que o diagnóstico e tratamentos sejam eficazes, a Unicallmed pode te ajudar a encontrar profissionais da saúde qualificados próximos de você!

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário