Busca avançada
  1. Home
  2. Apendicite: o que é, quais as causas e tratamentos?
Apendicite: o que é, quais as causas e tratamentos?

Apendicite: o que é, quais as causas e tratamentos?

  • 20 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 383 visualizações
  • 0 Comentários

Apendicite: o que é, quais as causas e tratamentos?

A doença chamada de apendicite consiste em inflamação que atinge uma determinada região do intestino que é conhecida como apêndice, e que é localizada na parte inferior do lado direito do abdômen.

Dessa maneira, o sinal mais comum do surgimento de uma apendicite é o aparecimento de uma dor bastante intensa e aguda que pode vir também acompanhada de outros sintomas como a falta de apetite, enjoo, vômitos frequentes além de febre.

Geralmente, a inflamação do apêndice acaba ocorrendo por conta do acúmulo de fezes e de bactérias na região do interior do apêndice e, por conta disso, pode se fazer presente em qualquer momento ou fase da vida. Entretanto, o que provoca esse tipo de inflamação de maneira específica ainda não é totalmente conhecido.

Para que se consiga realizar o tratamento deste problema, deve-se realizar um processo cirúrgico, na cirurgia deve ser retirado o apêndice o mais rápido possível, para que se realize a prevenção de alguma complicação de maior gravidade como por exemplo, a ruptura do apêndice, que pode acabar levando em casos graves a uma infecção que se generaliza por todo corpo.

Dessa forma, caso tenha alguma suspeita de apendicite é de fundamental importância ir ao hospital o mais rápido possível para que possa ser realizados alguns exames e o diagnóstico seja confirmado
Estes sintomas são mais comuns aparecerem em crianças e adolescentes, entretanto a apendicite aguda pode acontecer em pessoas de qualquer idade.

Ademais, em casos em que a dor é de baixa intensidade mas dura por cerca de mais de um mês já é considerado como apendicite crônica e é mais comum aparecer em pessoas a partir dos 40 anos de idade, e ocorre lentamente. Esse tipo de dor pode até reduzir com a toma de alguns medicamentos analgésicos e remédios anti-inflamatórios, contudo elas voltam a surgir diversas vezes sempre no mesmo lugar.

Como confirmar o diagnóstico da apendicite?

O diagnóstico da apendicite pode ser realizado de diferentes formas, por exemplo clinicamente, isto é, pode ser dado o diagnóstico somente pela palpação do local e pelo médico realizar uma avaliação dos sintomas descritos pelo paciente.

Quais exames servem para identificar a apendicite?

Diversas vezes o médico pode ter a necessidade de solicitar alguns exames para que se tenha uma confirmação do diagnóstico, de modo especial quando os sintomas não são comuns ou são difíceis de descrever:

Exame de sangue:
Este exame permite que se realize uma avaliação de qual é a quantidade de células brancas, que ajudam na confirmação da presença de uma inflamação no corpo;

Teste de urina:
Esse teste auxilia no processo de confirmação que os sintomas não estão sendo causados por conta de uma infecção urinária;

Ultrassom abdominal ou tomografia computadorizada:
Esses exames permitem que se realize a observação e a dilatação e inflamação do apêndice.

Uma boa maneira de tentar fazer a descoberta dessa doença em casa, pode ser uma situação de apendicite que consiste em deitar de barriga para cima e depois realizar pequenas pressões com uma mão sobre o lado inferior direito na barriga. Após isso, deve-se ter um alívio de maneira rápida da pressão.

Caso a dor seja mais forte que o normal, existem boas chances de o problema ser apendicite, já se a dor não sofrer alteração, pode ser sinal de outro problema. Entretanto, é sempre muito bom e importante visitar um hospital para que faça a identificação do que está ocorrendo de fato e se inicie o melhor tratamento .

Quais as possíveis causas de apendicite?

Normalmente no caso da apendicite não é possível que se identifique a razão especificamente de qual é o motivo da inflamação do apêndice, no entanto, a obstrução dele parece ser a causa mais comum que provoca essa doença.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário