Busca avançada
  1. Home
  2. Consulta online: conheça os principais benefícios!
Consulta online: conheça os principais benefícios!

Consulta online: conheça os principais benefícios!

  • 23 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 374 visualizações
  • 0 Comentários

Conheça os principais benefícios de fazer uma consulta online!

Mesmo que ainda hoje várias pessoas ainda tenham algum tipo de resistência com relação às consultas realizadas de forma online, a verdade é que fazer uma consulta online tem inúmeras vantagens – tanto no caso dos profissionais que estão realizando o atendimento, quanto para o caso do paciente.

Não faltam motivos para que a consulta online acabe se tornado uma forma válida de realizar uma verificação do seu estudo de saúde e tirar as dúvidas com o seu médico, psicólogo, nutricionista ou outro profissional.

Certamente, várias vezes você deve ter tido que desmarcar consultas marcadas pelo fato de ter outros compromissos em outra parte da cidade, por exemplo.

Talvez você passe por isso ainda hoje, isso ocorre pelo fato de não conhecer ou por nunca ter experimentado realizar uma consulta online. Mas é verdade que, muitas das especialidades ou consultas ainda precisam ser feitas de forma presencial.

No entanto, caso você ou a sua empresa ainda não tenham conhecimento de todas as facilidades que oferece essa modalidade dentro da telemedicina, veja tudo isso e muito mais neste artigo. Aqui, nós vamos te mostrar algumas das principais vantagens que os pacientes podem ter, e também o funcionamento dessa modalidade e facilidade médica.

O que é Consulta online?

Uma consulta online consiste em uma forma bastante inovadora de ir a um médico ou profissional de saúde, contudo, sem que se tenha a necessidade de realizar os deslocamentos até os consultórios e clínicas.

Em casos assim, a vantagem pode acontecer para ambos os lados, porque o profissional pode atender não apenas no consultório, mas onde estiver. Do mesmo modo, você pode estar em casa ou em um intervalo do trabalho e realizar uma consulta sem precisar passar por nenhum tipo de transtorno.

Além disso, o modelo de consulta online é regulamentado pelo Ministério da Saúde desde o início de 2020. Mesmo que a telemedicina tenha enfrentado bastante resistência de alguns órgãos por algum tempo, a necessidade de prestar serviços sem contato, de forma não presencial, acaba fazendo com que o processo acabe se tornando acelerado de maneira considerável com a pandemia de Covid-19.
Tem-se bastante importância frisar que os serviços de consulta online são indicados para casos onde não se tem nenhum tipo de emergência, não agindo de forma alguma como substituto dos sistemas convencionais de saúde.

Sabendo disso, a consulta online nada mais é do que um complemento, que traz um auxílio para o sistema presencial para que possa trabalhar de maneira mais eficiente, já que trabalha prioritariamente em casos de maior gravidade ou de algum tipo de urgência.

Além disso, as documentações realizadas nas consultas online acabam funcionando da mesma forma que no método tradicional. Isso significa que, se o médico definir que o paciente precisa de repouso ou medicação, os atestados e receitas médicas terão o mesmo valor de uma consulta presencial.

Como funciona a consulta online?

As consultas online são um meio em que o médico realiza o atendimento de seus pacientes sem contato físico. Isso quase sempre é feito por meio de aplicativos ou de plataformas especializadas em telemedicina.

Nesses casos, o serviço pode ser prestado de forma direta por meio do plano de saúde também, usando uma plataforma própria dessas empresas, onde os médicos podem ser indicados de acordo com a disponibilidade e tempo. Contudo, como foi visto anteriormente, a consulta online está muito acima de ser somente uma forma de ter algum tipo de contato com o médico de maneira não presencial. Um exemplo disso é a possibilidade de se consultar com profissionais que não estão na sua cidade ou até mesmo país.

Experiência mais completa para o usuário:
Quando o usuário realiza uma consulta de forma presencial nem sempre consegue ter muitas informações, assim como o profissional pode também demonstrar certas dificuldades para que se possa consultar prontuários ou outros exames em casos como aqueles em que o paciente esquece de levar.

Dessa maneira, em uma consulta online isso é muito difícil de ocorrer, já que estão ali quase todos esses documentos digitais e podem ser consultados em poucos minutos. O que otimiza a experiência para o paciente e também para o profissional que realiza o atendimento.

Como agendar uma consulta online?

Esses agendamentos de consultas podem ser realizados por meio de ligação, mensagens via Whatsapp ou pelo próprio aplicativo da empresa de telemedicina ou plano de saúde.

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

.

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário