Busca avançada
  1. Home
  2. Catalepsia: conheça as causas e tratamentos!
Catalepsia: conheça as causas e tratamentos!

Catalepsia: conheça as causas e tratamentos!

  • 20 de setembro de 2022
  • 0 Curtidas
  • 336 visualizações
  • 0 Comentários

Catalepsia: conheça as causas e sintomas!

A doença conhecida como catalepsia é basicamente um distúrbio que ocorre quando a pessoa não consegue realizar movimentos por conta da rigidez dos músculos, não tendo capacidade assim de mover os membros do corpo, a cabeça e até sendo incapaz de fazer coisas mais simples como falar.

Entretanto, todos os seus sentidos e também as funções vitais continuam tendo um funcionamento correto e adequado, o que pode acabar provocando uma intensa sensação de pânico e até mesmo de ansiedade. Esta condição em grande parte dos casos se mantém por alguns minutos, contudo, existem alguns casos de maior raridade em que pode continuar por muitas horas.

Por conta disso, existem histórias que nos tempos antigos algumas pessoas que foram enterradas vivas durante um estado cataléptico, nos dias de hoje isso seria impossível, já que existem aparelhos que fazem a detectação das funções vitais, como é o caso do eletroencefalograma e do eletrocardiograma.

Dessa maneira, caso sejam notados alguns episódios de catalepsia, é fundamental que se realize uma consulta com um médico neurologista ou com um clínico geral para que seja realizada uma avaliação geral e dessa forma seja indicado qual o tratamento mais adequado para a situação, podendo ser solicitado pelo médico também o uso de medicamentos antidepressivos e hipnóticos, e também o uso de relaxante muscular, em alguns casos, a depender de qual a frequência e gravidade das crises de catalepsia.

Quais são os tipos e causas de catalepsia?

A catalepsia pode ser dividida em dois tipos principais, separamos abaixo quais são eles, veja:

Catalepsia patológica:
A pessoa que apresenta rigidez nos músculos e não consegue realizar movimentos, fica semelhante a uma estátua. Este distúrbio acaba causando muito sofrimento, porque a pessoa consegue ouvir e ver tudo o que está acontecendo ao seu redor mas não consegue reagir fisicamente. As pessoas que se encontram nesse estado podem ser confundidas com um cadáver, devido à semelhança dos sintomas com o rigor mortis, também chamado de rigidez cadavérica, que ocorre após a morte.

Catalepsia projetiva:
É conhecida também como a paralisia do sono e consiste em ser um transtorno que acontece logo depois da pessoa acordar ou no momento em que se está tentando adormecer, isso por sua vez acaba impossibilitando o corpo de se mover, mesmo no momento em que a mente ainda está acordada.

Por conta disso, a pessoa acorda contudo não consegue realizar movimentos, e isso pode causar angústia, medo e terror. Ainda não se sabe por um todo o que provoca a catalepsia patológica, mas a ideia que se tem é que ela pode ser causada por conta de alguns medicamentos neurolépticos, predisposição genética e também por conta de problemas neurológicos graves, como a depressão.

Além disso, ela ainda pode ser causada por traumatismos cranianos, ou por conta da má formação congênita de uma região cerebral, esquizofrenia ou epilepsia. No caso da catalepsia projetiva ela pode ocorrer porque durante o sono o cérebro relaxa todos os músculos do corpo, isso faz com que eles fiquem imóveis para que se possa conservar energia e prevenir que sejam realizados movimentos bruscos durante o período dos sonhos.

Contudo, nos casos de catalepsia projetiva, acontece um problema de comunicação entre o cérebro e o corpo durante o sono, fazendo com que o cérebro demore para devolver o movimento ao corpo, fazendo com que a pessoa fique paralisada.

Quais são os principais sintomas da catalepsia?

Separamos abaixo quais são alguns dos principais e mais comuns sinais e sintomas que podem ocorrer durante uma crise de catalepsia, são eles:

O corpo fica paralizado por completo
Rigidez dos músculos;
Incapacidade de mexer os olhos;
Dificuldade para falar
Dificuldade para respirar e sensação de falta de ar.
Criado por: Amanda Quitéria

Busque sempre a ajuda de profissionais qualificados e eficazes que vão estar prontos e dispostos para te ajudar, conte com a Unicallmed para te ajudar!

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário