Busca avançada
  1. Home
  2. Como prevenir as doenças na terceira idade?
Como prevenir as doenças na terceira idade?

Como prevenir as doenças na terceira idade?

  • 3 de dezembro de 2021
  • 0 Curtidas
  • 536 visualizações
  • 0 Comentários

Sem dúvidas, manter hábitos saudáveis é essencial para o alcance da longevidade com qualidade de vida e sem a existência de doenças na terceira idade.

Como sabemos, a população idosa é especialmente mais vulnerável ao desenvolvimento de algumas patologias, justamente por possuírem um sistema imunológico menos eficiente por conta da idade.

Nesse cenário, os idosos precisam redobrar os cuidados com a saúde, de modo que, mantenha em dia todos os exames de rotina necessários, além de investir bons hábitos de vida, que por certo, resultará em um envelhecimento mais saudável e feliz.

No post de hoje vamos entender um pouco mais sobre o assunto e saber como prevenir doenças na terceira idade, confira a seguir algumas dicas!

Manter uma boa alimentação ajuda a prevenir doenças na terceira idade

Como sabemos, manter uma boa alimentação é uma receita que nunca falha e, portanto, deve ser adotada em todas as fases da vida.

Por isso, é essencial fazer boas escolhas alimentares, tanto consumindo boas fontes de vitaminas, como também evitando aqueles prejudiciais à saúde.

Além disso, muitas doenças encontradas nos idosos poderiam ser prevenidas caso a atenção com a alimentação estivesse sido maior, por esses e outros fatores, podemos afirmar que bons alimentos funcionam como uma espécie de remédio natural, especialmente para aqueles que estão na terceira idade. 

Praticar atividades físicas

doenças na terceira idade
Como prevenir as doenças na terceira idade? 5

Para potencializar os efeitos de uma boa alimentação é ideal adotar a prática de alguma atividade física, que deve ser escolhida de acordo com as preferências e aptidões de cada pessoa.

Como sabemos, o sedentarismo é uma das causas principais para o desenvolvimento de doenças crônicas, e por isso, o movimento é o melhor remédio para prevenir doenças na terceira idade.

Geralmente, as atividades preferidas dos idosos são as caminhadas ao ar livre e a hidroginástica, mas não há uma regra, o ideal é que a pessoa consiga encontrar prazer ao mesmo tempo que coloca o corpo em movimento.

Ter uma boa qualidade de sono

Aliado às duas dicas anteriores, o sono aparece como um coadjuvante bem importante nessa tríade, pois é ele quem oferece ao nosso corpo a capacidade de mantê-lo em bom funcionamento.

Por isso, o ideal é manter uma rotina com horários estabelecidos para  ir para a cama, fazendo com que haja uma regularidade interessante com relação principalmente às horas de descanso.

Praticar atividades de lazer

doenças na terceira idade
Como prevenir as doenças na terceira idade? 6

Sem dúvidas, separar um tempo para fazer algo que gosta e/ou se reunir com pares são algumas das principais opções de lazer de muita gente.

Por isso, com os idosos não deveria ser diferente, pois eles necessitam desses momentos, que em termos gerais, oferece mais qualidade de vida e previne o surgimento de algumas patologias.

Piqueniques ao ar livre e jogatinas são atividades bem procuradas por esse público, pois além de proporcionarem diversão também são capazes de ofertarem muitas trocas sociais entre os pares.

Realização de check up

doenças na terceira idade
Como prevenir as doenças na terceira idade? 7

Por último e não menos importante, a realização de check-up de rotina são fundamentais para os idosos, pois através desse acompanhamento é possível prevenir o surgimento de muitas doenças, além de também oferecer a possibilidade da detecção precoce, e assim, possibilitar melhores alternativas de tratamento e prognóstico.

Equipe Unicallmed

  • Compartilhar:

Deixe o seu comentário